Aquário com várias espécies


tiaguezas

Recommended Posts

Bom dia pessoal, Tenho um aquário de 60Lt onde gostaria de por alguns caracídeos. No entanto, tenho algumas dúvidas:

 

- Posso misturá-los com outras espécies? (vivíparos por ex)

 

- Gostava de por um cardume de neons, mas segundo tenho lido e por experiencias anteriores, sei que morrem com bastante frequência certo?

 

- Qual o número máximo de caracídeos aconselhado para um aquário desta capacidade?

 

- Será prudente pôr uma ou duas rãs albinas juntamente com os caracídeos? Já me disseram que não há problema, mas segundas opiniões são sempre bem-vindas!

 

- na eventualidade do PH necessitar de ser baixado, qual a técnica mais aconselhável?

 

Obrigado pela atenção e desculpem o longo questionário! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boa tarde.

 

Um tópico antigo, sem respostas, que me parece colocar questões pertinentes e de interesse geral, como tal, deixo a minha contribuição:

 

 

- "Posso misturá-los com outras espécies? (vivíparos por ex)"

 

R: Depende das espécies em concreto. É uma questão que não tem uma resposta absoluta por ser tão genérica mas, tipicamente, e, mais uma vez, dependendo das espécies em causa, não existe qualquer problema de coabitação pois são peixes, genericamente, de temperamento pacifico.

 

 

- "Gostava de por um cardume de neons, mas segundo tenho lido e por experiencias anteriores, sei que morrem com bastante frequência certo?"

 

R: Errado. :smile2: Com as condições adequadas (como qualquer outro ser vivo), que não são difíceis de conseguir, os Neons são peixes robustos, activos e que vivem tranquilamente um par de anos sem problemas.

 

 

- "Qual o número máximo de caracídeos aconselhado para um aquário desta capacidade?"

 

R: Regra básica: 1 cm de comprimento do peixe na idade adulta por 1 L de água no aquário. Simples. :coffee:

 

 

- "Será prudente pôr uma ou duas rãs albinas juntamente com os caracídeos? Já me disseram que não há problema, mas segundas opiniões são sempre bem-vindas!"

 

R: :scarerun: Com todo o respeito por quem informou, discordo. As rãs têm um comportamento activo que poderá gerar stress aos peixes. Será difícil compatibilizar as melhores condições para esses seres vivos que partilham um aquário. Essas rãs em adulto podem atingir 13 cm de tamanho... e comem peixes... portanto... é isto. :excl2:

 

 

- "na eventualidade do PH necessitar de ser baixado, qual a técnica mais aconselhável?"

 

R: Existem produtos químicos para esse efeito. A sua utilização exige conhecimento e experiência.

 

Uma forma mais natural de o fazer é colocar troncos e/ou folhas secas no aquário. (atenção ao tipo de madeira e folhas...)

 

O mais correcto, para quem não tem experiência, e que é uma regra de ouro #cool é adequar as espécies de peixes que mantemos nos aquários ao tipo de água que colocamos no mesmo aquário, e não o inverso.

 

 

Cumps.

Editado por AACC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais