E agora... o que é que eu faço a isto???


Recommended Posts

Boas pessoal, antes demais como este é o meu 1º post neste forum, agradeço já toda a qualquer ajuda que me possam dar.

 

Como curioso da aquariofilia decidi comprar o meu 1º aquário. Claro que antes de fazer o investimento gastei algum tempo a ler sobre o assunto.

 

Adquiri um daqueles pacotes de hipermercado "pronto a usar" com um aquário com cerca de 100 litros.

 

O aquário trás filtro interno Aquapor AQ-1000 e um termoestáto de 200 W.

 

As minhas 1ª's grande dúvidas são as seguintes:

 

1 - A nível de filtragem é indispensável a utilização dum filtro de fundo, para um aquário destas dimensões, ou o meu filtro interno é suficiente para que as bactérias responsáveis pelo ciclo do azoto se alojem?

 

2 - O meu filtro trás um compartimento com carvão activado, pelo que li a filtragem química apenas é necessária em situações muito especias, devo substituir o carvão por outro material filtrante mais apropriado?

 

3 - O filtro interno deverá estar totalmente submerso ou deverá ter "alguma entrada de ar"?

 

4 - O tratamento da água a nível da eliminação do cloro através de agentes quimicos é indispensável? ou se a água for deixada em repouso durante um determindado periodo de tempo permite a evaporação do cloro?

 

Mais dúvidas virão à medida que o aquário for sendo montado :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação ao filtro mecanico . normalmente o que se aconselha é um filtro com a capacidade de filtrar a agua existente no aquario 3X por hora , logo basta verificares a capacidade do mesmo .

O filtro de fundo , e falo por mim não aconselho pois necessita de uma cabeça motorizada para funcionar mais eficientemente ( a pedra difusora é muito fraca ), para alem de que se meteres plantas naturais elas vão consumir os detritos que possam ficar mais fundo nas pedras , e na superficie não é nada que umas aspiraçõezitas não resolvam .:twisted:

Quanto ao carvão existe quem o use sempre , eu só o uso quando desconfio que possa existir algum componente estranho na agua .

O tratamento de agua em relação ao cloro é feito com agua da torneira repousada 2 ou 3 dias num recipiente aberto , tenho 3 aquarios actualmente e todos usam o mesmo sistema .

Agora para ciclares o aquario compra um composto de bacterias á venda nas casa de aquariofilia para acelerares o processo pelo menos inicialmente .

O filtro deve ficar submerso ou rente á superficie de modo a causar alguma agitação para que haja alguma trocas gasosas .

 

Espero ter ajudado

Um abraço

Manuel Mesquita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só para contrariar um bocadinho, acho que um filtro de fundo, até pelo custo reduzido, não seria uma má aposta. Até porque convém teres sempre dois meios de filtragem em funcionamento para o caso de um deles falhar. No entanto, na minha opinião, o ideal é mesmo um filtro externo que combine a filtragem mecânica e biológica. Mas não sei se estás disposto a fazer já esse investimento.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.