ciclo azoto terminado no3 a 0?


Recommended Posts

Boa noite, tenho o meu aquario montado a cerca de 1 mes e 2 semanas, a cerca de 2 semanas coloquei os 3 primeiros habitantes 3 guppys para acelarar o processo que terminou a 1 semana com os resultados no2=0 e no3=+-10.

Coloquei no dia a seguir 2 escalares, 3 corydoras e um plenco( já me estavam a aparecer algas marron) , hoje fui fazer os testes como faço todas as semanas e deram-me os seguintes resultados:

ph=7.0

gh=9º alemão

kh=6º alemão

no2=0.0 mg/l

no3=0 mg/l

O aquário tem 375litros brutos e como flora tenho valisnerias spiralis, anubia lanceolata, anubia nana gold, anubia bartelli, Tiger Lotus red, Ludwigia x mullertii, Alternanthera "Bettzickiana Rosea", Glossostigma elatinoides e lemna sp.

Será o que está a consumir o no3 é a lemna? Sabia que eram grandes consumidoras de amónia pelo que li mas de no3 não sei. Poderá prejudicar estes valores a flora? E o que poderei fazer para aumentar os valores sem desequilibrar o ciclo?

Obrigado :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se tens muitas plantas e se forem de crescimento rápido, é possível que estejam a consumir todo o nitrato.

 

Podes adicionar nitrato, potássio e eventualmente fosfato. Ferro e outros micronutrientes também devem ser bem-vindos.

 

Espera por mais opiniões pois eu percebo pouco do tema...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a única fertilização que estou a fazer é o easy life profito que acho que esta a dar muito bom resultado. Estava a pensar tirar a lemna pois desconfio que seja ela o problema pois em 1 mes já me tapou quase a superfície do aquario e tapa a iluminação as outras mas tenho pena porque o aquário é destapado e dá um efeito porreiro e além do mais retira muita amónia mas com um crescimento tão acentuado deve tar a papar o nitrato todo. Será que se deixar assim não irá fazer com que as plantas não se desenvolvam convenientemente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente já sabes, mas o profito tem micros e potássio, mas não tem nitratos nem fosfatos.

 

Podes ter que dosear esses macronutrientes. (isto se notares desequilíbrios, claro)

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas nunca pensei que de inicio ia ter carência de nitratos, vou ver se encomendo fertilizante de nitratos ,entretanto vou colocar pra semana mais uns peixes pode ser que os valores subam um bocado. Estou a ver que o problema aqui é muita flora para pouca fauna, já os fosfatos não sei teria que gastar mais guito num teste mais o fertilizante, mas como me apareceram algas pode indicar um excesso de fosfatos não? Nesse caso o que poderei fazer para reduzir o valor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive agora a pesquisar e se calhar encontrei o problema, no meu filtro tenho zeolite que pelo que vi na discrição retém e elimina po4 e no3 dai os valores tarem tão baixos, acham que devo retirar? tenho pena porque elimina também metais pesados e amónia e é excelente para as bactérias visto ser mais poroso que as cerâmicas. bangcabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa estar os zeólitos, pois já estão colonizados e mesmo que ainda estejam a adsorver alguma coisa, não o vão fazer para sempre. (os zeólitos são mais porosos que quais cerâmicas? tens valores?)

 

 

Com a adição de peixes vais ter mais nitrato.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, li num artigo não me lembro bem onde antes de ter comprado a zeolite que tinha poros mais reduzidos e que dessa maneira eram mais eficientes a reter partículas mas tem a desvantagem de ter de ser substituído de 2 em 2 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tenho a ideia que a superfície para fixação de bactérias é menor que algumas massas filtrantes, mas agora não tenho valores. (isto pode não ser incompatível com essa questão dos poros reduzidos, pois é, efectivamente, uma característica dos zeólitos).

 

Só tens de os substituir se quiseres que eles continuem a reter essas moléculas (basicamente a fazer filtração química).

 

Se os mantiveres eles continuam a servir de suporte para bactérias.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

desculpa a intromissão no teu tópico, mas quantos watts de luz estas a usar? e usaste substrato fertizante e co2? é que ando ha meses a pesquisar p comecar a fazer o meu aqua e gostaria de colocar algumas plantas que tens, que são as Tiger Lotus red e Ludwigia x mullertii.

O meu aqua não vai ter substrato fértil, uma vez q vou colocar kribensis e eles provavelmente vão fazer grandes buracos, vou colocar umas pastilhas na areia de sílica para ajudar nas raízes (SeraFlorenette A), em princípio também não estava a pensar em usar co2, e tenho 81w de lampadas para cerca de 80 litros... Depois se necessário fertilizarei com líquido..

Alguém saberá se estas plantas se aguentarão nestas condições? Ando sempre a pesquisar pois nao queria fazer asneira, gostaria de colocar umas plantas com tom avermelhado mas penso que este tipo de plantas tem outro tipo de exigência...

 

Desculpa mais uma vez por me estar a meter!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde tixxa, a iluminação que tenho de momento não serve de referencia pois ainda é pouco estudada em aquariofilia, tenho um projector led de 50w mais ao menos podes equiparar com 200 ou 250 w de projectores hqi mas é provisório pois esta iluminação era para um aqua de 200lt e s´depois é que optei por o de 375 litros mas o dinheiro não dá para tudo, pro mês que vem espero acrescentar duas t5 de 80w, mas se queres que te diga a flora tem crescido bem mas com um só foco de luz estão a crescer em direcção a ele. Podes plantar sem substrato fértil mas vais ter de ter muita atenção á fertilização liquida e em stick pois vais ter de compensar, vai-te sair um pouco mais caro do que se coloca-ses substrato fértil. A tua iluminação é exactamente o recomendando para aquários até 200 litros que é 1 watt p/ litro. Co2 utilizo caseiro em garrafão de 5 litros tu poderás usar a receita de 1.5litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite Geada

co2 tenho a botija propria, equipamento completo, so tenho é de a voltar a encher, as plantas q vou colocar sao musgos, vallisnerias, fetos java, anibias, ceratophillum demersum. Por isso penso q nao seja necessario co2, mas caso necessitem está mesmo à mao,gostaria era de colocar outro tipo de plantas como as q te disse, mas como n tenho substrato n sei se elas se aguentariam. Tenho tentado informar-me sobre a fertilização liquida, o que mais me chateia é o potassio, pois tem de se fazer em casa... O que é a fertilização em sticks? São as pastilhas para colocar nas raízes das plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o co2 pra quem quer manter um bom plantado é sempre necessário apesar de que as plantas que referis-te não tenham grande necessidade, se não queres gastar dinheiro a carregar, a solução caseira é a solução, no meu caso ainda tem uma segunda ajuda que é manter-me o ph a 6.5 a 7.0 já que a agua da minha rede tem 8.0, no outro post dizias que querias colocar a lotus red e a Ludwigia x mullertii, são plantas que necessitam de co2 injectado o adquirido naturalmente não será suficiente para atingirem o seu esplendor . Sim os sticks são como as pastilhas tens as duas vertentes é conforme a marca, quanto ao potassio tens fertilizantes liquidos só de potássio muito necessaria pois evita a perca de açucares pelas plantas que pode fazer com que apareçam as algas, claro fazer em casa sai mais barato. Sempre podes colocar uma banana no interior do aquario, sempre ouvi dizer que eram ricas em potássio, banana rock lolol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.