Alimentação correcta para Apistos


formigalx

Recommended Posts

Boas

Tive um problema com os meus Apistos e morreram-me 2 ,Um Agassizi Fire Red e um Caucatoides , tal como descrevi neste LINK , das respostas que obtive , apontaram-me a alimentação como uma das causas , pois eu dava 1 refeição diaria de comida congelada e foi-me dito que não se pode.

Gostaria então que alguem me ajudasse e me informasse como dar uma alimentação o mais variada e saudavel possivel sem que os mate.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tive um problema com os meus Apistos e morreram-me 2 ,Um Agassizi Fire Red e um Caucatoides , tal como descrevi neste LINK , das respostas que obtive , apontaram-me a alimentação como uma das causas , pois eu dava 1 refeição diaria de comida congelada e foi-me dito que não se pode.

Gostaria então que alguem me ajudasse e me informasse como dar uma alimentação o mais variada e saudavel possivel sem que os mate.

 

Boa tarde,

 

Bem...como vários membros referiram, não tens as condições indicadas para manter os bichos e parace que queres ir pelo caminho mais fácil que, não me pareçe ser o principal problema. Até porque tens alimentação congelada diversa (apesar desta por si só poderconstiruir fonte de contaminação da àgua e levar parasitas aos peixes). Claro que se comeres todos os dias bitoque vais enjoar e ter problemas futuros pela sua ingestão continuada e pela ausência de proteínas, minerais, etc. que só encontras noutros alimentos.

Não te vou indicar o menú de fuois gras ou de ovas de estargão porque na parte dos ciclideos anões tens essa informação, quer para alimentação 'normal' ou com vista à reprodução.

 

Voltando ao início, não tendo certeza se tinhas no link essa informação, existem vários factores que poderiam contribuir para a morte:

A idade,

A compra de bichos, aparentemente sãos, mas que escondem debilidades/ parasitas,

Mudança de parâmetros depois da compra,

Parâmetros errados

Alimentação errada (falta, excesso, ou pouco variada)

Poluição da àgua

Filtragem insuficiente

Mais do que uma espécie da mesma família e/ ou a presença de outras espécies, principamente territoriais, etc.

 

Para minimizar mortes nos apistgrammas deverias:

Optar pela colocação de um solo que baixasse o pH, kH e gH

Teres uma só espécie

Muitas fêmeas e poucos machos

Esconderijos

Bastante vegetação

Comida diversificada, se possível também viva (sobretudo se pensares em reprodução)

Uso de produtos naturais: cones, folhas da catappa, etc.

 

Bem, poderia continuar com sugestões e repetir o que já aqui (ou noutros post's) foi referido por outros membros.

 

A ti, cabe decidir se vais aprender com os erros e seguir a informação para evitar outros, ou seguir um caminho torto, que pareçe menos trabalhoso e que leva a outras menos boas consequências para os animais. E que levam à desistência de muitos.

Isto não é só ter aquário e peixinhos...dá trabalho!

 

Desculpa o testamento. :) Eu próprio cometi alguns dos erros enunciados porque, temos por vezes a mania de .... vamos ver se dá... pôr aquela e a outra espécie, porque gostamos...e depois não dá... e temos trabalho a dobrar....

E depois de emendar, também consegui reprodução de apistogrammas catatuoides triple red.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Bem...como vários membros referiram, não tens as condições indicadas para manter os bichos e parace que queres ir pelo caminho mais fácil que, não me pareçe ser o principal problema. Até porque tens alimentação congelada diversa (apesar desta por si só poderconstiruir fonte de contaminação da àgua e levar parasitas aos peixes). Claro que se comeres todos os dias bitoque vais enjoar e ter problemas futuros pela sua ingestão continuada e pela ausência de proteínas, minerais, etc. que só encontras noutros alimentos.

Não te vou indicar o menú de fuois gras ou de ovas de estargão porque na parte dos ciclideos anões tens essa informação, quer para alimentação 'normal' ou com vista à reprodução.

 

Voltando ao início, não tendo certeza se tinhas no link essa informação, existem vários factores que poderiam contribuir para a morte:

A idade,

A compra de bichos, aparentemente sãos, mas que escondem debilidades/ parasitas,

Mudança de parâmetros depois da compra,

Parâmetros errados

Alimentação errada (falta, excesso, ou pouco variada)

Poluição da àgua

Filtragem insuficiente

Mais do que uma espécie da mesma família e/ ou a presença de outras espécies, principamente territoriais, etc.

 

Para minimizar mortes nos apistgrammas deverias:

Optar pela colocação de um solo que baixasse o pH, kH e gH

Teres uma só espécie

Muitas fêmeas e poucos machos

Esconderijos

Bastante vegetação

Comida diversificada, se possível também viva (sobretudo se pensares em reprodução)

Uso de produtos naturais: cones, folhas da catappa, etc.

 

Bem, poderia continuar com sugestões e repetir o que já aqui (ou noutros post's) foi referido por outros membros.

 

A ti, cabe decidir se vais aprender com os erros e seguir a informação para evitar outros, ou seguir um caminho torto, que pareçe menos trabalhoso e que leva a outras menos boas consequências para os animais. E que levam à desistência de muitos.

Isto não é só ter aquário e peixinhos...dá trabalho!

 

Desculpa o testamento. :) Eu próprio cometi alguns dos erros enunciados porque, temos por vezes a mania de .... vamos ver se dá... pôr aquela e a outra espécie, porque gostamos...e depois não dá... e temos trabalho a dobrar....

E depois de emendar, também consegui reprodução de apistogrammas catatuoides triple red.

Boas

Desde já obrigado pela opinião apesar de não perceber a parte de "querer ir pelo caminho mais facil e não ter condições para ter os Bichos"

Tenho os Apistos num aqua de 240 Lt , de 1.20 mt , sabendo que eles eram territoriais e pelo que li o tamanho era suficiente para manter 2 espécies de Apistos, tinha um trio de Agassizi (1 Macho e 2 Fêmeas) e um casal de Caucatoides.

As outras es+écies do Aqua são 5 Escalares (andam mais na zona meio/cimo do aqua)

8 Neons que não se metem com ninguem

6 corys Pigmeu essas sim do mesmo nivel do aqua que os apistos , mas servem na ajuda á limpeza

1 Ancistrus que está sempre colado a alguma coisa e não interfere com os Apistos

2 Ottos a mesma coisa que o Ancistrus , nem se dá por eles e ajudam na limpeza

Em relação á idade os agassizi eram juvenis , comprados da criação de um membro do forum e em relação a debilidades/parasitas não tenho nada que me indique nesse sentido , até pelo que li ao longo do tempo nos posts do membro em questão , tudo me leva a crer que sejam peixes muito bem tratados e alimentados.

Quanto aos parâmetros após a compra , não eram iguais mas fiz a ambientação o mais cuidada possivel (a Agassizi sobrevivente está de perfeita saude e com a côr linda)

Ainda em relação aos parâmetros da agua estão todos bons á excepção do PH que tanto tenho lutado para baixar , mas tem sido uma tarefa bastante árdua.

Em relação á comida tentei variar o maximo possivel e dar bastante comida congelada porque li algures que como os Apistos eram carnivoros , devia dar-se bastante comida congelada (já vi que foi um erro) , então dava uma refeição de manhã de congelada que ia variando entre artémia , blood worm e mistura e á noite dava granulado para ciclideos.

Em relação á agua os parametros estão OK pois foram medidos ontem e a Amonia , Nitritos e Nitratos estava tudo a zero.

A filtragem como li que os ciclideos precisavam de boa filtragem comprei um filtro externo Sun Sun HW-304B de 2000 Lt/h que penso que dá conta do serviço.

Em relação ao solo testei as 2 variedades de cascalho e nenhum reagiu como calcária , por baixo tenho substrato AquabasisPlus da JBL para ter boas e bastantes plantas para servir de esconderijos , além das 3 cascas de côco que coloquei estratégicamente (uma em cada ponta e uma ao meio) uma para cada fêmea e todas elas as utilizam.

A unica coisa que ainda não meti foram as folhas de catappa que comprei no Ebay e ainda não chegaram.

Portanto desculpa o testamento e agradeço a ajuda em relação ás dicas uteis , mas continuo sem perceber o (caminho mais fácil ou torto) porque tem dado bastante trabalho para ter tudo o melhor possivel para que eles vivam nas melhores condições possiveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas desculpas se as minhas palavras foram mal interpretadas ou se te incomodaram. Quanto a dicas úteis terás de esperar que outros membros te ajudem ou, então efectuares mais leituras porque, a observação que fizes-te face ao solo é reveladora. Boa sorte...

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas apenas um reparo

"A filtragem como li que os ciclideos precisavam de boa filtragem comprei um filtro externo Sun Sun HW-304B de 2000 Lt/h que penso que dá conta do serviço."

 

Provavelmente estavam a falar de ciclideos jumbos como oscar,jacks entre outros...

 

há criadores com filtro de mochila e bombas de ar bastante low tech.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes verificar o que foi discutido sobre a alimentação, neste topico:

My link

 

 

Os meus apistos têm um problema com comida seca. Não gostam muito dela, metem na boca e cospem de seguida.

Mas vão ter de se habituar, dou no maximo artemia 2 vezes por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas apenas um reparo

"A filtragem como li que os ciclideos precisavam de boa filtragem comprei um filtro externo Sun Sun HW-304B de 2000 Lt/h que penso que dá conta do serviço."

 

Provavelmente estavam a falar de ciclideos jumbos como oscar,jacks entre outros...

 

há criadores com filtro de mochila e bombas de ar bastante low tech.

 

Sempre ouvi dizer que ... antes a mais do que a menos... (concretamente, filtragem.

 

E é verdade, existem pessoas a criar peixes dentro de um aquário (só vidro) com filtro de esponja. Porquê? porque é mais fácil aspirar os dejectos no fundo de vidro, os filtros são mais baratos e fazem constantes trocas de àgua, etc.

 

O que não é o caso do aquário do membro que criou o tópico.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais