pH não sobe


Recommended Posts

Bons dias pessoal, tenho um pequeno problema, não consigo subir o pH do meu nano (30 lts aprox.), o máximo que já chegou foi aos 6.5. de principio fazia as TPAs com a àgua do LIDL (ph 6.5 aprox), mas depois de ver que o pH não subia comecei a fazer as TPAs com a àgua do Continente (pH 9.2 apox.) mas mesmo assim não passa dos 6.5. Agora queria começar a introduzir CO2, mas com este problema do pH não sei se será boa ideia. Alguém pode opinar???

 

SETUP

Aqua: 30 Lts

Substrato: Aquatic-Nature Pro Soil

Iluminação: Solar Duo Boy 26W (cerca de 7horas/dia)

pH: 6.5 (máx)

amónia: 0

kH e gH nunca medi (falta € para testes)

 

 

Fauna: 10 Neons, 3 Corydoras, 1 Ansistrus, 3 Kuhlli

Flora: tronco natural [não qual a madeira:( ], vários pés de Egeria Najas, feto de Java, Cryptocorine ondulata e Anubia presa em casca de coco.

 

Se alguém puder ajudar agradeço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Supostamente deveria estabilizar, sendo que as oscilação não são muito grandes (custuma andar entre os 6 e os 6.5), o meu problema prende-se com o facto de querer introduzir o CO2, pois penso que faça baixar o pH de um forma abrupta e se o fizer poderá, eventualmente matar os peixes, ou não? Ou por usar um substrato que estabiliza o pH não haverá problema?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que esse substrato estabiliza o pH entre 6 a 7, logo está a fazer a sua função.

 

Com a introdução de CO2 a tendência será ainda baixar mais....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água engarrafada com 9,2...não devia ser pH 7,2?

 

Tens o aquário há pouco tempo? É que às vezes isso acontece no início e existem solos que são mais propícios a manterem o pH baixo. Algumas madeiras, bem como a casca de coco podem contribuir para a diminuição do pH.

 

Se é um problema com que te deparas há vários meses, poderás colocar umas conchas que te o kH e o pH, tem é que ser analisada os valores da àgua e esta introdução tem de ser cuidadosa porque os valores não se alteram imediatamente Também podes usar areia de coral no filtro, mas será a situação menos controlável. Podes fertilizar com potássio e magnésio, colocar cálcio, ou utilizares buffer ou outra solução química.

Só não referis-te o valor de pH que tens na rede pública e se calhar podia ajudar.

 

Enquanto não conseguires tamponar a àgua nos valores desejados o CO2 poderá descer os valores actuais.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água do Continente é mesmo 9.2!!!

 

O Aquário já está ciclado há cerca de três meses e os valores do pH como já referi andam sempre entre os 6 e os 6.5.

 

Relativamente à casca de coco não deve (de momento) estar a influênciar, uma vez que só foi colocada na passada sexta-feira juntamento com a anubia e o feto de java.

 

O pH da torneira não medi porque não uso essa água, uma vez que as poucas TPAs que fiz com h2o da torneira, a h2o do aqua ficou sempre com uma cor esbranquiissada.

 

Mas tendo em conta a flora actual acham que será necessário a introdução de CO2, ou será melhor não arriscar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, não te vou contrariar sobre o valor do pH, desconhecia e acho um absurdo. Utilizar essa àgua numa máquina de lavar loiça ou roupa e ao fim dos meses vais ver o que isso dá...quanto mais bebê-la...

 

Com as plantas que tens não precisas de CO2.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:bs_quesexclaim:

 

Já tive um problema semlhante ao teu num dos meus aquários que me moía a cabeça. Não o resolvi com água com esses valores...

Sobretudo, usei conchas de praia e complementei com adições de macro e micros que te indiquei.

 

Se utilizares conchas, fá-lo, como anteriormente referi, de forma gradual e análisa o pH dia a dia. Depois, ou vais pondo mais se necessário. Desta forma, consegues colocar CO2 "pressurizado". Mas sempre atento ao pH; se ele descer diminuis o fluxo de CO2. No entanto, com o tipo de plantas que tens parece-me perfeitamente dispensável a sua aplicação.

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo qualquer problema...

 

Tens um substrato que enquanto tiver capacidade e não ficar esgotado vai sempre nivelar o pH para ordem dos 6 (entre 6 e 7). Essa é uma das suas características, o facto de estares a colocar água com pH elevado só faz que ele se gaste mais depressa, ou seja, esse efeito irá durar muito menos tempo, mas enquanto durar o seu comportamento é normal e não existe qualquer problema.

 

Como o Arlindo indicou antes para essas plantas nem vale a pena te preocupares com co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok pessoal, desde já agradeço a vossa disponibilidade e conselhos que foram bastante úteis. Ao que parece neste hobby estamos sempre a aprender, daí ser tão interessante!!!

 

Não sei já vos aconteceu, mas quase sempre que passo pelo aquário tenho que parar para dar olhadela ;)!!!!!

 

VICIO!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É perfeitamente normal, eu tenho alguns para olhar e não preciso passar por lá, vou lá de propósito :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É perfeitamente normal, eu tenho alguns para olhar e não preciso passar por lá, vou lá de propósito :D

Sobretudo um quem tens com "uns feiosos que parecem white com graxa preta e que andam a prrocriar"...à carga com a lupa,ehehehehe. :angelic008:

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Para subir o PH pode usar bicarbonato de sódio.

Uma colher de chá para 50 litros aumenta o KH em cerca de 4 dH.

 

Quanto ao ph da água do continente com um ph desses é boa para quem tem azia :thumbdown2:

 

 

Cumps,

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias pessoal, só uma pequena actualização, após três dias de introdução de CO2 o pH mantem-se nos 6.5 :). Acham que três dias é o suficiente para o pH sofrer alterações ou devo aguardar mais algum tempo?

 

Já agora pgonline, obrigado pela dica. Deve dar bastante jeito a muita gente!!

Editado por hermosilha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só que ao adicionares b. de sódio e não tiveres efeito tampão, o pH vai subir e descer....

 

Boas, estou a seguir este tópico porque me ajuda a aprender pequenas coisas que são úteis... No caso do bicarbonato de sódio (nunca usei mas tenho aos Kg no trabalho) não vai fazer o tamponamento da àgua? Como sobe o KH o PH não altera tão acilmente... Ou então corrige-me!

 

Abç a tds!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só que ao adicionares b. de sódio e não tiveres efeito tampão, o pH vai subir e descer....

 

O que o bicarbonato fás não é subir o PH mas sim KH, mas como existe uma relação directa ente o KH e o PH, ao aumentares a dureza estás a aumentar também o PH. Por outro lado também se pode concluir que quanto maior a dureza maior a estabilidade do PH.

 

A melhor maneira de "trabalhar" o PH é o bicarbonato para subir e o CO2 para descer.

 

Deixo aqui uma tabela com a relação pH x KH x CO2

 

khph.jpg

Editado por pgonline
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o bicarbonato fás não é subir o PH mas sim KH, mas como existe uma relação directa ente o KH e o PH, ao aumentares a dureza estás a aumentar também o PH. Por outro lado também se pode concluir que quanto maior a dureza maior a estabilidade do PH.

 

A melhor maneira de "trabalhar" o PH é o bicarbonato para subir e o CO2 para descer.

 

Tens toda a razão...kH. No meu caso, tive um problema semelhante e não o consegui resolver com o b. de sódio, razão pq não o referi (tive pH enté 5, 5.5) e referi atrás outras soluções. ;)

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas tardes pessoal.

 

Voltando ao tema do tópico, estou com outro problema.

 

Entre TPAs o pH desce até aos 5 e só volta a subir com uma TPA, tenho estado a usar a água do LIDL que tem pH de 6.42, continuo com o mesmo setup mas sem CO2 (retirei quando vi o pH tão baixo). Não sei se deva utilizar o Bicarbonato de Sódio, ou algum produto quimico.

O que axam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Tens o teste da dureza carbonatada, KH? Apesar de ser óbvio que não tens capacidade de tamponamento um teste sempre servia para confirmar e corrigir de vez o KH.

A água engarrafada não tem dureza carbonatada contudo tens acesso a água da companhia?

Normalmente essa água é boa para aquariofilia desde que se tire o cloro. Faz o teste do pH e se for o correcto usa-a para as TPA's. Mas atenção, com muito cuidado, variações bruscas de pH podem matar a fauna.

 

Esta é a melhor solução contudo podes utilizar o Sera KH/pH - plus ou similar para corrigir a água da TPA's. Bicarbonato de sódio tem de ser usar com cautela.~

Em ambos os casos faz devagar para não existir uma variação brusca e a o resultado ser efectivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Enquanto esse substrato que colocaste não ficar esgotado vais sempre ter o pH baixo, também não percebo porque é que o queres subir :shocked028:

 

A água do "Continente" é engarrafada nas Caldas de Monchique (está escrito no rótulo), daí aquele pH.

 

A água da rede aqui nos Allgarves tem 7,5 de pH, eu uso-a sem qualquer problema, como adiciono CO2 baixa para pH 7.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Enquanto esse substrato que colocaste não ficar esgotado vais sempre ter o pH baixo, também não percebo porque é que o queres subir :shocked028:

Não achas que pH 5 é muito baixo?

 

 

A água do "Continente" é engarrafada nas Caldas de Monchique (está escrito no rótulo), daí aquele pH.

Agora tenho usado a água do LIDL, deve andar na volta dos 6.4.

 

A água da rede aqui nos Allgarves tem 7,5 de pH, eu uso-a sem qualquer problema, como adiciono CO2 baixa para pH 7.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.