Next - Rumo ao Sul(awesi)


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Tetarei fazer esse levantamento hoje ao final do dia. Não estou em casa, senão fazia já!

Tamanhos, a maioria são adultos, mas tb há alguns juvenis.

Ontem não apanhei nenhum morto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 214
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Fotos... Bem... maquina ainda tenho... só preciso mesmo de arranjar um aquário.

A não ser que um de vós... me queira emprestar o vosso aquário.

 

O meu aquário foi desmontado... abandonei a aquarifilia.

 

Talvez um dia mais tarde... volte... para já... vou descansar.

 

Um agradecimento... aqui ao Paulo Lisboa(e ao wesley_boy) que me ajudaram a "destruir o pequeno aquário" que tinha cá por casa.

 

 

:offtopic:

Não acredito que tenhas acabado :thumbdown2: , eu cá acho que tu vais dedicar-te aos salgados ou aos camarões :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, sete meses depois de ter começado a pensar neste projecto, é chegado o momento de assumir o insucesso.

Por esta altura resistem dois cardinais e alguns six banded blue bee.

Todos os cardinais têm vindo a morrer, independentemente de fazer ou não fazer tpa's e de variar a alimentação e até a decoração.

 

Tirando as tylos, nada vai bem.

 

Assim sendo, vou já pensando no que fazer quando se for o último dos cardinais...

 

Fica o triste ponto de situação, somente para memória futura...

 

Não podia estar mais desanimado com este desfecho.

Vários amigos alertaram-me para esta mais que provável situação mas o desafio falou mais alto e avancei.

 

Não me arrependo mas o sentimento de impotência para alterar o rumo dos acontecimentos corrói-me, literalmente!

 

Darei mais novidades, se houverem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que isso não acabe assim...

 

Nem sempre corre bem a primeira e acabaste por mexer muito no aquário quando não devias a meu ver.

 

Se vais mexer mesmo a sério pensa num areão escuro por cima desse e em criar algas dentro desse aquário em vez de noutro local.

 

Espero mesmo que não desistas do projecto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

realmente, é algo que foge do nosso controlo, ja sabias de antemao que isto podia acontecer amigo, aconteceu comigo mais que uma vez e com muitos outros..... mas como o Bruno disse, as algas devem ser criadas no proprio aquario, embora eu nao atibua as culpas a isso

 

o problema que vais ter com este "desafio falhado" é o mesmo que eu, fica sempre aquela lembrança que corroi e ano apos ano vais ter vontade de voltar a este biotopo, eu quero ver se volto a tentar ainda antes do verão, tanto é que tenho o material todo pronto

 

aquele abraço

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui partilho o mesmo sentimento de falha após 3 tentativas muito dispendiosas a nível monetário mas acima de tudo emocional...

 

É incrível o sentimento de impotencia nestas situações... mas acho que nos vamos debater sobre mais ideias e experiências num futuro próximo ou mais distante.

 

Não desistas e pensa no que erraste e no que poderás melhorar.

 

Abraços

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço sinceramente todas as palavras de incentivo que aqui me vão deixando.

É bom saber e sentir a solidariedade que existe entre pessoas que quase não se conhecem (em alguns casos, porque noutros já existe uma amizade).

 

Curiosamente as mortes pararam e fiquei reduzido a três elementos.

A lei de Murphy fez-se sentir em todo o seu magnitude e, pois claro... são todos machos! :(

 

Em termos de mudanças, deixei de fazer TPAs e passei a repor níveis de água. Só isso...

Entretanto, os últimos dias têm trazido algum sol e com isso parece-me que tenho outra vez algas nos troncos.

 

Seja como for, já uso a mesma comida do Lithean há algumas semanas mas não noto grande adesão por parte dos dennerli.

Os six banded lá continuam sempre ovadas (e bem!!!) mas as crias teimam em não chegar a juvenis sequer.

 

Irei dando as novidades que houverem.

 

Mais uma vez, obrigado a todos! AB!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

nao acho que seja alguma coisa "errada" que tenha feito, ja passei pelo mesmo outras vezes ... e simplesmente acontece. parece que é um fenomeno que acontece com alguma frequencia.

 

a uns anos atras tive o mesmo azar, começaram a criar e de repente morriam, pesquisei em muitos sites estrangeiros, pois na altura nao havia muita gente com estes camaroes em portugal, e o fenomeno repete-se.

 

suspeitava-se de alguma doença, ja que a maioria dos camaroes eram selvagens. ou como algumas pessoas defendiam, era um controlo de populaçao ( esta nunca me convenceu ).

mesmo com condiçoes ideais acontece. e ate agora parece nao haver explicaçao.

 

:crazyeyes:

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma teoria, por explorar no que a mim toca, de que o problema reside no processo de eclise.

Ou seja, ao não replicarmos com exactidão as condições de que são originários, eles acabam por se adaptar e vão sobrevivendo. Contudo, esta adaptação resulta numa transformação biológica/morfológica que os impede de mudar de exoesqueleto. Daí resulta a morte.

 

Para ajudar, quando morrem ficam completamente diferentes daquilo que são quando estão vivos, impedindo assim qualquer diagnostico a olho nú.

Também não apresentam sinais prévios de que algo vai mal.

 

O facto é que há quem tenha sucesso com eles, mesmo usando somente água nacional.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao encontro muito.

 

mas ha relatos de camaroes morrerem a fazer a muda. mas sao maioritariamente posts ja antigos. pode ser provocado por más condiçoes ou aquarios nao maturados para as especies do sulawesi.

 

mas para ser esse motivo porque as mortes de adultos e juvenis em massa ????

 

é dificil chegar a uma conclusao ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto, tambem nao me convence essa da eclise, porque na minha experiencia, e olha que tive este fenomeno 2 vezes, a colonia estava a crescer bem, muitas criaçoes, fêmeas sempre ovadas,crias a crescer a bom ritmo e de repente zaz, colonia á vida em pocos dias sem alteraçoes na alimentaçao ou manutençao

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Luis olha que a situação das mudas ainda acontece e com frequência, apenas não se colocam os posts por já haver info antiga nos foruns alertar.

Ao nivel do Sulawesi, acredito e vi eu próprio acontecer em aquarios de amigos, que há um parasita que pode originar morte dos mesmos quando das mudas, da mesma maneira que podes ter uma colonia resistente e que co-habita com esse parasita, mas numa mudança para um novo aquário, os restantes camãrões podem não estar "vacinados" para co-habitar com esse parasita.

Com alguns tratamentos, conseguiu-se recuperar alguns camarões e anular as mortes diárias, mas de x em x tempo, lá tens tu que reforçar novamente o tratamento porque volta a aparecer o parasita.

 

As mortes continuas parece para mim algo como um envenenamento continuado por não ser um "boom" exagerado de mortes num só dia, que normalmente se deve a alterações bruscas no aquário.

 

Ao nivel dos machos, noto que nas minhas colónias a % deles é sempre superior, o que na altura de acasalamento pode ser prejudical às femeas pela falta de descanço nas inúmeras tentativas de acasalamento dos machos. Um controle dessa % de machos pode ser uma ajuda às femeas.

 

Quantos aos Six Banded, é como nos CRS há que encontrar o "ideal" das condições para eles ou na fase de transição para juvenil a % de sucesso é minima ou nenhuma ....

 

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

desculpem la o off topic ... mas tb nao é assim tao off topic.

as mortes subditas dos sulawesi sao de facto um pesadelo. ( excepto os ensifera, parece que so morrem quando fervidos junto com as pedras e troncos ... )

 

joao - essa teoria do parasita, ate é possivel, ... que sintomas visiveis ou de comportamento apresentam os camaroes com esse parasita ?

 

ja agora que tratamento é esse ?

 

um controle de machos ... acho pouco provavel, a maioria dos camaroes que tenho é frequente haver mais machos do que femeas, se fosse esse o caso morriam so machos.

ou ja tinham evoluido para morrerem logo apos a idade de reproduçao enquanto as femeas teriam uma longevidade maior.faria mais sentido como controle de machos.

ou tinham evoluido para haver um maior numero de femeas.

e seguindo a ideia de excesso de machos a chatear as femeas, terias mortes de femeas ( exaustas ) seguida da morte de machos ?? entao como se explica a morte de juvenis ?

 

e se estas mortes acontecem em estado selvagem, ja se teriam extinto, porque estas mortes nao escolhem sexo nem idade ... vai tudo a eito e raramente há sobreviventes.( esta parte é mesmo de experiencia propria )

 

estas mortes nao sao de todo, algum tipo de selecçao natural. para mim, alguma coisa nos escapa ...

 

eu tive cardinais, arlequins, spinatas, six banded , ... tiveram todos o mesmo destino, uma onda de mortes repentinas, ate ao ultimo.

excepto os ensifera ... as vezes começo a duvidar se os ensifera sao de facto do sulawesi ...

 

digo eu ... ?!

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fica aqui uma sugestao para continuar esta conversa da " morte subdita" dos sulawesi, sem estar a encher este topico.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192909

 

abraço

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

ponto prévio: obrigado pelo tempo que vão dedicando a este tema. Seja aqui ou no novo tópico (onde hei-de postar tb!)

 

São neste momento 03:16.

Acabo de comer qq coisa e estou prontinho para ir dormir.

Passei o serão - após o jogo, pois claro - a fazer uma absoluta remodelação neste aquário.

Mandei para trás das costas toda e qualquer preocupação estética e tirei as valisnérias, alguma rocha vulcânica e a madeira.

Coloquei alguns seixos rolados pretos que aqui tinha (tivesse eu trazido mais do Alentejo... ai, ai... :confused4:) e vou colocar mais pedras de xisto, anúbias e cladophoras. Também coloquei duas pedras difusoras de ar mas ainda tenho de arranjar forma de conseguir que a bomba funcione sem grande barulho de vibrações.

Mudei o termo de um 100W para um 125W Jaeger.

 

Em suma, dei cabo de um layout que até estava bonito mas é algo assumido!

 

Vai também entrar nova colónia de cardinais. Ou vai ou racha!

 

Amanhã, depois de "pronto", coloco fotos.

 

Ah, continuo a ter três cardinais e três six banded blue bees.

 

Wish me luck!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem,

 

com uma valente dor de cabeça e com os rins partidos ao meio depois de tanto trabalho... aqui estou para registar a entrada de cerca de uma quinzena de cardinais provenientes do nosso companheiro de forum, Lithean.

 

Chegaram todos bem e ja se encontram dentro do 'novo' aquário.

Vamos ver se a coisa vinga...

 

Por agora aqui fica somente uma foto geral e uma que se aproveitou das dezenas que tirei com a minha Panasonic compacta, a qual não consegue fazer milagres com estes pequenos amiguinhos. O resto das fotos foi para o lixo.

Como não tenho aki em casa a minha Nikon SLR, por hoje não consigo colocar mais imgs.

Como podem ver, passaram a existir muitos mais locais onde eles se podem esconder.

 

P1020408.jpg

P1020440.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

acho o layout excelente para os sulawesi.

eu tambem espalho xisto pelo fundo, sao optimas para o crescimento de algas.

 

o aqua esta optimo !!!

 

boa sorte com os novos residentes ! :pompomgirl:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falavas no layout até pensei que tivesses fechado os olhos e mandaste as pedras la para dentro, ate que esta bem agradável á vista so nao gosto mesmo do contraste das pedras pretas para as vulcanicas, mas isso que se lixe o que interessa é que daqui a uns meses vais estar aqui a dizer que vais ter de dar cabo dos rins outra vez para montares um aqua maior por ja teres mais camaroes que água....... boa sorte com isso

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Labutes77!

No meu caso tenho 13W de luz. Quantos tens no teu?

Confesso que gostaria de dominar bem a 'arte de criar algas' mas, num aqua sem fertilização, só o conseguiria abusando na quantidade de comida que lá for metendo...

 

Obrigado Carlos!

Ainda estou a pensar como faço para meter a bombar de ar a funcionar sem barulho mas por agora fica como está :)

 

Esta manhã tinha um juvenil morto mas nada de mais... se a coisa ficar por aqui.

A ver se logo à noite tiro fotos boas.

 

Já agora, eu vejo as pedras difusoras como elemento adicional de circulação de água.

O que pensam delas em aquas do sulawesi?

 

Tenho de ver é se compro uma caneta de TDS. Cheira-me que será um factor bem importante para estes amiguinhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu nao uso pedras difusoras , mas num aqua grande, acho que deve ser vantajoso.

 

eu tenho a flauta do meu filtro acima do nivel da agua e acrescentei furos ... por 2 razoes:

1- para "quebrar" a superficie da agua e evitar aquela pelicula de gordura á superficie.

2- desta forma a agua tem muito mais movimento, a agua quando sái da flauta obriga a agua da superficie (rica em oxigenio) ir ao fundo, e a do fundo (menos oxigenio) vir a superficie, facilitando as trocas gasosas.

 

com a agua a cair no agua consigo ver mini-bolhas de ar descerem quase ate ao fundo do aqua.

com os furos extras a agua perde pressao na saida, mas eu prefiro assim.

 

tenho o filtro com temporizador, nao esta ligado 24h. liga e desliga varias vezes ao dia/noite. a EDP nao precisa e os camaroes nao exigem ... lol.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais