Circulação Agua


tat

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua de 100L (assinatura).

 

O solo do aqua, está constatemente coberto de porcaria, restos de planta, de folhas, dejectos, etc... Isto apesar de sifonar semanalmente.

 

Procuro as causas disto, mas acredito que um dos motivos, seja a falta de circulação de agua ao nível do solo.

 

Qual a melhor forma de colocar a circulação de agua, num filtro externo?

 

Eu tenho a entrada de agua, no lado oposto da flauta. Aqui neste topico, é sugerido o oposto:

topico original

 

med_gallery_25293_2149_8859.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Como colocaste é a forma correcta ;)

Vou ver o teu aquário já te digo qualquer coisa

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aqua de 100L (assinatura).

 

O solo do aqua, está constatemente coberto de porcaria, restos de planta, de folhas, dejectos, etc... Isto apesar de sifonar semanalmente.

 

Procuro as causas disto, mas acredito que um dos motivos, seja a falta de circulação de agua ao nível do solo.

 

Qual a melhor forma de colocar a circulação de agua, num filtro externo?

 

Eu tenho a entrada de agua, no lado oposto da flauta. Aqui neste topico, é sugerido o oposto:

topico original

 

med_gallery_25293_2149_8859.jpg

 

Eu não sou nenhum expert mas penso que esse esquema só funcionará caso o fluxo que entra de água for elevado (tipo so c uma saída, sem ser flauta) porque com a flauta a movimentação de água vai ser pouca e essa corrente poderá criar por exemplo só até meio do aquário, ao colocares em lados opostos caso tenhas elevada corrente provavelmente vais estar a aspirar a água que acaba de ser introduzida mas penso que com flauta a corrente não é muito elevada e assim o sistema será mais eficaz com a entrada e saída em lados opostos.Mas como disse não sou nenhum expert e posso tar a dizer uma barbaridade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que vejo o teu aquário tens L's que sujam bem.

Mas como o amigo de cima disse com essa saída perdes muita força, muda a saída para sem ser flauta.

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a melhor é a barra de aeração de um lado e o tubo de intake do outro. Assim permites que a água circule melhor. Também podes ter um filtro insuficiente para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

O L200, suja um pouco, mas não creio que justifique toda a porcaria acumulada.

 

Relativamente ao filtro, tenho um EHEIM 2213, que faz 450L/hora. Suficiente para este aquário, que tem 100 Litros.

 

Confirma-se portanto, que o melhor é ter a flauta do lado oposto do tubo de entrada. É o que tenho, mas vou ver se consigo melhorar de alguma forma.

 

 

Relativamente a bombas de circulação (power heads), ou o investimento em Lily Pipes, é algo que se justifique para um aquario deste genero?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novato e nada comparado com alguns prós daqui. A única coisa que conta é a minha (curta) experiência com um aquário de 60L que tenho neste momento e, nesse aquário, tenho o filtro montado EXACTAMENTE da maneira como está no desenho.

 

Resultados a fim de 2 meses:

 

Dejectos, sujidade, impurezas, comida, restos = 0

 

O filtro é um eheim ecco pro (500l/h), utilizo areia fina branca e mesmo com flauta, aquilo acaba por arrastar a areia do lado esquerdo para o lado direito. Aumentei a furação da flauta e consegui reduzir a corrente de tal maneira que já não move a areia mas os dejectos e outros restos acabam por desaparecer na mesma. Claro que já não é tão depressa como quando tinha a flauta em configuração normal mas mesmo assim, todas as manhãs a areia está limpa.

 

Claro que isso também só se consegue se tivermos corydoras ou outro peixe de fundo que levante a sujidade para que o filtro possa fazer o serviço apesar da corrente estar à favor.

 

A técnica da entrada do filtro estar do lado oposto da saída só faz sentido para mim em aquários muito compridos e com pouca filtragem. Se eu fizesse isso no meu aquário (e até experimentei no início), a sujidade vai toda para o canto oposto da entrada do filtro. Essa técnica não resulta com filtragens sobredimensionadas ao aquário. Mesmo reduzindo o fluxo para metade no meu filtro, podia ver-se perfeitamente a corrente bater no vidro oposto, descer até ao substracto e ir em direcção à entrada do filtro.

 

Meus dois cêntimos de euro.

 

Claro que não deves acreditar nem em mim... testa por ti mesmo e diz-nos quais os resultados. Cada caso é um caso e pode até depender da configuração do hardscape. Não deve ser dificil pegar na flauta e mudá-la de sítio ou então a entrada do filtro... em 24/48h sabes o resultado.

 

Abraços

 

Tony

 

PS - até quando dou granulado aos meus peixes, consigo ver o circuito da corrente... o granulado vai a boiar da direita para a esquerda, mergulha e depois desloca-se, mais lentamente, por cima da areia, da esquerda para a direita. As poucas migalhas, se sobrarem, vão-se alojar a 5-10cm da entrada do filtro (já que esse fica ao canto traseiro). Uma rabanada de uma corydora e é tudo sugado.

Editado por TonyCh
  • Gosto 1

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novato e nada comparado com alguns prós daqui. A única coisa que conta é a minha (curta) experiência com um aquário de 60L que tenho neste momento e, nesse aquário, tenho o filtro montado EXACTAMENTE da maneira como está no desenho.

 

Resultados a fim de 2 meses:

 

Dejectos, sujidade, impurezas, comida, restos = 0

 

O filtro é um eheim ecco pro (500l/h), utilizo areia fina branca e mesmo com flauta, aquilo acaba por arrastar a areia do lado esquerdo para o lado direito. Aumentei a furação da flauta e consegui reduzir a corrente de tal maneira que já não move a areia mas os dejectos e outros restos acabam por desaparecer na mesma. Claro que já não é tão depressa como quando tinha a flauta em configuração normal mas mesmo assim, todas as manhãs a areia está limpa.

 

Claro que isso também só se consegue se tivermos corydoras ou outro peixe de fundo que levante a sujidade para que o filtro possa fazer o serviço apesar da corrente estar à favor.

 

A técnica da entrada do filtro estar do lado oposto da saída só faz sentido para mim em aquários muito compridos e com pouca filtragem. Se eu fizesse isso no meu aquário (e até experimentei no início), a sujidade vai toda para o canto oposto da entrada do filtro. Essa técnica não resulta com filtragens sobredimensionadas ao aquário. Mesmo reduzindo o fluxo para metade no meu filtro, podia ver-se perfeitamente a corrente bater no vidro oposto, descer até ao substracto e ir em direcção à entrada do filtro.

 

Meus dois cêntimos de euro.

 

Claro que não deves acreditar nem em mim... testa por ti mesmo e diz-nos quais os resultados. Cada caso é um caso e pode até depender da configuração do hardscape. Não deve ser dificil pegar na flauta e mudá-la de sítio ou então a entrada do filtro... em 24/48h sabes o resultado.

 

Abraços

 

Tony

 

PS - até quando dou granulado aos meus peixes, consigo ver o circuito da corrente... o granulado vai a boiar da direita para a esquerda, mergulha e depois desloca-se, mais lentamente, por cima da areia, da esquerda para a direita. As poucas migalhas, se sobrarem, vão-se alojar a 5-10cm da entrada do filtro (já que esse fica ao canto traseiro). Uma rabanada de uma corydora e é tudo sugado.

 

 

 

Não te esqueças que tu tens uma relação de mais de 8x o volume do teu aquário por hora enquanto que ele tem pouco mais de 4x (tu tens quase o dobro), e para um maior caudal de filtragem existe uma maior corrente criada pelo filtro e se fizermos uma comparação rápida tu estás a deslocar um pouco mais do que água que o dele desloca mas num aquário que tem pouco mais de metade do tamanho do dele.

 

Quase que se pode dizer que vai criar um efeito 2x mais notório no teu caso pois tens o que seria equivalente para o aquário dele de um filtro com cerca de 850l/h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu, em aquários de 1 metro, penso que o ideal é ter mais que 5x o caudal e já não é muito, tenho dois aquários assim (900L/H ou seja mais de 7X) sobrepovoados e sem problemas há pelo menos um ano, estou satisfeito, mas não me importava de ter 1000L/H, já no aquário onde tenho o Eheim Classic 2213 é onde tenho sujidade, o que me salva ai é a filtração natural feita pelas plantas e gastrópodes, senão teria problemas.

 

penso que a situação de um aquário de 60 L não tem a ver com esta situação, dado que 60L é um aquário relativamente pequeno para filtros externos.

 

há uma maneira de contornar a sujidade, colocando tylomelanias e se não tiveres plantas, as marisas são ainda mais eficientes. ambas são espécies detritivoras, isto é, comem fezes.

 

penso que as bombas de circulação são óptimas, o problema é mais gasto energetico e mais parafernalia tecnológica, que seria resolvida com um bom filtro. mas uma bomba de circulação em conjugação com um filtro fraco faz um serviço muito bom, não só em filtragem como também em oxigenação com bons resultados para a saúde dos peixes, redução de doenças e algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa preciosa ajuda.

 

As marisas não são opção, pois tenho bastantes plantas no aquario.

Vou estudar a possibilidade de introduzir Tylomelanias. Parecem ser bastante interessantes, inofensivos e uteis. Pena o preço...

 

Entretanto, vou manter a entrada e saída da agua, em lados opostos do aquário. Ontem tive a observar com calma, a circulação da agua.

Tenho o problema, da entrada da agua, estar por trás de um tronco, e tapada por uma série de cabombas.

A minha ideia foi disfarçar o tubo, colocando-o por trás das cabombas. Mas na pratica, devo ter feito mais mal que bem, pois assim, a circulação da agua, deve ficar mais dificultada.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção que muitos dos problemas devem-se a excesso de comida, não te esqueças dessa questão.

 

Quanto ao preço das tylomelanias deve-se á reprodução muito lenta e ainda serem relativamente muito recentes no hobby. Além do que não bastaria uma...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção que muitos dos problemas devem-se a excesso de comida, não te esqueças dessa questão.

 

Quanto ao preço das tylomelanias deve-se á reprodução muito lenta e ainda serem relativamente muito recentes no hobby. Além do que não bastaria uma...

 

 

Já agora, quantas recomendarias para 100 Litros?

 

Tenho um problema adicional relativamente ás tylomelanias.

PH=6.5, KH=1, GH=3. Pelo que li, pouco próprio para as carapaças das tylomelanias. Qual a tua opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pH é um bocado baixo, deves manter pelo menos pH neutro, preferencialmente alcalino, como é do gosto e necessidade destes bichos com concha. A concha das tylomelanias é mais grossa que o comum, logo resiste melhor, logo julgo que não será grande problema numa primeira fase. Não faço ideia de quantas necessitas... ainda por cima tendo em conta que começam-se a reproduzir. Isto se reunires as condições básicas para a manutenção da espécie. Eu não compraria mais que 4 de uma espécie. se bem que 4 são poucas, elas acabam por se reproduzir. mas só compra fauna se gostares mesmo.

 

 

onde noto grande eficiência é no aquário de 60L onde tenho marisas e bastantes tylos (14 adultas e mais umas 4 ou 5 juvenis de tamanho decente) fazem um trabalho 5 estrelas. E, acho que não necessitaria de tantas...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pH é um bocado baixo, deves manter pelo menos pH neutro, preferencialmente alcalino, como é do gosto e necessidade destes bichos com concha. A concha das tylomelanias é mais grossa que o comum, logo resiste melhor, logo julgo que não será grande problema numa primeira fase. Não faço ideia de quantas necessitas... ainda por cima tendo em conta que começam-se a reproduzir. Isto se reunires as condições básicas para a manutenção da espécie. Eu não compraria mais que 4 de uma espécie. se bem que 4 são poucas, elas acabam por se reproduzir. mas só compra fauna se gostares mesmo.

 

 

onde noto grande eficiência é no aquário de 60L onde tenho marisas e bastantes tylos (14 adultas e mais umas 4 ou 5 juvenis de tamanho decente) fazem um trabalho 5 estrelas. E, acho que não necessitaria de tantas...

 

 

Pois, mas o PH está baixo, por causa dos restantes membros do aqua (apistos, L200, corys, etc..).

Reprodução em principio não seria desejável, nem aconteceria. Conto com a Helena para controlar isso.

 

Talvez avance numa primeira fase, com a introdução de 3 ou 4 adultas.

Relativamente ás variantes: zeamais, spec, gemmifera, patrichalis, etc... Existem grandes diferenças entre elas? Aconselhas alguma em particular?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reprodução não é assim tão fácil, nem tão rapida quanto pensas. especialmente tendo ciclideos como companheiros.

 

essas espécies que dizes são todas do sistema de lagos já conhecidos de algum tempo. As tylomelanias mais populares e mais interessantes são as do Lago Poso, e são essas que têm sido sensação nos ultimos anos.

 

gemmifera, zeamais, etc são tylomelanias muito calmas, logo menos trabalhadoras, menos bonitas mas mais fidedignas para manter com plantas. são também mais baratas, normalmente a metade ou um terço do preço das do Lago Poso.

 

dessas a patriarchalis é grande e a mais interessante.

 

No lago Poso, tens outras, se quiseres tenho um topico sobre as minhas tylos, maioritariamente do lago Poso, que podes lá dar uma vista de olhos das que achas mais interessantes. No entanto, estes animais não são assim tão fáceis de encontrar à venda!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178422&pid=1045830&st=15entry1045830

 

mas não te esqueças que a tua água é demasiado ácida para as conchas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.