Fertilização


Linus

Recommended Posts

Boas! Tenho um aqua com as seguintes medidas: 50 X 24,5 X 25

Capacidade: aproximadamente 27 litros

Flora: Eleocharis parvula, 3 Fetos de Java e 2 Cryptocorynes (Narrow e Green)

Fauna: Neritina Natalensis (caracol) e 8 Néons

Substrato fértil: Tetra Complete Substrate + Sera FloreDepot

Substrato inerte: JBL manado

Iluminação: Lâmpada PL 18W - 6400K (10h-18h)

Data de montagem: 11 de abril

 

:?: Quando é que posso iniciar a fertilização líquida?

:?: Em termos de macros e micros como devo fazer?

:?: A E. parvula está a ter um progresso lento. Tem runners castanhos (mortos?) e outros verdes claros. O que está a acontecer? Conseguia melhores resultados com injecção de CO2?

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho que terás que pensar tb em termos de iluminação, 18 watts parece me pouco para 30 litros... E se vais puxar pelas plantas com co2 e fertilizantes tens que lhes dar luz para elas crescerem saudáveis.

Quanto ao resto, podes fertilizar com micros semanalmente após as tpas... Macros, se tens mta carga orgânica no aquáruio de modo a produzir nitratos e fosfatos, não será necessário macro nutrientes, mas tudo depende de como as plantas se estão a desenvolver.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que escolhi, nomeadamente, os fetos de java e as crypto são plantas de baixa manutenção. O objectivo é desenvolverem-se lentamente. Com uma iluminação de 0,6W/L não vou a fertilizar muito, senão aparecem algas.

Quantos aos macros, não sei se vou introduzir... Com 8 neons eles encarregavam-se de fornecer os nitratos e os fosfatos? Mas o potássio?

Nos micros tenho dúvidas na compra... Qual o melhor em termos de qualidade preço?

O que está a acontecer à E. parvula? Parece que os runners que plantei estão a apodrecer e estão a nascer outros mais verdinhos. É natural?

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que escolhi, nomeadamente, os fetos de java e as crypto são plantas de baixa manutenção. O objectivo é desenvolverem-se lentamente. Com uma iluminação de 0,6W/L não vou a fertilizar muito, senão aparecem algas.

Quantos aos macros, não sei se vou introduzir... Com 8 neons eles encarregavam-se de fornecer os nitratos e os fosfatos? Mas o potássio?

Nos micros tenho dúvidas na compra... Qual o melhor em termos de qualidade preço?

O que está a acontecer à E. parvula? Parece que os runners que plantei estão a apodrecer e estão a nascer outros mais verdinhos. É natural?

 

Como dizes serem de baixa manutenção, eu fertilizava só semanalmente... Eu utilizo o easy life profito e o seachem flourish, até agora tou satisfeito.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Easy life profito - Micronurientes?

 

Seachem flourish - Macronutrientes?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Easy life profito - Micronurientes?

 

Seachem flourish - Macronutrientes?

 

Ambos são de micros.

Para macros, tem que ser separadamente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto aos micronutrientes deves fertilizar com cuidado, se fertilizares só uma vez por semana podes ter um "boom" de algas, pois ficas com uma quantidade enorme de nutrientes na coluna de agua durante os primeiros dias, o que vai proporcionar às algas uma boa oportunidade de se instalarem. Aconselho te a fertilizar de dois em dois ou de três em três dias, normalmente as embalagens tem a explicar a quantidade a fertilizar por semana, basta dividires isso por sete e ficas com ideia de quanto podes fertilizar por dia, mas aconselho te a pores um bocadinho menos daquilo que é recomendado, e ires tomando atenção ao desenvolvimento das plantas e das algas. Não deves começar já porque tens estes nutrientes no substrato fértil.

 

Quanto aos macros, devias comprar o teste de nitratos e de fosfatos, para teres noção do que é que as plantas estão a consumir, do que é que esta a ser produzido pelos peixes e quanto é que introduzes em cada TPA (nitratos provavelmente 5ppm, isto relativamente a minha zona, e nada de fosfatos). Quanto ao potássio deves fertilizar separadamente, pois normalmente é sempre algo que falta na agua, e como não há teste para isso aconselho te a fertilizar, as quantidades como é um lowtech não tenho muita noção.

 

Penso que o CO2 não será essencial devido ao rácio que tens entre luz e litros, mas iria ajudar principalmente o tapete de parvula, mas é uma questão de tempo, tens de ir vendo como se estão a desenvolver as coisas, ainda esta muito no inicio. Penso que seja normal a parvula estar assim, ainda se esta a ambientar, se não melhorar é porque lhe falta qualquer coisa.

 

Tens aqui muita informação que te ajuda a compreender as plantas- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Pedro S., a ideia de fertilização que explicas é a mesma que eu tinha na ideia. Quero um crescimento da flora lento, ou seja, não quero apressar as coisas, apesar de ter cuidado e atenção em fornecer os nutrientes necessários. Sei que os factores Luz/CO2/Nutrientes estão interligados e isso é a base teórica de compreender um plantado.

 

Aconselho te a fertilizar de dois em dois ou de três em três dias, normalmente as embalagens tem a explicar a quantidade a fertilizar por semana, basta dividires isso por sete e ficas com ideia de quanto podes fertilizar por dia, mas aconselho te a pores um bocadinho menos daquilo que é recomendado

Obrigado pela dica

 

Não deves começar já porque tens estes nutrientes no substrato fértil.

Montei o aquário a 11 de Abril. Vou começar a fertilizar em Maio

 

Quanto aos macros, devias comprar o teste de nitratos e de fosfatos, para teres noção do que é que as plantas estão a consumir, do que é que esta a ser produzido pelos peixes e quanto é que introduzes em cada TPA

Para calcular a absorção dos Nitratos e Fosfatos... em que momentos devo medir? No primeiro dia após a TPA e no momento antes de fazer numa nova TPA? :bs_quesexclaim:

 

Quanto ao potássio deves fertilizar separadamente, pois normalmente é sempre algo que falta na agua, e como não há teste para isso aconselho te a fertilizar

Então o melhor e mais barato será fazer um fertilizante de Potássio DIY :thumbup3:

 

Penso que o CO2 não será essencial devido ao rácio que tens entre luz e litros, mas iria ajudar principalmente o tapete de parvula, mas é uma questão de tempo, tens de ir vendo como se estão a desenvolver as coisas, ainda esta muito no inicio. Penso que seja normal a parvula estar assim, ainda se esta a ambientar

Vamos ver o progresso. Com CO2 caseiro tenho um sistema que consigo controlar as bolhas. Estava pensar num débito de 1 bolha/4 segundos. Mas por ensquanto não vou utilizar CO2. Vou manter as coisas simples :eusathink:

 

PS: Actualização da fauna: 8 Neóns e 2 Caridinas Japónicas (Amano). A Neritina foi recambiada. Porquê? Muito util a limpar as algas do vidro (já não uso um limpador magnético há que tempos), mas o aqua tem muitos ovos. São daqueles ovos difíceis de retirar :confused4:

Nunca tinha comprado camarões e devo-vos dizer que é uma optima adição para um aqua! São muito engraçados banana rock

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não seja necessário começar a fertilizar com micros tão cedo, mas não conheço esses substratos férteis, não sei quanto tempo duram.

 

Para calculares quanto é que as plantas estão a consumir, é só medires os fosfatos e nitratos antes das luzes acenderem e quando as luzes se forem apagar. Por exemplo: se de manha tens 10ppm de nitratos e 1ppm de fosfatos (podem existir porque foram produzidos pelo próprio sistema, peixes detritos comida ..., ou pelos fertilizantes que introduziste) e ao final do dia tiveres os dois a zeros, quer dizer que as plantas consumiram pelo menos isso.

 

Sim podes comprar cloreto de potássio na farmácia e diluis numa garrafa de agua, tens tópicos aqui no forum com as quantidades que deves diluir para depois saberes quantos ppm's estas a introduzir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não seja necessário começar a fertilizar com micros tão cedo, mas não conheço esses substratos férteis, não sei quanto tempo duram

Nem eu sei... Não consegui encontrsr nada no :sign_google:

 

Para calculares quanto é que as plantas estão a consumir, é só medires os fosfatos e nitratos antes das luzes acenderem e quando as luzes se forem apagar. Por exemplo: se de manha tens 10ppm de nitratos e 1ppm de fosfatos (podem existir porque foram produzidos pelo próprio sistema, peixes detritos comida ..., ou pelos fertilizantes que introduziste) e ao final do dia tiveres os dois a zeros, quer dizer que as plantas consumiram pelo menos isso.

 

Sim podes comprar cloreto de potássio na farmácia e diluis numa garrafa de agua, tens tópicos aqui no forum com as quantidades que deves diluir para depois saberes quantos ppm's estas a introduzir.

Obrigado pelas dicas :thumbup3:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz um teste de NO3 e o valor foi 5mg/l. Como traduzo este valor para ppm?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em água doce podes admitir que são o mesmo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em água doce podes admitir que são o mesmo

Obrigado :thumbup3:

 

Para calculares quanto é que as plantas estão a consumir, é só medires os fosfatos e nitratos antes das luzes acenderem...

NO3 - entre 0 e 5 ppm (aprox. 3 ppm)

PO4 - entre 0 a 0,25 ppm (talvez 0,15 ppm)

 

...e quando as luzes se forem apagar

NO3 - entre 0 e 5 ppm (aprox. 2 ppm)

PO4 - entre 0 a 0,25 ppm (talvez 0,20 ppm)

 

As cores dos testes não são muito definidas: não é branco, mas também não atinge totalmente a cor do nível seguinte :eusathink:

 

Síntese:

- O aqua já tem practicamente um mês.

- Ainda não iniciei a fertilização líquida (coloquei só umas 10 gotas de Sera Florena em dois dias).

- Tenho plantas de baixa manutenção, luz de intensidade 0,6W/L, sem CO2, valores de Nitratos e Fosfatos baixos e a Fauna está de boa saúde (8 neons e 2 camarões amano).

- TPA's de 20% por semana

- Com este nível de nitratos e fosfatos será melhor fazer TPA's bimensais... (mas também tenho que fazer um teste à água da torneira :eusathink: ).

 

O que é que eu posso concluir disto?

 

O crescimento da flora está lento, mas o objectivo foi sempre esse. As folhas do Microsorum pteropus estão verdes (nota-se alguns rebentos a nascer perto das raízes), na E. parvula estão a nascer alguns runners (os que estão um pouco na sombra da crypto brown estão todas castanhas), na crypto green as folhas mais baixas apodreceram (duas a três) e as outras estão verdes. A crypto brown está de boa saúde e têm rebentos junto ao caule. (Brevemente há fotos)

 

Como vêem, pesquisando um pouco da teoria aqui do fórum, escolher as espécies de plantas mais adequadas para um principiante e fazer um esboço/projecto daquilo que queremos fazer já é meio caminho andado para as coisas correrem como nós queremos.

Daqui em diante tenho que verificar Nitratos e Fosfatos através dos testes, fertilizar com Micros e Potássio DIY.

 

Observação: algas? Até agora...vestígios..de quase nada!! Acho que os camarões andam a passar fome :tongue:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuas com os 18w certo? se tivesses 30w as plantas iriam crescer muito mais e ia-se tornar muito mais dificil, assim cresce tudo mais rapido mas não demasiado e dá para controlar bem =) estou certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuas com os 18w certo? se tivesses 30w as plantas iriam crescer muito mais e ia-se tornar muito mais dificil, assim cresce tudo mais rapido mas não demasiado e dá para controlar bem =) estou certo?

 

Assim cresce tudo "mais devagar" e dá para controlar bem =)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

:smile2: já retirei as pedras e o tronco não flutua :thumbup3:

 

Aqui vai uma foto do aqua

 

gallery_206_2906_219405.jpg

 

Fertilização:

Micronutrientes

Tenho um resto de Sera Florena que vou utilizar.

5 ml para 20 litros - para 27 litros são 6,75 ml. 6,75 dividir por 7 dias da semana = 0,96 ml por dia.

Quando acabar o Florena já tenho o Nutrafin Plant Gro pronto a utilizar.

 

Nacronutrientes:

Nitratos - a água da torneira não chega aos 5 ppm, mas espero ter alguns nitratos proviniente da fauna (8 neons e 4 camarões amano).

Fosfatos: na água da torneira dá zero, mas ao fim de uma semana, antes da TPA, tenho valores perto de 0,25 ppm.

Potássio: KCL 100 gr + 1000 ml de água destilada. Para 27 litros, cada ml da solução aumenta 1,94 ppm. Introduzi 16 ppm após a TPA. Aliás tinha que introduzir porque uma crypto já tinha alguns pequenos buracos nas folhas. Ao redor dos buracos a folha esva amarela.

 

Iluminação: continuam os 18W da lâmpada PL

CO2: não utilizo

 

Vamos ver o desenvolvimento da minha 1ª experiência com plantados :smile2:

Vou actualizando se houver novidades.

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Linus,

 

O aqua está bonito, é só deixar desenvolver.

 

:offtopic: Essa calha é uma Boyu PL-40? Onde arranjaste os suportes?

 

Cumprimentos,

 

Marco Alves

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calha é uma Boyu PL-40? Onde arranjaste os suportes?

 

Os suportes são chamados "brakets". Comprei na Ornimundo do Oriente. Ronda os 4 euros.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Ora bem, desde Maio que não escrevia nada. O aqua está a desenvolver bem. De vez em quando corto as folhas velhas e limpo as algas que estão encostadas nos vidros com raspador magnético. As algas não são grande problema, são facéis de remover e não são propriamente uma praga.

 

Foto actualizada

gallery_206_2867_90985.jpg

 

Neste momento tenho 8 Tetra Néons, 4 Camarões Amano e hoje introduzi 4 Tetra Néon Rosa. Acho que são peixes a mais... Se calhar ficava só com 2 camarões, mas os neóns? São 12 neste momento e os Néon Rosa estão em desvantagem. Não será problema visto serem peixes de cardume ou seguem os outros tetra néons?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais