Iniciação de Raiz na aquariofilia


MatosP

Recommended Posts

Bom Dia.

 

Depois de alguns problemas com o registo no forum, consigo finalmente postar o 1º tópico.

Serve este para apresentar o que vai ser o setup do meu 1º aquario de forma a que o pessoal do forum me possa ajudar, criticar, opinar e sugerir pois acredito ser a melhor forma de melhorar e aprender.

 

Aquário : 80 x 40 x 40 cm (128 L brutos)Scalare. Encomendado e atrasado. espero ansiosamente.

Filtro : Eheim Aquaball 180. Filtro interno com 210 - 650 L/H e 3 caixas para matéria filtrante.

Aquecedor : Eheim jagger 75W .

Iluminação : 2 x 18w DIY

Substracto Fértil : JBL Aquabasis Plus

Areão : Ainda não comprei, será com o aquario.

Hard Scape : 1 troco pequeno Mopani + Rochas Vulcânicas.

 

Flora: Ainda não tenho mas pretendo plantas de baixa manutenção para me iniciar como anubias e sagitarias.

 

Fauna: Dependente dos parametros da água mas...

 

Cardume de neons ou cardinais

pequeno cardume de corydoras

Otocinclus ou CAE

Pristelas

e ainda estou muito na duvida acerca daqueles que serão "as mascotes" do aquario . A indecisão está pendente para 1 casal de Apistogrammas, Ramirezis ou escalares.

 

O móvel do aqua foi também DIY e pretendo fazer um tópico em separado para o mostrar.

 

agora as questões da praxe...

 

Em relação ao filtro, como tem 3 caixas filtrantes mais a esponja da cabeça. numa das caixas vou meter cerâmicas para a filtragem biológica.Por se tratar de um filtro relativamente pequeno, aconselham alguma em especial? tipo Sera Siporax mini (por ser mais pequeno) ou o tamanho das cerâmicas é pouco importante e aconselham algo mais tipo Eheim Substract pro ??? Aconselham mais alguma coisa especifica para as outras caixas ?

 

Assim que chegue o aquario, que é o mais importante e está em falta, actualizo o tópico com fotos.

 

Desde já obrigado e cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É bom ver que estás a levar tudo direitinho... Tens um bom setup para que tudo corra como deve ser;) Como ainda não compraste o areão aconselho o JBL manado... (Há melhores, como da elos ou ada, mas se não compensar económicamente o jbl é bom). Aconselhava-te tb a aquisição de um filtro externo ao invés de um interno para essa capacidade de aquário. Mas se já adquiriste esse, também faz o serviço dele bem;) Como matéria filtrantes a meu ver colocaria, por esta ordem, Esponja, Cerâmicas, Cerâmicas...

Depois não te esqueças que quando montares o aquário, tens que o estabilizar para o colocação da fauna (Ciclo do azoto)

Espero ter ajudar,

Abraços e boa continuação com esse projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado CPT pela resposta. Chamaste-me a atenção para algo que ainda não tinha aprofundado e tinha uma ideia errada, o areão. Realmente já tinha visto aqui em vários setups o JBL Manado e pensei que era apenas substracto fértil que levaria areão por cima, agora já tive a ver vários tipos de areão principal que talvez interessem como o ADA aquasoil amazónia, se bem que, alem do preço, li que pode libertar taninos e alterar os parametros da água( pode ser benéfico ou não) é um caso a estudar. O filtro, claro que seria melhor um externo mas por agora vou mesmo começar com o aquaball e ver como me dou nisto. Já comprei também um kit de testes da nutrafin com pH, NO2, NO3 e Amonia para controlar o ciclo com calma. Não tenho é nada de testes para KH ou GH, será muito importante ou o pH é suficiente para um iniciado?

 

Cumprimentos Aquariófilos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os substratos ada tb são conhecidos como "topos de gama" dos substratos. O aquasoil Amazónia pelo que consta tem tendência a baixar o ph e a dureza, é bom para aquários amazónicos. (Tal como o nome indica). Se quiseres manteres espécies que necessitem de ph ligeiramente ácido e uma dureza mais baixa, é o ideal...

O filtro interno, tem a desvantagem de necessitar de uma manutenção mais regular, mas penso que fará o trabalho dele sem problemas.

Quanto aos teste, acho que para iniciares tens o que necessitas, se tiveres oportunidade de adquirir o do KH, melhor, pois consegues controlar melhor as variações de ph... Mas tens tudo o que necessitas para um arranque em grande neste mundo ;)

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Matos,

 

não sei que condições tens no local onde vais montar o teu aqua nem as amplitudes termicas a que estará sujeito, mas 75W de aquecimento parece-me muito pouco no minimo um jagger de 125W ou melhor ainda mais um de 75W,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem vindo ao mundo da aquariofilia, é bom ver que estás a fazer as coisas com calma em vez de te atirares de cabeça e depois teres problemas.

Concordo com o Sabuguense em ralação ao aquecedor, 75watts são fracos para esse volume, não quer dizer que não faça o que queres, depende das temperaturas que queres ter mas pode acontecer que não chegue e irá ficar sempre ligado o que diminuirá a vida útil do mesmo.

Quanto ao filtro, um externo seria melhor, como já foi dito, mas visto que tens esse não tens necessidade de comprar outro.

Continua no bom caminho...

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Muito obrigado pelas vossas respostas.

 

O Filtro, eu tinha a noção das suas "fragilidades" mas coube no orçamento e é até um "teste" á minha paciencia para as TPA's e tudo mais.

O Termo, segui apenas a regra de minimo de 0,5W por litro. Achei que seria suficiente pois vivo num 5º andar e a divisão onde irá ficar não é muito fria. Ainda assim não é um equipamento muito dispendioso e facilmente o troco se achar necesário.

 

Quanto ao substrato ou a escolha do mesmo, digam-me uma coisa : Vou colocar no aquário 1 tronco relativamente pequeno de mopani e algumas rochas vulcânicas. Devo esperar alterações elevadas do pH da torneira? E já agora, mais ou menos quanto areão vou precisar para o áqua de 80x40x40cm ?

 

Tudo isto para perceber se o Ada Aquasoil amazónia será o melhor, ou talvez misturá-lo com algum outro.

 

Agradeço a vossa ajuda e já agora acrescento que o meu aquário continua atrasado no fabricante. era apenas uma semana mas fez 1 mês ontem! Estou ansioso mas dá-me tempo para estes estudos mais aprofundados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Matos,

 

a regra dos 0,5W/L aplica-se ao minimo de iluminação para mater saudaveis plantas com alguma exigênçia não a aquecimento,

 

a regra de aquecimento em portugal continental e no minimo 1W/L, nunca li em lado nenhum os 0.5W/L,

relembro que estamos a falar de discus uma especie bastante sensivel, e se durante uma noite de inverno cair muito a temperatura pode ter um disabor quando acordar,pois garantidamente esse termo não vai dar conta do recado,

 

na zona onde vivo(Sintra) as noites são frias ao ponto de o termo de 100W que vinha num kit de um aqua de 60L não dar conta do recado é claro que o material era fraco, mas mesmo assim era uma relação de quase 2W/L,

 

é claro que voçê não vive em sintra, mas mais vale prevenir do que remediar, não vá enquanto voçê vai e não volta de comprar outro termo perder os peixinhos

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sabuguense.

 

Os 0,5 W/L li aqui mesmo neste forum, no tópico fixo que diz " (manual)inicio na aquariofilia".

 

cito :

"

Termoestato

O termoestato tem como objectivo manter a temperatura da água agradável para os peixes. É necessário em aquários de peixes tropicais e por vezes até em aquários de água fria pois mesmo sendo peixes de água fria, muitos não se sentem bem com temperaturas abaixo de 18ºC.

O termoestato deve ter uma potencia entre 0,5 e 1W por cada litro de água, depende essencialmente se a divisão em que o aquário vai ficar é muito fria ou não."

 

Mas de qualquer maneira agradeço a vossa chamada de atenção e vou tratar disso.

Já agora, so também para dizer que não pretendo( pelo menos por agora ) ter Discus neste aquário. Talvez tenha confundido o tópico, são tantos né ?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nada a acrescentar ao que já disseram. Só para dizer que é bom ver mais um aquariofilista da minha terra juntar-se ao grupo.

Especialmente um que prefere fazer as coisas com paciência e fazer bem.Do que fazer primeiro e remediar depois.

Os meus parabéns por isso e bem vindo.Espero ver fotos dessa montagem parece que tem tudo para dar bem.

 

Cumprimentos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Infelizmente este post não é ainda para dar fotos da minha montagem pois o aquário que na "scalare" me diziam que demorava 1 semana já demorou 41 dias e neste momento não tenho resposta de lá.

 

Mas pormenores à parte, vou lendo os outros tópicos, estudando mais um pouco, e nisto... surgem mais duvidas. Num dos tópicos interessantes que tenho lido, li algo acerca do substracto que gostaria de saber mais opiniões. Li que os substractos em camadas ( substracto fértil + areão ???) não são adequados para peixes como corydoras nem ciclideos. Compreendo que esses peixes remexem o fundo mas 4cm de areão não serão suficientes para impedir o fértil de chegar á coluna de água? É que se assim for, fazer TPA's com sifão é impossivel...

 

Como já tinha referido pretendia realmente um pequeno cardume de corydoras e talvez um casal de ciclideos anões daí a questão.

Alguém me pode dar aqui mais uma opinião?!

 

Obrigado.

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

não sei que ciclideos são esses e se o comportamento deles é similar aos malawi que tenho, mas vi no outro dia o vidro inferior do meu aquário e tenho 6 a 7 cm de areia da praia. Fiquei mesmo lixado com o raio dos peixes... Voltando ao teu problema, penso que com areao será mais difícil isto acontecer mas talvez alguém com mais experiência possa responder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falei em ciclideos estava-me a referir a algo como apistogrammas. A ideia era meter uma camada de substracto fértil e depois uma de areão por cima mas assim tenho receio de por substracto em camadas...

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se o teu problema são as corydoras, na minha opinião podes estar descansado, elas remexem o areão mas nunca assisti a fazerem um buraco o que notas é uma pedrita mais para esquerda outra mais para a direita.

Eu tenho o substrato fértil da JBL e tenho areão preto por cima, uma camada de +/- 5cm e vou colocar corys. Tens é de ver se se justifica teres substrato fértil.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.