Opinião precisa-se ... Pendentes HQI


Recommended Posts

Olá.

 

Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência ou conhece alguém que utilize os chamados pendentes HQI como os da foto abaixo

 

lt_pendant.jpg

 

Estou a ponderar utilizar 1 par destes (250w) para o meu novo sistema e preocupam-me algumas questões como a dispersão da luz (tem cerca de 45mm de diâmetro), aquecimento da água e o próprio tipo de lâmpada que é do tipo E40.

 

Uma desvantagem que apresentam em relação às calhas tradicionais é o facto de não poder complementar com actinicas, podia resolver esta situação utilizando lâmpadas de 20.000K ou colocando umas T8 nas travessas como p.ex o Diogo tinha no antigo setup.

 

As principais vantagens são o seu baixo custo quando comparado com uma calha e a meu ver são esteticamente mais enquadráveis numa sala.

 

Alguém quer comentar? Dar umas ideias?

 

Obrigado

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando.

 

Posso-te confirmar que há projectores deste tipo HQI para várias potências inclusivé - 150w,250w e 400w e para várias temperaturas de cor 6500k, 10000k e 20000k.

 

O UV Stop penso que nestes casos é efectuado pela própria lâmpada cujo casquilho é do tipo E40.

 

Podes ver mais informação p.ex relativamente às BLV aqui

 

http://www.mega-licht.de/115725.pdf

 

Diogo conheces modelos que se coloca vidro UV Stop? E que tal alguma opinião relativamente às questões que coloquei no primeiro post??

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma excelente conversa com o Duarte (desta vez fui melgar o DURTE) fiqui com esta dúvida:

 

preocupam-me algumas questões como a dispersão da luz (tem cerca de 45mm de diâmetro)

 

Visto ser uma opção "mais em conta" fiquei com a ideia de adquirir 3 pendentes de 150W.

2x HQI 150W 10.000K + 1x HQI 150W 20.000K ( o que ia compensar o não uso de actinicas) Acham correcto?

 

Como o Durte disse comentem e deêm ideias......

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte,

 

Na minha opinião uma calha com tudo incluído é melhor, menos confusão de fios, furos no tecto e esteticamente fica melhor. O ramirezi não fará calhas lacadas a branco? Quanto à distribuição de luz gostei muito dos reflectores que o ramirezi colocou nas calhas do Rui Almeida.

 

Quanto à temp. de cor a que se aproxima mais da luz natural é sem dúvida 10.000K. Pessoalmente a luz emitida pelas lâmpadas de 14.000K e 20.000K lembra-me as zonas mais profundas dos recifes.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte podes sempre colocar 1 projector central com uma lampada de 20000k e as 2 restantes com 10000k. É assim que tenho.

Eu alem disso complemento com uma t8 actinica que ficando na parte mais atras no aquario nao interfere com os focos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião uma calha com tudo incluído é melhor, menos confusão de fios, furos no tecto e esteticamente fica melhor.

 

Poies é Ricardo eu até concordo contigo mas agora o Ramirezi optou por pôr o equipamento numa caixa exterior e as calhas aumentaram 100€ :arrow:

 

O preço dos pendentes é muito convidativo em relação a calha e se conseguimos "substituir" o efeito das actinicas é excelente.....

 

Qual a melhor opção 1x 10.000K + 2x 20.000K ou 2x10.000K + 1x20.000K

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro projectores a calhas principalmente porque neste hobbie os aquários têm sempre uma tendência a "esticar" com os anos. Com projectores individuais é mais fácil, quando se passa para um aquário maior (ou mais pequeno), aproveitar o equipamento existente sendo menos provável a necessidade de adquirir uma nova calha de cada vez que se muda de aquário.

No entanto como já foi dito aqui, as calhas têm menos fios e podem ser feitas já com actinicas etc., simplificando a instalação.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A L E X A N D R E eu ainda estava endeciso mas agora com essa acho que vou mesmo optar pelos pendentes....

Realmente é diferente pode-se aproveitar e com calhas se mudas de tamanho chapeu.

 

Agora uma duvida:

 

Um pendente que eu compre com 150W se futuramente quiser trocar para 250W tenho que trocar tudo ou só a lâmpada?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pendente que eu compre com 150W se futuramente quiser trocar para 250W tenho que trocar tudo ou só a lâmpada?

 

Normalmente não, pelo menos os modelos que conheço e isto tendo em conta apenas a "estrutura" (carcaça) do projector. Mesmo que fosse possível adaptar um projector de 150W para 250 (com muita bricolage à mistura), seria sempre necessário instalar os componentes eléctricos todos de novo por isso seguramente não vale a pena contar com isso.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi o que eu imaginei mas sendo assim... Se um dia troca-se para um maior (com maior altura) e precisa de 250W cada tinha que comprar de novo... :evil:

É a vida...

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais