1º Aquário


kAoZ

Recommended Posts

Muitas novidades por aqui.

 

- Decidi aceitar a proposta da maioria dos users e aumentar a massa vegetal. Aproveitando a boa vontade de alguns users e bons preços daqui do forum na proxima semana será adicionado ao lay out:

 

Flora

rotala rontundofilia

Hygrophila Polysperma sunset

Hygrophila Polysperma

Heteranthera Zosterifolia

Ludwigia repens 'Rubin

Ludwigia repens

Egeria Naja

Proserpinaca palustris

cabomba furcata

blixia japonica

Limnophila aromatica ( a existente inicialmente desapareceu por completo)

Myriophyllum

 

 

Fauna

 

Neocaridina heteropoda var. red

Otocinclus mariae

planorbis corneus

anentome helena ( posteriormente)

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 96
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

setup actualizado ( 10/08/2011)

 

Aquário

80x40x40

 

Iluminação

CALHA 4X28W T5 HO 60CM 10000k

 

Substrato e Aditivos

Tropica Plant Substrat

Aquarium substrate sand Extra White

Dupla Ground

Ada Special Shade

 

 

Filtragem

JBL CRISTAL PROFI E1501 GREEN

 

Plantas

Cryptocoryne costata

Hygrophila difformis

Limnophila sessiflora

Limnophila aromatica

STAUROGYNE REPENS

rotala rontundofilia

Hygrophila Polysperma sunset

Hygrophila Polysperma

Heteranthera Zosterifolia

Ludwigia repens 'Rubin

Ludwigia repens

Egeria Naja

Proserpinaca palustris

cabomba furcata

blixia japonica

Myriophyllum

 

 

 

 

 

Hardscape

Red Moor

dragon stone

 

 

 

Fauna

 

Neocaridina heteropoda var. red ( 8 esp.)

Boraras Maculatus (15 esp.)

planorbis corneus

Boraras uruphtalmoides ( 25 esp.)

Caramujo Physa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quero agradecer aos users brunobastos e Jmoreno aos quais adquiri plantas do novo setup, pela disponibilidade mostrada , rapidez e preço justo, e principalmente qualidade de flora espero manter a flora com a mesma saude com que me foi entregue muito obrigado aos 2.

 

Ao Robin Tiago que mostrou ser um verdadeiro Robin hood, ofereceu uma quantidade de planorbis absurda mais flora e paguei praticamente os portes de envio , mostrou o verdadeiro espirito do forum de ajudar pelo espirito de ajuda passando o lado financeiro para segundo plano, a ele um muito muito obrigado e ca estarei para o que for preciso.

 

Ao KupraR que ofereceu os red cherry, uma quantidade absurda de Myrio ( Myrio verde Myrio verde , ai a sombra do myrio verde lala la lalala) ofereceu fertilizante ADA, Physas enfim é o meu mecenas pessoal que tanto tem dado em troca de nada e mais sabias indicaçoes na hora de escolher rumos...

 

Por fim a quem segue o topico e me vai ajudando, espero mais ajuda pra levar o projecto a bom porto... relembro que è o primeiro aquario e que nao tenho nenhuma experiencia seria na area

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

09082011293.jpg

 

São plantas tão diversificadas que seria quase impossivel , pelo menos para a minha experiencia em aquariofilia que é zero, conseguir um layout harmoniosos, como tal .... não esperem milagres.... tudo ao molho e logo se ve....

 

 

10082011308.jpg

 

09082011300.jpg

 

09082011302.jpg

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

com tanta planta a única dificuldade que vais ter é em escolher quais as plantas com que vais ficar.

tens tudo para correr bem, excepto a possibilidade de se misturarem os inertes que tens.

no final secalhar, vais acabar por colocar mais do substrato castanho por cima do branco.

mas como dizia o outro, prognostico só no final do jogo.

vou ficar à espera dos desenvolvimentos.

se puderes mostra os pormenores da plantação.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

Aumentei a luminosidade do aquario para a totalidade da calha, algas nem as vejo, as pedras foram limpas quase na totalidade pelos planorbis.

 

as plantas no geral parecem saudaveis e em crescimento.

 

Tenho perdido muitas boraras porque elas SALTAM para fora do aquario :(

 

Robin a divisao de substratos esta toda plantada com staurogyne , quando estes crescerem o quanto baste existira uma divisao fisica de substrato e poderei ter areia branca de novo limpa. Quanto ao resto é como se ve :D uma salada.

 

 

Alguem ja experimentou profito easylife? vou iniciar fertilizaçao de profito quando este special shade terminar

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo :smile2: que feio que isso está :tongue: ehehehe

não é por nada mas acho que tens um problema por resolver aí, essa calha toda xpto está segura por arames, eu se fosse a ti ia pensando numa maneira de segurares isso, seja suspendendo ao tecto ou com uns L agarrados ao móvel ou outra qualquer.

Quanto aos teus amigos saltitões, se calhar agora de verão arranjavas uma rede de mosquiteiro ou parecido e punhas a fechar a saida, depois no inverno arranjas um tampo em vidro, o que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Antonio, do que te foste lembrar :D

 

quando iniciei a montagem contactei o ramirezi para suspender a calha, não obtive na altura resposta e entretanto foi tudo chegando e eu sem maneira de por calha... entao agarrei em 2 pedaços de madeira e com uma serra e imaginação coloquei a calha, mas sim precisava de alguma altura... tens alguma sugestao?? a tampa que construiste para o teu estava genial

 

quanto a rede ou vidro a minha esposa a maior exigencia dela era o aquario ter tampa. por isso andei a procura de kitts, mas ficava muito mais barato fazer aquario á medida e acabei por fazer assim...

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vamos por partes:

 

A calha

Ou arranjas aqueles kits de suspensão ao tecto ou aqueles suportes para móvel em L(mas terás que fixa-los lateralmente).

 

Edit: entretanto descobri estes suportes do epedlou http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=183443&pid=1063791&st=0entry1063791

 

O tampo em vidro

A solução mais simples era comprares um vidro maior que o aquário e simplesmente assentares por cima, com os cantos cortados para passagem dos cabos/tubos e com um abertura à frente para passagem de comida mas não é nada prático.

 

Aqui o que eu tenho é as tampas de vidro dos aquários da scalare

Tem 2 vidros que correm dentro de um perfil de plástico que é sustentado por 2 travamentos colados aos vidros da frente/traseira.

 

Dúvidas?

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

perdes muita luminosidade com a tampa??

 

 

Há vantagens e desvantagens na utilização de uma tampa... Essa é uma das desvantagens e a perda de luminosidade e a dificuldade das trocas gasosas entre a coluna de agua e a de ar. Vantagens apenas se tiver peixes que tem antecedentes de saltar do aquário, a tampa também impede muito mais evaporação, ou seja, o nível de agua desce muito mais lentamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da parte das vantagens também o facto de haver menos perdas de calor, sobretudo no inverno, dai menor consumo energético (ainda por cima agora com o iva a 23% :bad-words: )

 

a dificuldade das trocas gasosas entre a coluna de agua e a de ar.

Porque? Desde que haja movimentação de agua à superfície há trocas gasosas, a não ser que te refiras à não renovação do ar, o que acontecerá sempre pelos cantos onde passam os tubos/fios.

Quanto ao resto completamente de acordo. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Porque? Desde que haja movimentação de agua à superfície há trocas gasosas, a não ser que te refiras à não renovação do ar, o que acontecerá sempre pelos cantos onde passam os tubos/fios.

Quanto ao resto completamente de acordo. :thumbup3:

 

Sim era isso mesmo... A renovação do ar há sempre mas com a tampa é sempre menos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que sugiro em relação ao vidro é fazeres um à medida do aquário, com as calhas de correr que o Brancamane para reduzires a perda de iluminação, pedes para fazer os cortes à medida da calha(como se o vidro fosse em U).

o que podes precisar para colocares as callhas de correr são uns pedaços de vidro, para colocar por baixo da calha e fortalecer a calha de correr o vidro.

parece que apesar de a calha não estar mais alta a distribuição da luz é uniforme, mas isso é só parecer!!!

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

Depois de ver varias opçoes decidi fazer o seguinte por ser mais barato e rapido num futuro proximo gostei do misto entre a ideia do robin e a do branca, tenho de pensar bem no assunto

 

~

Para ja vou fazer o seguinte

 

Calha.jpg

 

 

comprar estes apoios pretos (9.90eur) que ficaram apoiados nas traves de madeira elevando a calha uns 10-15cm do nivel da agua.

 

 

 

 

A flora esta toda saudaval e em franco crescimento excepto a blixia que nao me parece que va durar

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A flora vai bem e agora falta aguardar calmamente o crescimento para atraves de uma poda cuidada modelar o lay out.

 

Enquanto e não gostaria de adquirir uma especie para fazer criação que obedeça a estes criterios:

 

- Não quero usar qqr tipo de acessorio ou modificaçao no aquario, reproduçao sem qqr tipo de intervençao humana, mesmo que isso signifique que em x alevins so sobrevivam y ( lei da natureza)

 

- especies pacificas compativeis com boraras

 

- Peixes de tamanho reduzido quanto mais reduzido melhor.

 

Sugestões??????

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma das hipóteses são os barbos tigre, é uma espécie de tamanho reduzido (+/- 8cm) e forma cardumes muito agradáveis de apreciar. Quanto á reprodução le o link que te vou fornecer já é uma ajuda.

 

Reprodução barbos tigre

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Lupper , gostei da sugestão parece interessante :D

 

mas desejava mesmo fauna pequena, repara que as boraras nao crescem mais de 2,5cm, nao queria andar longe desta medida, 8 cm apesar de reconhecer que não é de todo um exagero mas é mais do que procuro de momento

 

Alem disso pelo que li eles atacam as boraras pelo que se torna incompativel

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses pés para a calha parecem-me muito porreiros :thumbup3:

tens que pensar é em como tapar a saída para evitar mais saltos suicidas.

Fauna: Iriatherina werneri ou Pseudomugil gertrudae?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o mais pequeno que tenho são estes danios margaritatuslink Danio margaritatus

são bonitos e andam em cardume, mas são muito timidos, andam sempre escondidos, pensa no assunto.

tambem criam se tiverem hipoteses.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brancaman eu adoro esses peixes, sao muito comportamentais, um pouco grandes para o pretendido, mas lindissimos. a sua reprodução não acontece assim tao facilmente como pretendo e necessita de muita intervençao em cativeiro

 

robin ja tive um cardume de galaxys num nano e nunca consegui reprodução, apesar de no papel estes serem das dimensoes pretendidas :D

 

 

 

 

estou inclinado para guppys, mas a femea chega a 6cm o que ja é muito......

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os guppy são bonitos e grandes, mas o principal inconveniente, pode ser mesmo a reprodução, pois podem sobrelotar o aquário duma só vez.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D

 

Tiago tu como criador sabes bem melhor que eu :D

 

o unico contra que tenho é o tamanho exagerado dos guppys para os meus padroes claro, o que tenciono fazer é o seguinte, a tua opiniao como criador experiente é muito importante para mim.

 

Devido ao tamanho do aquario , area vegetal que possuo e ao tamanho da boca das minhas boraras a taxa de reprodução efectiva deve ser elevada.

 

O meu objectivo é manter apenas 1 macho e 2 femeas no aquario, todos os restantes serao oferecidos aqui no forum, migraram para o aquario dos meus pais e para o aquario que montei num lar de idosos, onde os velhinhos devem adorar ver uns peixes tao coloridos.

 

Os peixes que vou manter serao sempre da geraçao mais recente para por um lado ter sempre mais pequenos, e por outro para tentar apurar a especie para as minhas tonalidades pretendidas

 

quarta feira vou a loja de animais aqui da zona nao tem grande coisa, a funcionaria nao percebe nada de aquariofilia ou de peixes mas toda a loja de peixes tem cardinais e guppys :D conforme o que tiver escolho os padroes de cor que eu mais gostar.

 

 

Se alguem encontrar ate la uma especie mais tentadora mudo de ideias :D

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

setup actualizado ( 27/08/2011)

Aquário

80x40x40

 

Iluminação

CALHA 4X28W T5 HO 60CM 10000k

Substrato e Aditivos

Tropica Plant Substrat

Aquarium substrate sand Extra White

Dupla Ground

Ada Special Shade

easy Life Profito

 

Filtragem

JBL CRISTAL PROFI E1501 GREEN

 

Plantas

Cryptocoryne costata

Hygrophila difformis

Limnophila sessiflora

Limnophila aromatica

STAUROGYNE REPENS

rotala rontundofilia

Hygrophila Polysperma sunset

Hygrophila Polysperma

Heteranthera Zosterifolia

Ludwigia repens 'Rubin

Ludwigia repens

Egeria Naja

Proserpinaca palustris

cabomba furcata

blixia japonica

Myriophyllum

 

 

 

 

 

Hardscape

Red Moor

dragon stone

 

 

 

Fauna

 

Neocaridina heteropoda var. red

Boraras Maculatus

planorbis corneus

Boraras uruphtalmoides

Caramujo Physa

anentome helena

poecilia reticulata

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar mudar de CALHA 4X28W T5 HO 60CM 10000k para uma pll 2x55W ( 6500k e 8000k)

 

Pessoal entendido, acham que lucro com a troca?

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

à falta de pessoal mais entendido posso dar a minha opinião?

Aqui vai: eu ficava com a calha que tens, arranjava era lampâdas com diversos espectros entre 4200 e 10000K. No caso de mudares fala comigo que eu fico com essa calha, a pagar em suaves prestações :angelic008:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.