pH baixo


Recommended Posts

Boas,

 

Herdei a semana passada um aquario de 70/80 litros, 10 peixes, com todo o equipamento e mais algum. Embora estivesse pouco cuidado e pouco atraente estava estável. Os niveis estavam impecaveis, mesmo apos a viagem ate ca a casa, as mudanças de agua, a introduçao de novos moradores, etc.

Decidi entretanto fazer um pouco de arquitectura paisagistica e tornar o aquario mais agradavel ao olho de quem o ve:

Substitui o fundo de cascalho por 2 camadas de substrato (mantive cerca de 20% do areao por baixo do substrato), coloquei um tronco e 3 seixos redondos grandes, musgo java e uma planta. Mantive 60% da agua. Passadas umas horas o pH passou dos constantes 7,0 para 6,0/6,2.

Tenho ca a parafernalia quimica para fazer alteraçoes de pH mas segundo o que tenho lido por ai nao e uma soluçao viavel, visto ser temporaria e as variaçoes de pH serem mais prejudiciais do que um pH baixo.

Bem sei que o tronco podera ser uma das principais causas da queda do pH, mas acredito que ha volta a dar.

Embora os peixes continuem na sua vidinha (parecem saudaveis) eu ando preocupado, sem saber bem o que fazer entre bicarbonato, rochas calcárias, conchas, trocas de agua, etc e tal.

Os inquilinos sao:

6 Guppy

4 Neon

2 Nariz Bebado

2 Botias Palhaço

2 Zebra

1 Harlequin

1 X-Ray

 

Alguem me pode sugerir PRAGMATICAMENTE o que fazer para readquirir o pH que me parece o mais equilibrado (talvez por ser neutro) de 7,0???

 

Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caro amigo.

Eu sou novo neste mundo do aquarismo mas pelo meu conhecimento sei que ha alguma pedras que baixam o PH, eu comessava por tirar esses seixos redondos e espera pelos resultados. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema é o oposto da maioria dos problema com ph. Para se evitar o ph elevado retira-se tudo o que seja calcário do aquário. Para subir o ph só tens de meter calcário no aquário. Umas conchas devem chegar ou pedras brancas (ou a calçada toda que está á porta de casa :eusathink: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta

De facto ja tinha andado a ler que as pedras calcarias e as conchas partidas dentro do filtro seriam uma opçao, de resto creio que so experimentando poderei saber se resulta, e se terei que manter esse material na agua muito ou pouco tempo, ou para sempre afim de equilibrar o que quer que esteja a baixar o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não faças intervenção, de estar a adicionar isto ou aquilo, já.

 

Verifica primeiro qual é o pH da tua água à saída da torneira (depois de repousar umas horas).

 

Possivelmente isso está relacionado com o substrato que adicionaste.

 

Se os peixes se aguentaram, continua a fazer umas TPA´s (eventualmente de 2 em 2 dias) para ver se esse pH estabiliza em valores um pouco superiores.

 

Caso daqui a uma semana ou duas os valores continuem realmente baixos (e o pH da torneira seja concordante) e se os teus peixes necessitarem de pH um pouco superior, podes facilmente subir um pouco o kH (consequentemente pH) com bicarbonato de sódio (à venda nas superfícies comerciais por cerca de 0,60€/250 g)

 

Não me parece que vá ser necessária essa adição, mas pode ser que a tua água da torneira não seja o que eu estou à espera.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim se tens o PH baixo tens o KH baixo e o DH por isso aconselho-te a comprares isso JBL é o que utilizo e dá-te para 2 anos ou mais.

 

Fica registado, agora é a altura de aprender todos estes truques e dicas

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não faças intervenção, de estar a adicionar isto ou aquilo, já.

 

Verifica primeiro qual é o pH da tua água à saída da torneira (depois de repousar umas horas).

 

Possivelmente isso está relacionado com o substrato que adicionaste.

 

Se os peixes se aguentaram, continua a fazer umas TPA´s (eventualmente de 2 em 2 dias) para ver se esse pH estabiliza em valores um pouco superiores.

 

Caso daqui a uma semana ou duas os valores continuem realmente baixos (e o pH da torneira seja concordante) e se os teus peixes necessitarem de pH um pouco superior, podes facilmente subir um pouco o kH (consequentemente pH) com bicarbonato de sódio (à venda nas superfícies comerciais por cerca de 0,60€/250 g)

 

Não me parece que vá ser necessária essa adição, mas pode ser que a tua água da torneira não seja o que eu estou à espera.

 

Cumps

 

 

O pH da agua que sai da torneira é óptimo, a dar para o alcalino

Para ja vou seguir a sugestao de ir realizando as TPA's, vigiando os peixes, que como explanei acima sao uma herança e o mais importante a preservar.

Entretanto ja tenho os calhaus calcarios e o bicarbonato a mao...

Vou debruçar-me sobre o tal de JBL que nao conheço

 

Obrigado;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece o JBL, nada que o bicarbonato não faça. (no fundo deve ser um kH plus, fundamentalmente à base de bicarbonato)

 

Mas não deves necessitar de nada disso, tal como eu previa pela tua localização, as água por aqui normalmente não têm kH muito baixos. (só para ciclideos africanos é que podemos ter de adicional alguma coisa e ainda assim, depende)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.