devo começar a pôr co2 ?


joao paulo sousa

Recommended Posts

Boas

o meu aquario tem 120x40x50 com aproximadamente 200l uteis.

Plantas:

Anubias

Cryptocorines varias

Lotus

vallisneria nana

cabomba.

 

anivcatia139.jpg

 

anivcatia140.jpg

 

anivcatia141.jpg

 

uma vez que tenho algumas plantas, mas a maior parte delas são de crescimento lento, será que devo colocar co2?

tenho fertilizado com 5ml de flourish e com 5ml de flourish ecxel semanalmente. Tenho colocado também 10ml de potássio semanalmente.

as plantas pouco ou nada crescem, mas as algas principalmente as green spot, têm aparecido bastante.

Há dois dias 3 pés de vallisneria soltaram-se do areão e praticamente não têm raizes, porque será?

Editado por joao paulo sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquilo que gostava de saber é, tendo em conta o tipo de plantas que tenho, será que o co2 vai ser uma mais valia?

será que com a utilização do co2 o ph vai baixar muito?

será que com co2 aquelas malditas algas green spot vão desaparecer?

abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquilo que gostava de saber é, tendo em conta o tipo de plantas que tenho, será que o co2 vai ser uma mais valia?

Será sempre.

 

será que com a utilização do co2 o ph vai baixar muito?

Muito depende da quantidade de co2 que inserires e do efeito tampão da tua água.

 

será que com co2 aquelas malditas algas green spot vão desaparecer?

 

Só com a introdução de co2 não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha intenção de colocar o co2 é principalmente para que as plantas apresentem um melhor aspecto e vivacidade, aquilo que de momento não têm.

as cabombas são aquelas que melhor se apresentam, as valisnerias nada crescem algumas crypto. tem as folhas um pouco fechadas e na grande maioria nada se desenvolvem, não procuro que as plantas se desenvolvam a grande velocidade antes pelo contrario, apenas que fiquem melhores e cresçam aquilo que será tido como normal. isto tudo sem prejuízo dos peixes.

abraço

joão sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas joao

 

é assim,eu nunca tive nehum tipo de substrato,apenas tenho uma areia do rio.

tenho bastantes plantas e para elas apenas uso o co2 caseiro e tenho uma iluminaçao de 2x35w.

o resultado para mim é excelente,as plantas ate agora estao sempre com muito bom aspecto,saudaveis.

quanto ao ph baixar,no meu caso ainda baixou bastante,mas com o tempo.pois vai baixando muito lentamente,coisa k eu ate precisava porque a agua de minha casa sai com ph de 7,8 +- e agora,passado uns 4 meses tenho o ph a 6,4-6,5.

qunto as algas nao te vao desaparecer com o co2.

eu por acaso tenho umas algas k me crescem no musgo christmas,mas sao algas filamentosas e como so a um peixe k come isso e eu nao o quero meter no aqua,o k faço é de 4 em 4 dias +- vou tirando as algas a mao.

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu vou dar uma ajuda.

Se injectares CO2 as únicas plantas que vão tirar partido disso são as algas.

São plantas de crescimento lento que tens mas necessitam de nutrientes na mesma e por conseguinte necessitam de fosfatos.

Os pontos verdes são falta de fosforo no aquário, uma consequência, não confundir com falta de fosforo para as algas, as algas são menos limitadas do que as plantas perante carências de fosforo, ou seja, se limitares o fosforo a níveis muito baixos consegues limitar as algas mas as plantas não ficam limitadas mas antes paradas a espera da morte.

 

Não necessitas de todas as semanas de colocar potássio, basta de vez em quando mas não te esqueças do resto N e P

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

É natural e sinal de estabilidade no aqua haver algas verdes. Os peixes alimentam-se delas.

 

Quando 300 pessoas lêm o post e não te respondem quer dizer que fizes-te uma pergunta dificil e as fotos profissionais do teu aqua também são intimidatórias. (Se tens um aqua mais bonito que o meu, vou-te dar conselhos?!)

 

Uma vez que as plantas são de crescimento lento e não colocas CO2 só deves fertilizar 1/4 do que tiveres no frasco como recomendado e apenas nas TPAS. Quando acabares os fertilizantes liquidos, compra solidos em pastilha, colocas directamente na raiz da planta.

 

Os escalares tal como qualquer peixes de grande porte desenterram fácilmente plantas por "encontrão". Podes usar pedra, raizes ou barro com linha de pesca para a "fixação".

 

O co2 beneficia sempre qualquer aquário com plantas uma vez que a sua concentração na água é ZERO. No entanto é uma coisa cara que deves pensar bem antes de comprares uma vez que esse valor vai dar para muita planta.

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais