Fertilização


CaptainStuck

Recommended Posts

Boas,

Fiz uma nova montagem no aquário. Apenas ficou a água da antiga montagem. Gostaria agora que alguém me ajudasse num plano de fertilizações tendo em conta a flora que tenho no aquário.

Setup:

O aquário tem 100 x 40 x 30 [cm]

Filtro sera 250

80 watts de luz

Co2 pressurizado

 

Substrato:

Elos terra zero

Jbl aquabasis plus

Jbl Manado

 

Como flora tenho:

 

Anubias Nana Bonsai

Microsorium Pteropus(Fetos de Java)

Elecocharis acicularis

Echinodorus compacta

Cuba

Blyxas

E uma outra que não sei a espécie

 

A montagem tem praticamente 15 dias e ainda não fertilizei com nada, apenas tenho o co2 a debitar +/- uma bolha por segundo.

Gostaria agora que alguém me ajudasse a fertilizar, quando começar, como, e com o quê?

 

Nota que a planta cuja qual não sei o nome começou-se a desfiar nas "bordas"...

 

Obrigado desde já.

Abraços

 

 

ps: deixo o link da montagem Into the wild...

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que ng me "consegue" ajudar...

mas talvez isto ajude: fiz hj os testes após uma tpa de 25 %

 

ph=6.5

kh=2

No2=0

Nh3=0

no3=5

po4= 0,1 mg/l

 

espero que agora já dê para alguém me ajudar

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que posso dizer do que tenho aprendido ultimamente é assim:

Que fertilizantes tens?

 

O ideal é teres os valores equilibrados, ou seja, por exemplo:

NO3: 10ppm

PO4: 1ppm

K: 20ppm(salvo erro)

 

ou alternativamente:

NO3: 5ppm

PO4: 0.5ppm

K: 10ppm(salvo erro)

 

Ou seja assumindo que tens os fertilizantes de Nitratos+fosfatos+potássio(NPK) fertilizas de forma a ficar com os valores de referencia, isto antes de a luz ligar, depois de a luz desligar fazes os testes novamente e verificas o que foi consumido. Por aí após uns quantos testes, vais conseguir ver a quantidade que precisas mesmo de fertilizar, não provocando assim nem excesso de nutrientes, bem como escassez deles.

 

Depois deves também fertilizar com MICROS semanalmente.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado pela ajuda. Vou fazer os testes e verificar os consumos de nutrientes, mas não possuo teste de potássio...

Tenho o aquário montado há sensivelmente 3 semanas, começo já a fertilizar? ou ainda há nutrientes na coluna de água suficientes?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado pela ajuda. Vou fazer os testes e verificar os consumos de nutrientes, mas não possuo teste de potássio...

Tenho o aquário montado há sensivelmente 3 semanas, começo já a fertilizar? ou ainda há nutrientes na coluna de água suficientes?

abraços

 

Não existe teste de Potássio, tens de ir vendo mais ao menos a olho se as plantas apresentam carência dele.

Quanto à 2ª questão não te sei responder com certeza, pois já vi tópicos em que defendiam que devia ser fertilizado desde o 1º dia, e outros o contrário..

 

Na minha opinião, faz os testes e verifica o que consome, se precisares fertiliza senão deixa estar como está.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bonito disto é que existe varios metodos.

 

Todos funcionam desde que se fertilize o aquário com macros e micros e caso se tenha luz a serio não podemos esquecer o co2 e se temos luz a serio e co2 não nos podemos esquecer que temos se calhar de aumentar a fertilização.

 

Basicamente é : Mais luz implica mais co2 e mais macros e micros

 

Um outro pormenor importante que é um dos erros tipicos de quem se inicia nos plantados: Não podemos esperar que as plantas cresçam, temos de colocar logo de inicio um grande volume de plantas de crescimento rápido nem que seja para retirar mais tarde.

 

Se não houver um grande volume de plantas é uma questão de tempo até aparecerem as nossas amigas algas.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela ajuda;)

O aquário é de 120 litros brutos, disponho de 80 watts de luz e co2 de botija a debitar 1 a 2 bolhas por segundo...

Quanto ao volume de plantas, neste momento apresenta-se assim:

unledpanorama14.jpg

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero esse escalar do lado esquerdo!!! lol

Se a vista não me engana é amarelo com listas brancas, não é? Nunca tinha visto um assim é lindo.

Lol agora é que vi que eram dois. onde arranjas-te essas preciosidades?

O aquário está bastante bom, quanto a fertilização vais ter de fertilizar com macros pois tens os valores baixos de no3 e po4 mas cuidado com excessos, tens alguma matéria filtrante que te esteja a diminuir os valores dos dois atrás referidos? Se colocas-te os peixes á pouco tempo deve ser esse o factor no meu caso após aumentar a fauna consegui manter os valores estáveis a cerca de uma semana.

Como fertilizante de micros utilizo o easylife profito com excelentes resultados, utilizo ainda fertilizante caseiro de potassio e o Easylife Ferro, mas cada caso é um caso. Tens de ter em atenção o que as tuas plantas estão a consumir para fazeres um plano de fertilização ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado geada,

Esses escalares que falas, formaram casal... São praticamente todos amarelos com as listas brancas sim. Arranjei-os numa loja em Gaia. Se por acaso as posturas vingarem, tinha todo o gosto em oferecer-te crias assim ;)

Como matérias filtrantes, no filto só tenho lâ filtrante, e cerâmicas... e tb turfa... Mas este valor de no3 foi após uma TPA, talvez por isso esteja mais baixo. Tenho fertilizado duas vezes por semana com 1/2 dose de easylife ferro e seachem potassio de cada vez. Diariamente 3 ml de easycarbo com seringa, nas plantas... Vou começar agora então com o easylife profito intercalando com o seachem flourish.

Abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho feitos testes à coluna da água para ver como anda o consumo de nutrientes...

Então, antes das luzes ligarem:

No3 - 10ppm

Po4 - 0,5ppm

 

Após as luzes desligarem:

No3 - 10ppm

Po4 - 0,5ppm

 

Quer isto dizer que tá equilibrado o consumo e a produção? No entanto vê-se um bocadinho de "melting" nas blyxas, será que ainda se estão adaptar?

Apareceram-me tb umas pequenas filamentosas que tou a combater com easycarbon

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho feitos testes à coluna da água para ver como anda o consumo de nutrientes...

Então, antes das luzes ligarem:

No3 - 10ppm

Po4 - 0,5ppm

 

Após as luzes desligarem:

No3 - 10ppm

Po4 - 0,5ppm

 

Quer isto dizer que tá equilibrado o consumo e a produção? No entanto vê-se um bocadinho de "melting" nas blyxas, será que ainda se estão adaptar?

Apareceram-me tb umas pequenas filamentosas que tou a combater com easycarbon

 

Abraços

 

Sim, como se encontram iguais está equilibrado.

Nesse caso apenas colocaria 0.5ppm de PO4 para ficar em equilibro os dois. com um racio 10:1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, como posso aumentar o nível de fosfatos? pois não possuo nenhum fertilizante de fosfatos? Aconselham o Seachem FLOURISH PHOSPHORUS? Quanto as blyxas, há algo que possa fazer? ou simplesmente esperar que se adaptem?

obrigado e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

quanto às blixas é perfeitamente normal. Pela experiência que tenho com essa planta elas demoram um pouco a arrancar.

 

Mas assim que estabilizarem vais ver como crescem.

 

Estão verdinhas ao menos???

 

Se estiverem não tens com que te preocupar.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O easycarbon tem esse efeito na blyxa.

Se gostas de plantados porque não usas antes co2 de botija ? O easycarbon fica caro e não é o mesmo que o co2...é parecido.

 

Boas, uso co2 de botija, e o easy carbo como complemento, e para combater uma ou outra alga que aparece...

 

 

Boas,

 

quanto às blixas é perfeitamente normal. Pela experiência que tenho com essa planta elas demoram um pouco a arrancar.

 

Mas assim que estabilizarem vais ver como crescem.

 

Estão verdinhas ao menos???

 

Se estiverem não tens com que te preocupar.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

 

 

Boas Hugo, parece-me que já se estão adaptar as blyxas, ja vejo raizes e novos rebentos, inicialmente uma outra folha perdeu o verde e soltou-se, mas agora já tá de novo verdinha... Penso que terá sido uma questão de ambientação. Vamos ver se cresce como desejado agora.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais