Recommended Posts

Publicado

Estou a fazer uma aos meus discos , após pesquisar quantidades etc.

Comecei a notar uma guelra fechada num deles e estou a fazer Flagyl na comida, na proporção de um por cento, ou seja, um comprimido para 250g de comida.

Surgiu-me uma questão, quantas vezes é que os posso alimentar com a medicação por dia.

aguardo as vossas respostas.

Publicado:

so te tenho uma coisa a dizer...

curto e grosso : tas bem f........

parasitas de guelras n vais la com flagyl. metronidazol n os afecta.

podes tentar com tenilvet e ha possibilidade de cura. no caso de usares tenilvet, usa 1 comprimido apra 50 litros de agua, ou em casos mais graves 1 comprimido para 25 L . se optares pela segunda aconcelho-te que tenhas uma bomba de ar bem forte a dar ao maximo, pq em concentraçoes mais altas, e pela experiencia que tenho, o oxigenio e consumido n sei pq.. ha qq excipiente no tenilvet que causa isso. e eu tenho a certeza disso pq fiz a experiencia umas vezes e medi o oxigenio, e ha de facto consumo d oxigenio.

NUNCA uses TENILVET PLUS ou tudo oq ue seja a base de pranziquantel e que diga plus.

tens como hipotese tb o droncite.

apos tanta batalha com parasitas de guelras e ja ter quase os discus curados, acabei por encontrar um produto que tb n deve ser mau e que ate agora e o unico que diz na capa que trata dactirogilos ( parasitas das guelras ). chama-se sterazin e e da waterlife. n o exprimentei, pq agora ja esotu safo de parasitas com outro tratamento que fiz mais agressivo ( demasiado agressivo tv mas foi em desespero de causa ). de qq das formas trouxe uma garrafinha para desparasitar peixes novos num aqua de quarentena, e ate agora se n fez bem, mal tb n fez.

smflogo.gif
Publicado:

Olá,

Quanto tempo têm esses discus nesse aquário?

Aconselhava-te a esperares um pouco antes de partires para tratamentos.

Mais uma vez alerta-se para que não desatem a utilizar medicamentos. Verifica a temperatura da água, vai fazendo trocas parciais, verifica filtros quanto a caudal e limpem as massas dos mesmos, verifiquem como está o areão (detritos acumulados, etc) e acima de tudo evitem a a sobrepopulação de peixes.

Muitas vezes corrigindo um ou mais factores acima citados resolve o problema em poucos dias.

:wink:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

esqueci-me de referir isso...antes e começares a medicar verifica se serao mm parasitas...

os operculos fechados, a membrano dos operculos saida ( inchada ) coçarem-se na zona dos operculos, respiaçao ofegante.

no entanto se deixares chegar ao ponto da infestaçao ser grande, vai ser dificil trata-los, acredita. por isso faz o diagnostico o mais rapido possivel, pq ate pode n ser nada e escusas de o submeter a medicaçao.

smflogo.gif
Publicado:

Acho que me estava a precipitar.

Não tem uma respiração ofegante, nem anda a coçar-se, mas na terça feira passada quando cheguei ele estava mais escuro do que os outros e isso fez-me ficar em alerta, ainda não percebi porquê mas anda a levar bicadas dos outros, se calhar é por isso que anda mais fugido e mais escuro, de qualquer maneira, estou a fazer flagyl na comida a todos porque nunca tinham feito desde que chegaram cá a casa(mais ou menos um ano).

Hoje de manhã, a respiração devia estar mais acelerada por qualquer razão que desconheço e depois pareceu que abria mais um opérculo que outro.

Muito obrgado pela vossa pronta ajuda!

Fiquem bem!

Publicado:

boas.......

compra o droncit num veterenario tem a mesma quantidade de praziquantel e sai-te mais barato, é o que eu uso quando os meus estao com parasitas nas guelrras, e o tratamento é facil, metes um comprimido por cada 50l de agua repetes durante 4 dias depois esperas mais 4 dias e se eles continuarem fazes o mesmo tratamento..........

outro tratamento q eu faço que tambem resulta muito bem é com protozin, quando nao tenho o droncit faço um tratamento a protozin como se tivesse a combater fungos, e eles ficam logo bons...........

ps: nao sei se muita gente usa o protozin , mas garanto-te q resulta

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

pode n ser, mas fica atento que e provavel que sejam parasitas

smflogo.gif
Publicado:
estou a fazer flagyl na comida a todos porque nunca tinham feito desde que chegaram cá a casa(mais ou menos um ano)

Se estavam a comer bem e se não apresentam sinais da presença de parasitas acho que não seria necessário. No entanto a desparatização fará mal nenhum.

Os discus podem conviver perfeitamente com parasitas desde que essa mesma quantidade esteja minimamente controlada. Muitas das vezes pensamos que temos o aquário/discus desparazitados mas os parasitas "estão lá". No entanto, como a quantidade é pequena, não chegam a incomodar os peixes. :roll:

pareceu que abria mais um opérculo que outro

É normal já que a respiração é feita apenas "por um lado".

Continuo a achar que, antes de usares medicamentos, devias dar uma vista de olhos ao filtro e mangueiras (verificar o caudal, limpar mangueiras, etc), limpasses o areão e fizesses mais umas trocas de água. Experimenta também aumentar um pouco a temperatura.

Cumprimentos,

Nuno