[DIY / How To] - Criacção de Mollies para Comunitários


Recommended Posts

Boas

 

A minha primeira experiência de reprodução correu maravilhosamente. Sou um tio babado e pensei que talvez colocar uma espécie de How-To para quem queira reproduzir Mollies tendo em vista a colocação num comunitário genérico, ou seja: água doce, 25ºC +/-, pH 7. Para mim chegar a estes valores foi o grande desafio.

 

Setup do Aquário:

20L

Areão (bem!) Lavado

10g de Sal de Aquário

pH: 7,8 (bastou juntar sal para atingir este valor)

Amónia:0

Nitritos: 0

Nitratos: 20mg/L

Temperatura: 27ºC

 

Filtro interno

Regulado para 100L/h (sensivelmente 1/4 da potência)

Matérias filtrantes (no sentido da filtragem)

- Esponja

- Lã

- Cerâmica (bolas, retirado de um aquário maduro)

- Cerâmica (cilindros, retirado de um aquário maduro)

 

Flora

Hygrophila difformis colocada de maneira a formar uma pequena floresta

 

Fauna

1 casal de Mollies

 

Considerações

 

Como as Mollies gostam de águas salobras, consultei um lojista para saber se isso iria interferir com a taxa de sucesso dos futuros alevins. Fiz mais umas perguntas aqui e ali e os casos de sucesso muito reduzido (90 a 95% de mortalidade), tinham tido como factor comum o facto da água ser doce. Os casos de sucesso superiores a 50% o factor comum era a água salobra e pH acima de 7.

 

A fêmea que comprei já estava grávida, por isso, ao fim de uns dias, juntamente com o stress do transporte e as diferenças quimicas entre a água salobra que eu tinha preparado e a água neutra do lojista acabou por dar à luz as crias e morrer no decurso do parto. O macho nunca se deu no aquário, por isso morreu também. Fiquei assim com o aquário apenas para os alevins e todo o foco concentrado aí.

 

Nasceram 23 alevins, um dos quais foi puxado para o filtro e morreu antes de eu me ter apercebido do parto.

 

Primeiros 15 Dias

 

Alimentação 3 a 4 vezes por dia com comida para alevins. Mudas de água diárias de 25%. Tratamento com anti-cloro em quantidades suficientes para os 5L trocados. Como estas mudas iriam baixar o nivel de sal da água e como não tinha forma de o medir, a cada semana dilui mais 10g de sal numa das mudas de água durante mais 2 semanas.

 

Até ao fim do primeiro mês

 

Alimentação 3 a 4 vezes por dia com comida para alevins. Mudas de água bi-diárias de 25%. Tratamento com anti-cloro. Durante este perído metade das mollies cresceram muito. Mais cedo ou mais tarde iria dar as mollies, que iriam quase certamente para aquários comunitários. Por isso e como a cadência de TPAs tinha sido reduzida, deixei de juntar sal, de modo a criar gradualmente um ambiente próximo da água doce com pH neutro.

 

Segundo Mês

 

Os bichos crescem... a quantidade de detritos e uma ligeira luminosidade solar matinal fez com que aparecessem uma grande quantidade de algas. Reparei que os alevins comiam a comida de alevins do costume e passavam muito tempo a comer nas plantas. Ao que pude apurar este comportamento é benéfico para as mollies dado que se estão a alimentar de algas nas plantas. Ora, mais comida, maiores peixes, maiores detritos. Reparei que o filtro estava a ficar entupido. Regulei o filtro para o máximo de potência, troquei a lã e limpei as esponjas.

 

Alimentação 2 vezes por dia, esporádicamente com dafnias congeladas. Reparei que isto provoca um aumento considerável de amónia, nitritos, etc, pelos motivos óbvios. Mudas de água semanais de 25%. Tratamento com anti-cloro. Limpeza semanal do filtro.

 

Desde então até agora

 

Das 23 que nasceram, ofereci 10 (que estão todas vivas e bem dispostas), morreram 4 e 1 desapareceu, penso eu porque foi sugada numa TPA. Tenho comigo as restantes 8 à espera de ganharem corpo para serem oferecidas. O único trabalho que me dão neste momento é a TPA semanal e uma valente poda quinzenal nas plantas que adoram este pequeno ecossistema. Tudo se mantém em relação ao setup original, excepto o sal (que neste momento deve ser perto 0g) e o pH que está em 7,2.

 

78% das mollies sobreviveram e este valor parece-me muito aceitável. Penso que o sucesso se deve ao sal, ao pH e à atenção constante que os alevins tiveram no primeiro mês.

 

Vou tentar outras criações, mas se alguém quiser criar mollies durante mais do que uma ninhada, tenha em atenção que as mollies podem ser criadas com uma taxa de sucesso inferior em pH7 sem sal na água. No entanto, a terceira geração será substancialmente mais fraca, mesmo que não exista consaguinidade. Se nessa terceira geração as condições voltarem a ser pH alto e sal na água, o ciclo recomeça por mais 3 gerações. No entanto, se as condições da água forem as ideais, as mollies são brilhantes, fortes e saudáveis sempre.

 

Desculpem o tamanho do testamento, espero que ajude quem quiser criar estes lindos animais.

 

Muito obrigado a todos os que responderam aos meus pedidos de ajuda durante este período, quer no forum, quer fora dele.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

3 a 4 semanas. Se ainda guardar a prendinha de um macho (ou mais) pode até estar já fertilizada e voltar a dar à luz sem presença de um macho.

 

Boa sorte! :wink:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá..Boas

Tenho um casalinho de molly e ao fim de alguns dias de os ter verifiquei que a menina tinha uma bolinha na barriga, fiquei entusiasmada mas não muito, não fosse prisão de ventre ou algo pior...já passaram cerca de 2 semanas e a menina continua de barriguinha cada vez mais cheia e já se vêm os olhinhos dos peixinhos (preto na barriga) ou será que li mal algures por ai????

A questão do tempo que dura a gestação já vi 2 a 3 semanas, mas agora pergunto eu...como não tenho a certeza de quando ela foi inseminada quando a devo por na maternidade????

Quanto ao sal na água não me atrevo pois tenho tbem espadas e acho que esta tbem está grávida..será que posso por????Tenho 4 guppys ainda bebes que me ofereceram que se calhar agradeceriam o sal, mas e os gatos?e os zebras????

Outra questão e desculpa o comprimento da mensagem será que posso por a espada e a molly na mesma maternidade???

Obrigada e respondam depressa senão não vou precisar de esclarecimentos né??? :P

Brigadão

Isa

:D :twisted::twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isa

 

Não sei responder à questão do sal no que toca aos outros peixes. Para ser honesto, só conheço salobridade para mollies mesmo... :D Existe peixes que simplesmente não toleram sal como as coridoras. O sal é importante para as mollies e uma boa aposta num aquário de reprodução de mollies. Num comunitário não me parece.

 

Em relação ao resto... eu nunca vi olhinhos na barriga de nenhuma femea. Tinha de ser uma femea e uns alevins bem grandes acho eu. :twisted: Mas a resposta sobre quando a deves pôr na maternidade, na minha opinião, nunca. É perferivel ter vegetação onde os alevins se possam esconder do que uma maternidade. Maternidades para uma femea guppy e mesmo assim eu não usaría.

 

Se te quiseres manter atenta, investe antes numa criadeira para teres os alevins afastados dos adultos e coloca lá os que salvares depois do parto. Parece-me bem melhor do que uma maternidade.

 

Boa sorte! :twisted:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Obrigada pela resposta, vou pesquisar na net para ver se encontro a resposta.

Quanto à criadeira não sei o que é mas vou ver se descubro, se até lá me poderes responder fico grata.

Xau e Obrigada

Isa :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Obrigada pela resposta, vou pesquisar na net para ver se encontro a resposta.

Quanto à criadeira não sei o que é mas vou ver se descubro, se até lá me poderes responder fico grata.

Xau e Obrigada

Isa :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Obrigada pela resposta, vou pesquisar na net para ver se encontro a resposta.

Quanto à criadeira não sei o que é mas vou ver se descubro, se até lá me poderes responder fico grata.

Xau e Obrigada

Isa :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Posso claro, pelo até adormecer em cima do teclado! :oops:

 

Primeiro, www.fishprofiles.com é onde vejo a info dos peixes. Talvez ajude sobre a salinidade.

 

Uma criadeira é uma armação em plástico revestida com uma malha de nylon (ou algo do género) que permite ter os alevins até estes terem um tamanho que não aguce o apetite dos restantes bichos. É fácil de encontrar numa loja de aquariofilia e é coisa barata.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Boas

Seguindo os teus conselhos fiz uma criadeira para a minha molly, ou seja um género de saco em rede fininha e meti-o dentro do aqua, é grandinha pelo que lá coloquei a molli e fiquei atenta, parece-me tranquila desde que a puz lá hoje de manhã.

No entanto há pouco puz-me a observar e vi o molli macho no fundo do aqua muito quieto, pensei...saudades????TRisteza????Que faço????Meti-o junto com a molly na rede, ficaram lindamente, nadando nadando e ele dando-lhe pancadinhas e ela a ele....?????É normal????

A minha questão é se ela começar a "dar à luz"..será que ele come os alevins???Ela não os come pois não???Pelo menos foi o que me ficou.

Em todo o caso estou a pensar tirá-lo na 2ª.se ela ainda não tiver tido os bebés.......

Vou ficar atenta, mas gostaria de saber a tua opinião enquanto entendido na matéria.

Obrigada

Isa :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais