Que plantas são estas?


CarlPower

Recommended Posts

Boas noites

ando a pesquisar plantas de baixa manutençao, que não requiram co2, não vou pôr substrato, vou pôr pastilhas na raíz das plantas (uma vez que vou pôr kribs) e pouca luz vou colocar a calha de origem do aquario que só tem uma lâmpada de 18w para cerca de 90l de água. Já tenho a minha decisão mais menos tomada mas vi a foto de um aquario que esta na net. eu sei que este provavelmente requere outro nível de exigência da que eu quero no meu aquario mas gostaria de saber o nome das três plantas que assinalei.. O musgo será de java? e as outras duas plantas? Está excelente... é que eu acabei de comprar um tronco quase igual dava para colocar estas 3 plantas... não sei é os seus nomes e níveis de exigência...

 

img2158vz.jpg

 

Obrig

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sendo eu um expert no que diz respeito à identificação de espécies de plantas, mas aqui vai:

- a da esquerda é musgo (não consigo definir concretamente que tipo de musgo pela fotografia mas parece-me que as suas pontas não se desenvolvem de forma a criar um padrão específico, o que pode indicar que se trata mesmo de musgo de Java (Vesicularia dubyana);

- a de cima à partida pelas folhas até me parecia um tipo de Echinodorus (espécie que tem muitas variedades), mas para estar plantada sobre o tronco (a Echinodorus tem que ter as raízes enterradas no substrato) é sem dúvida um feto de Java (Microsorum pteropus ou outra variante similar dentro da família dos fetos);

- quanto à última, que se parece desenvolver na vertical, não tenho tantas certezas mas pelas folhas até diria tratar-se de um tipo de Anubia. No meu aquário tenho uma anubia nana (Anubias barteri var. nana) que, depois de já ter dado origem a vários risomas que já fui separando, começou a desenvolver um risona na vertical, ficando as suas folhas com uma disposição muito parecida com a imagem desse aquário. Possivelmente por eu a ter com condições de luz mais modestas ela tende a crescer para cima em vez de se desenvolver para os lados.

 

Resumindo, se os meus palpites estiverem correctos, tens aqui um conjunto de plantas de muito fácil manutenção, que se dão bem sem muita luz nem CO2, fertilização, e nem sequer precisam (nem podem) ser enterradas, portando não tirariam partido de um substrato fértil. E ainda por cima são tudo plantas que encontras com facilidade na maioria das lojas. Caso optes por elas tens aqui um belo conjunto de baixa manutenção que não te vai dar dores da cabeça nenhumas (falo por experiência própria pois tenho-as ou tive-as todas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queres dizer com risomas? São aquelas "raízes" que as anúbias ganham quando se agarram a pedras ou troncos? eu tenho uma anubia e devido a más condições de agua(talvez) cresceu na horizontal, ou seja está agarrada a uma pedra e ganhou "um corpo" que foi crescendo na horizontal e agarrado a esse "corpo" estao em baixo as raízes e em cima algumas folhas (não tem muitas devido a não fazer muita manutenção ao aquario e daí dizr que não tenho boas condições de água). Ou seja, posso separar uma anúbia e em cada parte deixo uma parte das folhas que estão entao agarradas ao tal corpo e este às raízes? A minha tem folhas nas pontas (ela está a crescer na horizontal) no meio do corpo não tem folhas. Separo-a e as duas partes que ficam com folhas agarro-as a um tronco e coloco-as na vertical como está mais menos na figura. Será isso?

 

Desculpem a linguagem, ainda me faltam muitos termos técnicos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O rizoma (escreve-se com "Z", erro meu) é a parte central da planta, semelhante a um "tronco", normalmente na horizontal e a partir do qual nascem as raízes que prendem a planta à decoração e as folhas, exactamente isso a que chamas de "corpo".

As anubias podem ser divididas através do corte do rizoma, desde que cada uma das secções tenha um número suficiente de folhas e raízes para sobreviver, uma vez que se trata de uma planta de crescimento lento.

A própria natureza da planta é crescer na horizontal, de forma a ocupar uma área maior, dando mais espaço para as suas folhas captarem a luz solar. Ao colocares o rizoma na vertical a planta passará por uma adaptação inicial em que terá que ir "rodando" as suas folhas para ficarem voltadas para cima, o que pode demorar ainda algum tempo.

Outro aspecto a ter atenção é que, normalmente, o rizoma estagna numa das pontas e só cresce na ponta oposta. Terias que garantir que a ponta que irá crescer ficará para cima.

Com o tempo é natural que a planta tenha tendência para se colocar na posição horizontal, desde que tenha algo para se agarrar nessa posição, mas isso demorará muito tempo até acontecer. Se o rizoma crescer 5cm num ano já deverá ser muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais