Dúvidas para montagem de Aquario


Recommended Posts

Boa tarde a todos, gostaria de pedir ajuda a alguém mais experiente nestas andanças de DIY (faça você mesmo).

 

Quero montar um aquário com as medidas 120x50x60 e estava a pensar comprar o vidro com espessura de 10mm, pesquisei em alguns sites a espessura

 

aconselhada, alguns davam 10mm outros 12mm mas a verdade é que o preço do vidro com esta diferença de 2mm dispara, curioso também num desses sites de

 

calculo foi ver que o aquario com 60cm de altura pedia vidro 12mm, mas com 57cm de altura bastavam 10mm. O máximo que irei encher o aquário será até aos

 

55cm de altura, isto dá um volume de 330Lt. . Agora pergunto: Será que posso construilo com 10mm de espessura colocando 4 travas transversais em cima???

 

Ajudem-me sff para que possa começar a construilo.

 

Cump.

Editado por viveiros8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Vou dar a minha opinião e vale o que vale.

 

Tenho um aquário 120*60*55 construído em vidro normal de 12mm e cheio até aos 50cm já faz uma barriga de 2 a 3 mm na parte central. Em todos os sites e folhas de cálculo passa com factor de segurança acima do recomendado mas a barriga está lá! Acredito que o vidro tem capacidade para fazer essa flecha mas pondero colocar umas traves (amovíveis talvez) por descarga de consciência. Já está assim nas minhas mãos à 1 ano e já esteve cheio anteriormente até cima durante 2 anos, não estou preocupado.

 

No teu caso acho que o ideal seria 12mm sem traves ou se optares por 10mm trava-lo bem. Mas cada caso é um caso… O vidro não tem todo a mesma qualidade…

 

Um aquário com traves se for bem montado fica bonito na mesma, já me desagradou mais ver aquários com traves do que agora e em relação à segurança nem se fala.

 

Cumprimentos,

 

Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg. pelas respostas...acho que vou optar mesmo pelo vidro de 10mm e colocar umas travas. Já agora quanto às travas o que aconselham???

 

Travas francesas ou transversais...ou devo colocar os dois tipos???

 

Sendo o aquário montado com vidro de 10mm, as travas podem ser também de 10mm certo???

 

Aproveitando estar a falar das travas...no caso de colocar uma "armação" em cima em alumínio à volta do aquário será necessário na mesma as travas???

 

Desculpem as perguntas mas estou numa de fazer um projecto em condições para começar a construir daí querer ver as melhores opções se me puderem continuar

 

a ajudar... :smile2:

 

Obrigado

Editado por viveiros8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fica mais seguro com as francesas e com 2 transversais. Se fizeres a armação em cima em alumínio à volta do aquário em perfil L, ai em vez de meteres as traversais em vidro, podes meter antes as transversais em alumínio.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais Vitor Franco obrigado pela ajuda às minhas dúvidas e parabéns pelo Aqua. é fantástico, pretendo que o meu

 

fique com esse aspecto k até dá

 

gosto olhar...lol.

 

Vou ficar pelas travas francesas de 10mm e 8cm de largura com um recorte quadrangular de 4x4cm na travessa traseira para

 

passagem dos tubos e fios. O que achas da largura das travessas???

 

Quanto às transversais qual o número de travessas e a disposição que aconselhas???

 

Estava a pensar colocar para além das francesas 1 transversal no centro do aquário, esta tb com 10mm de espessura e 8cm

 

de largura...

 

Cumprimentos

 

Viveiros8

Editado por viveiros8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dsc. fiz alteração do post anterior pois tinha-me enganado mas vou seguir o teu conselho (a disposição que me deste), o

 

que achas da largura de 8cm das travessas ???

 

Ainda não tive tempo de ir à vidraria espero lá conseguir ir amanhã dp digo-te o orçamento que me darão.

 

Cumprimentos

Editado por viveiros8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na travessa francesa traseira não necessitas fazer nenhum corte, o vidro fica mais curto conforme vês na imagem, o da frente é que fica completo.

Para as travessas francesas basta que seja 5 cm.

Para as transversais ai sim é melhor fazer de 8 cm.

 

o resultado final fica como o do João Marques que podes ver aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=77583

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vítor Franco, hoje fui ao vidraceiro cá da zona pedir o orçamento e foi o seguinte:

 

2 vidros 120x60cm / 2 vidros 50x60cm / 1 vidro 120x52cm mais 1trava 110x5cm / 1trava 118x5cm / 2travas 50x8cm

 

Sem montagem 110€uros

 

Com montagem 190€uros

 

Nem sei se hei-de mandar fazer ou fazer-lo eu. Agora vou ver se consigo ir amanha ver o preço de duas cantoneiras em aço inox para aplicar no topo e na

 

base do aquário para decidir de uma vez por todas o que fazer em definitivo (cantoneiras e travas francesas ou travas francesas e transversais).

 

Se quiseres deixar a tua opinião em relação a este "dilema" lol será bem vindo visto que a cantoneira uma vez construida será

 

em aço inox e não aluminio como tinha dito anteriormente. :wacko:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Essas medidas de vidros não batem certo, sem estar aqui a fazer contas, vê-se logo que não contas-te com as folgas para o silicone.

 

A esse orçamento ainda falta juntar o preço de 2 tubos de silicone, álcool, fita para delimitar o silicone, fita adesiva para segurar os vidros. Caso não tenha uma pistola para aplicar o silicone é mais uma coisa para comprar.

 

Cheira-me que não tens qualquer experiência, nem mesmo com um aquário mais pequenito, certo?

 

A diferença são 80€ , atendendo ao que ainda te falta comprar e à falta de experiência, manda fazer.

 

Desculpa se te estou a desmoralizar, eu sei que as coisas feitas por nós tem o gosto especial, mas...

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vitor franco, tens razão realmente não tinha colocado as folgas para o silicone...

 

É assim o meu primeiro aquário foi montado por mim com uns vidros que estavam cá para casa arrumados, com as medidas 40x25x25cm era pequeno, para além

 

disso é verdade ñ tenho qualquer experiência...

 

Em relação aos materiais não seriam problema para mim pois já tenho tudo que é preciso mas tens razão, dada a diferença de preço vou mandar montar em vez

 

de o fazer.

 

Não me estás a desmoralizar, de modo algum, agradeço-te a atenção para as minhas dúvidas e a tua opinião pois não tenho experiência nenhuma e devemos

 

ouvir quem a tem.

 

E em relação ás cantoneiras, se fosse para ti e quisesses uma cena segura sem correr riscos...travas francesas, transversais, cantoneiras em aço inox ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro, não te fies muito na minha experiência, o que eu tenho é muitas horas de leitura em busca das melhores soluções, de salientar que a analise aos aquários feitos pelos fabricantes também é muito importante.

No total já fiz 12 aquários, 8 de 25 litros e 4 de 180 litros mas acabei sempre por optar sempre pela espessura de vidro de modo a não ser necessário qualquer travessa.

Em relação as cantoneiras aço inox, aqui já estamos a falar de uma estrutura superior para o aquário bastante robusta, neste caso não metia qualquer travessa em vidro, metia duas travessas em aço inox fixo à cantoneira. Acrescentava ainda uma cinta na parte inferior para dar um acabamento mais profissional.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vitor franco, há quantidade de aquas k já fizeste tens experiência k baste...

 

O que é a cinta para dar acabamento mais profissional de que falas ? desculpa mas ñ faço ideia...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exemplo: neste aquário, como os vidros tinham as arestas um bocado vivas, meti uma cantoneira em PVC preto para que não fosse algum dia cortar-me, para ficar com melhor acabamento resolvi meter em baixo também, acho que fica bem e tem a vantagem de esconder o silicone.

 

penicorinoco.JPG

 

No teu caso, seria uma cinta em aço inox igual à cantoneira que vais utilizar na parte superior.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais