Ajuda/Conselho...


conde07

Recommended Posts

:animal_fish: Olá a todos... quero desde ja congratular todos vós que fazem deste Forum algo de estraordinário,Parabens...

 

visto ser um grande maçarico,quer em aquariofilia gostaria do vosso auxilio... eu comprei um aquario da Aquapor,modelo Sirium com as seguintes medidas. 100x30x40.(ja sei que é fraquinho,mas ja esta comprado,agora,paciencia...)todo contente e ancioso p começar os preparativos p meter o aqua a ciclar o quanto antes para poder fazer uma transfega de peixes que tenho num outro de 50cms, ao chegar a casa deparo que o aquario novo nao estava no sitio que eu tinha deichado (o mais abrigado possivel p nao levar com luz solar directamente),e perguntei a minha maria... "olha lá,o aquario anda sosinho?!?!" e ela angelicalmente respondeu... Nao fui eu que o mudei práli pq ali fica melhor... como devem calcular aquilo tem algum peso...

Resultado...quando vou meter o substrato la dentro reparo que a "trave"que o aqua tem a meio transversalmente,tinha um dos apoios partidos,ou seja,não esta a fazer nada... a minha duvida é,será que o aqua aguenta a pressão da agua sem a dita "trava",visto o vidro do mesmo SÓ ter 5mm?!?! nao sei como conseguirei arranjar aquilo...

 

Agradeço desde ja as vossas respostas afim de poder disfrutar o mais rapido possivel do meu novo resort aquatico...

 

Obrigado... :animal_fish:

 

Pedro Marques.

(Lx./Seixal)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá conde07,

 

o uso de vidros de 5mm só é seguro quando o aquário que não possui travas apresenta litragem em torno de 100L. Como o seu aquário possui 120L, creio que as travas sejam essenciais. Aconselho-te a levar o aquário na loja de aquarismo de sua confiança ou vidraçaria, e pedir que retirem a trava quebrada e que coloquem travas francesas superiores e inferiores, pois além de serem muito mais seguras, são esteticamente melhores. Mesmo que isto seja sutilmente exagerado, poderás dormir tranquilo à noite.

 

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

 

Edit: correção gramatial.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta meter uma fotografia, para se tentar ver alguma solução.

 

Ola Alvarenga,Alem de nao perceber nada de aquariofilia,tb nao sei meter aqui fotos,alem de que neste momento nao tenho maq.p tirar as fotos...assim que for possivel espeto aqui umas fotos,

Obrigado p ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá conde07,

 

o uso de vidros de 5mm só é seguro quando o aquário que não possui travas apresenta litragem em torno de 100L. Como o seu aquário possui 120L, creio que as travas sejam essenciais. Aconselho-te a levar o aquário na loja de aquarismo de sua confiança ou vidraçaria, e pedir que retirem a trava quebrada e que coloquem travas francesas superiores e inferiores, pois além de serem muito mais seguras, são esteticamente melhores. Mesmo que isto seja sutilmente exagerado, poderás dormir tranquilo à noite.

 

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

 

Edit: correção gramatial.

 

smylleAndre,obrigado p teu esclarecimento,mas é assim,p medidas do meu aqua,de facto o valor Bruto da capacidade é de 120L,mas o aquario alem de ter uns 6 ou 7cm´s de substracto,nc será cheio ate acima,ou seja em relacao a altura de agua,irei utilizar uns 36 ou 37cms,(parece-me que isto é o meu sub-consciente a querer que alguem diga para eu encher o aqua...lolol)desculpa ser tão "chato",mesmo nao enchendo ate acima achas que devo de mandar colocar as tais travas Francesas.?!?!

 

Mt Obrigado p ajuda... ;)

Editado por conde07
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias sempre levar à loja e dizer que veio assim :mrgreen:

 

Podes experimentar sempre colocar silicone próprio no lado que partiu...

 

Crush,

 

posso estar enganado, mas até onde eu sei, este fórum se destina a conversas e conselhos sobre aquarismo, e não sobre como enganar lojas de aquarismo para evitar gastar dinheiro. Além, disto, a trava não iria executar seu papel adequado a partir do momento em que ela se parte e é colada com silicone, pois o silicone se encontraria entre as partes da trava, ou seja, ela talves segure o peso, mas não distribuirá as forças tencionadas da mesma forma que uma trava intacta.

 

smylleAndre,obrigado p teu esclarecimento,mas é assim,p medidas do meu aqua,de facto o valor Bruto da capacidade é de 120L,mas o aquario alem de ter uns 6 ou 7cm´s de substracto,nc será cheio ate acima,ou seja em relacao a altura de agua,irei utilizar uns 36 ou 37cms,(parece-me que isto é o meu sub-consciente a querer que alguem diga para eu encher o aqua...lolol)desculpa ser tão "chato",mesmo nao enchendo ate acima achas que devo de mandar colocar as tais travas Francesas.?!?!

 

Mt Obrigado p ajuda... ;)

 

conde07,

 

já que o seu vidro é sutilmente mais fino do que o recomendado, podes utilizar travas mais simples, é claro, mas não vou falar delas, pois meu conhecimento acerca de travas se limita às francesas... Mas segue meu conselho de utilizar francesas superiores e inferiores, pois, além da altura da água, existem alguns outros fatores que tencionam força contra o vidro, por exemplo: caso alguem bata no móvel do aquário, e, como já disse, as francesas são mais seguras, pois destribuem melhor as forças e sustentam bem o peso (além de serem estéticamente mais "agradaveis").

 

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julguei que o smile irónico no fim da frase explicasse o sentido da minha frase...Pelos vistos não...Julguei também que com uma sugestão (que pensava) válida a seguir também desse a entender o sentido da primeira frase...Pelos vistos não...

 

Por isso peço desculpa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é meus amigos... andei a procurar algo que "colasse"a dita peçinha onde a psudo "trava" que liga o aqua de um lado ao outro e penso ter conseguido... utilizei uma cola de cianocrilato P1,da marca Pecol(passe a publicidade),e de facto ao fim de uns 2 ou 3 minutos de aplicação,tentei ver a consistencia da peça colada e pareceu-me bem,aguardei mais alguns minutos,e eis que aquando a colocaçao da "trava",ate fez o mesmo "click" que fez do lado que nao tinha a tal peçinha partida,resultado... fui buscar a mangueira e toca de encher o aqua...so tenho o substracto,ainda andei a procura de alguma loja que tivesse um tronquito/raiz ,mas nao encontrei nada de que gostasse...

 

O ciclo começou,agora resta-me aguardar...

 

Quero agradeçer a todos quantos me ajudaram,e garantir-vos que vou andar por aqui a chatear-vos,pois ainda tenho mt a apreder com vcs...

 

Abraços... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem,cá estou eu de novo...

 

Aproveito para vos dar a conhecer o meu aqua. (e desculpem alguma "calinada"da minha parte)

 

 

Aquario: Aquapor Sirium; 100x30x40

 

Termostato: Hidem,HT-620/200w

 

Filtro: Interno-Aquapor,AQ.1000 (1000L/H)

 

Bomba de ar: ?!?! (aquando a "transfega dos peixes do meu aqua de 50cms,a bomba passa p o aqua novo)

 

Substrato: JBL-MANADO (+/- 18L)

 

Iluminação: 1Lâmpada Aquapor, F21 T5, Sun Lux-10.000k

 

Layout: NADA... :( (procurei um tronco/raiz,mas nao encontrei nenhum minimamente giro)

(se alguma alma caridosa tiver algo que me possa ajudar,agradeço)

 

Fauna: (nao sei bem ainda,conto com a vossa ajuda p isso)/ irei meter os que ja tenho no aqua +pequeno;

escalar(pequeno),limpa vidros,corydora,casal de mollys e seus 2 alevins). o resto terão que me orientar...

 

Flora: obrigatoriamente plantas de facil manutencao e pouco exigentes(n tenho luz e nao percebo nada disto)

 

 

 

Agradeço os vossos comentarios,afim de tentar fazer o melhor possivel,e aumentar os poucos conhecimentos que tenho...

 

 

Abraço.

 

Pedro Marques.

 

(Lisboa/Seixal)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá conde07,

 

Fico feliz que tenha conseguido resolver o problema referente a trava. Na sua dúvida pela iluminação, basicamente deve-se saber que o mais indicado é utilizar 0,5w para cada 1L do seu aquário, ou seja, sua iluminação deve ser composta de 24w (visto que seu aquário possui 120L). Não poderei dar informações acerca de tipos de lampadas especiais, pois sempre utilizei de lampadas fluorescentes comuns e nunca tive nenhum problema, logo deverás pesquisar acerca de lampadas especiais e tipos de lampadas aqui no fórum.

 

Gostaria de fazer alguns comentários acerca da sua fauna: escalares, limpa-vidros e corydoras são peixes que vivem melhor quando em cardumes (no caso do escalar, em casal). Escalares e Mollys são peixes um pouco incompativeis, visto que escalares (principalmente quando sozinho) costumam ser beliscadores e os Mollys são peixes mais lerdos...

 

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos,alguem me pode esplicar qual a maneira de eu conseguir encontar aqui no forum alguem que tenha algumas plantas e eventualmente algum tronco para dar ou vender a preços mais "simpaticos"...?!?! Mao consigo encontrar a secção onde provavelmente exestira o que procuro...

 

Obrigao.

 

Pedro Marques

 

(Lisboa/Seixal)

Editado por conde07
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conde07,

 

Este é o sitio de Vendas e Trocas, onde são anunciadas vendas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=174

 

Este é o sitio de Procura, onde você anuncia o que quer comprar e aguarda por respostas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=46

 

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conde07,

 

Este é o sitio de Vendas e Trocas, onde são anunciadas vendas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=174

 

Este é o sitio de Procura, onde você anuncia o que quer comprar e aguarda por respostas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=46

 

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

 

Muito Obrigado. Vou la dar uma espreitadela... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pois é... finalmente tenho novidades.

 

encontrei um tronco de que gosto(esta a fazer uma especie de caverna p os peixes)

 

meti a coridora que tinha no aqua de 50cm,no aqua novo e juntei-lhe um companheiro/a?!?! (anda sempre juntos na ramboia)lololol

 

visto as coridoras estarem a adaptarem-se tao bem ao aquario,arrisquei e meti o meu escalar na sua nova residencia(o malandro adora a "gruta"...

 

vou tentar espetar aqui algumas fotos que tirei com o telemovel,agradeço as vossas sugestoes e opinioes...

(ainda tenho que organizar melhor a disposicao das plantas que tenho,e tenciono alem de enriquecer a fauna,colocar uns bocados de musgo agarrados ao tronco,penso que ira ficar bonito)

 

Obrigado a todos... :happy:

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.