Iluminação ideal


Recommended Posts

Boas noites,

 

Tenho vindo a ler varios artigos sobre iluminação em grandes litragens (acima de 200 litros) para plantados mas ninguém chega a uma conclusão comum, Neste momento mandei vir uma calha pl de 150 cm 4x55w e vou juntar um projector

 

de leds de alto rendimento 30x1w, será o suficiente para colocar plantas muito exigentes como as rotala macabras ou cuba?

 

O meu aquario tem 150*50*50, neste momento tenho como flora:

 

Anubia lanceolata

Anubia nana gold

Musgo de Java

Tiger Lotus red

Echinodorus x "Foxtail"

Vallisneira gigante var "Curly"

Lemna sp.

Glossostigma elatinoides

Alternanthera "Bettzickiana Rosea"

Ludwigia x mullertii

Ludwigia glandulosa

 

Neste momento só a glosso , foxtail e a alternathera é que estão a perder-se e o seu crescimento quase nulo. A iluminação neste momento é o projector led e dois projectores pl de 34w cada um que comprei para deserrascar.

 

No total com a nova calha terei 220W das pl mais 30w led ( dizem que equivale a um projector hqi de 150w), teoricamente ficarei com 370 w, a relação por litro será exatamente 1w por litro mas o led deixa-me na duvida.

 

A minha grande duvida é porque quero modificar toda a flora, e tudo o que quero colocar são muito exigentes em questão á iluminação.

 

Deixo em baixo a foto do aquario:

 

sany0165s.jpg

 

Esta foto não é recente, mas dá para ver o que tenho. Já agora umas dicas pro layout serão bem vindas.

Obrigado

Editado por Geada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4x55 w é iluminação suficiente... para num aquário, destas dimensões... manter qualquer planta existente neste planeta.

 

Agora... alem da iluminação... existem outros recursos necessarios à manutenção das plantas.

 

A iluminação... é apenas um dos requisitos. ;)

 

E se queres montar um plantado exigente... é preferivel prestares atenção... a um "solo" fertil... injecção de co2... fertilizações e filtragem.

 

Agora... 4x55w... é suficiente. É que se dás luz... depois tens de dar condições às plantas... para conseguirem assimilar... toda essa luz... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4x55 w é iluminação suficiente... para num aquário, destas dimensões... manter qualquer planta existente neste planeta.

 

Agora... alem da iluminação... existem outros recursos necessarios à manutenção das plantas.

 

A iluminação... é apenas um dos requisitos. ;)

 

E se queres montar um plantado exigente... é preferivel prestares atenção... a um "solo" fertil... injecção de co2... fertilizações e filtragem.

 

Agora... 4x55w... é suficiente. É que se dás luz... depois tens de dar condições às plantas... para conseguirem assimilar... toda essa luz... ;)

APARECEU, regressou, a nave já está reparada, éra falha nas luzes e não podia viajar de noite. :discuss_gathering::discuss_gathering::discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4x55 w é iluminação suficiente... para num aquário, destas dimensões... manter qualquer planta existente neste planeta.

 

Agora... alem da iluminação... existem outros recursos necessarios à manutenção das plantas.

 

A iluminação... é apenas um dos requisitos. ;)

 

E se queres montar um plantado exigente... é preferivel prestares atenção... a um "solo" fertil... injecção de co2... fertilizações e filtragem.

 

Agora... 4x55w... é suficiente. É que se dás luz... depois tens de dar condições às plantas... para conseguirem assimilar... toda essa luz... ;)

APARECEU, regressou, a nave já está reparada, éra falha nas luzes e não podia viajar de noite. :discuss_gathering::discuss_gathering::discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a co2 continuo a aplicar caseiro com bons resultados e fertilização utilizo easylife profito e adiciono solução de potassio caseiro e de fosfatos. No3 ainda não consegui arranjar nas farmacias de cá. Solo fertil já tenho, acho mesmo que o unico problema era luz, agora estou na duvida se devo colocar em conjunto com a calha o projector já que teria de aumentar a fertilização, aumento de despesas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

No total com a nova calha terei 220W das pl mais 30w led ( dizem que equivale a um projector hqi de 150w), teoricamente ficarei com 370 w, a relação por litro será exatamente 1w por litro mas o led deixa-me na duvida.

 

 

Agora dizes-te tudo a meu ver !

Porque não poupas na luz e colocas por exemplo duas HQI de 70 W por exemplo ?

Assim tinhas boas distribuição de luz e caso queiras luz mais forte é so afinar a altura das HQI.

 

É só uma ideia, a luz esta cara !

 

Nota que tenho um aquario de 360 litros com uma HQI de 70 W, a diferença é que o aquario so tem 90 cm de comprimento e é muito fundo e com uma HQI de 70 W consigo fazer crescer as plantas sem problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu pensei em poupar ainda mais colocando mais um projector led de 30w, mas não me agradou o desempenho do led em relação as hqi, falam em equivalência de 30w com um hqi de 150W mas já tenho as minhas duvidas. Agora investir em

 

dois projectores hqi de 70w ficava-me em 200€ e a calha vai-me custar 120€ na cristal Red, e temos também o problema da distribuição da luz, como verifiquei até agora as plantas tendem a crescer em direcção ao centro do projector

 

ficando tortas, como dá para ver nas fotos. Podes ter o fundo todo iluminado mas a partir dai o foco de qualquer projector vai fechando e apartir dai as plantas vão tentar ir de encontro a fonte de luz, e também a nível visual não

 

gosto muito de projectores , uma calha apoiada fica mais porreiro a meu ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes pessoal,

 

Finalmente chegou a minha calha, poucos minutos depois de a ligar já as plantas estavam a fazer pearling como doidas, será sinal que a iluminação será suficiente? Espero que sim pois já não quero investir em iluminação pois o próximo passo será co2 pressurizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mandei vir da crystal red foi onde vi mais barato , é esta aqui calha boyu

 

Nada mal essa calha. Agora é só mesmo o CO2.Porque para um aquário desse tamanho e com essa luz têm que ser mesmo pressurizado.

Aliás quando andei a pedir aqui ajuda para escolher um para mim tu mesmo sugeriste-me um da crystal red que me pareceu muito bom. Acabei por optar pelo da aquaristic.net devido aos portes para o reino unido.Se decidires pelo pressurizado pelo menos este recomendo.

Vai dando noticias da evolução essa calha parece mesmo muito boa.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O co2 já arranjei uma botija de 5 kg com manómetros da eheim a um amigo meu. Desde que coloquei a calha as plantas têm tido uma grande evolução.

Entao amigo geada como vai isso, quanto colocas uma foto do teu aquario? olha tou um pouco atrapalhado não consigo arranjar blyxa japonica...para o meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O co2 já arranjei uma botija de 5 kg com manómetros da eheim a um amigo meu. Desde que coloquei a calha as plantas têm tido uma grande evolução.

 

E ai em Beja carregas a Garrafa onde?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.