PPimentel

Membro
  • #Conteúdo

    14
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Localização
    Algueirão

PPimentel's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Continuo sem ter segurança sobre os animais. Neste momento tenho a Colisa Femea colocada dentro de uma criadeira, mas não estou nada confortável com a situação. Será que aquilo que estou a interpretar como agressividade é um comportamento normal do macho? Fiz umas buscas no Youtube e deparei-me com isto : O meu macho tem este tipo de comportamento (talvez com investidas um pouco mais agressivas). Já fez ninho 2 vezes. Será comportamento normal de macho que quer "cortejar" a femea mas esta não se encontra preparada?
  2. Aquatropic obrigado pela ajuda, dá para reveres os links das fotos é que só abre a ultima foto. PS- Já vi que já o fizeste Obrigado!
  3. Nuno Toste essa agora é que me deixou completamente de rastos. Neste memento tenho a "femea" colocada numa criadeira (visto que não tenho mais nenhum aquário) e o macho anda solto pelo aquário, conforme me foi aconselhado pelo dono da Loja. Visto que o que ele me explicou é que o macho quer "reproduzir" mas a femea não está ainda preparada, portanto ela acaba por a matar. Mas o comportamento dele quando ela está solta é de uma agressividade estranha, chega a parseguir a pobre pelo aquário inteiro e só descansa quando lhe a consegue morder. Apesar de ter esconderijos, cada vez que sai do esconderijo e entre no angulo de visão dele a cena repete-se. Há algum site (ou fotos) onde eu possa de forma clara compreender a diferença entre os machos e fêmeas? Por exemplo na 1ª foto que coloquei é um macho igual ao que tenho... haverá por aí alguma foto de uma fêmea assim, para eu poder analisar as diferenças por forma a conseguir diferenciar o género dos Colisa Lalia? Obrigado pelas ajudas.
  4. Penso que o problema não será esse, tenho muita confiança na loja. O link que mete aqui é quase imagem igual aos animais que tenho, sendo a 1ª foto o macho e a 2ª foto a femea: http://www.hotdog.hu/magazin/magazin_artic...&h_id=31498
  5. Boa tarde, Há questão de 15 dias desloquei-me à loja Quadro Vivo (que aconselho a todos os que possam lá ir) e comprei um casal de Colisas Lalia. O casal estava no mesmo aquário e "convivia" na perfeição. Em minha casa o macho começou a perseguir a fêmea e a demonstrar um comportamento agressivo com ela (e apenas com ela), esse comportamente foi aumentando quando ele começou a fazer o ninho de bolhas. A fêmea acabou por socumbir ao stress causado. Desloquei-me novamente à loja e comprei mais uma fêmea, pois pensei que o macho poderia estar a ser intolerante com aquela femea em particular. O comportamente voltou a ser exactamente o mesmo. (infelizmente não apanhei lá o Nuno para esclarecimento de dúvidas, vou ligar para lá hoje a ver se ele me pode ajudar) Neste momento tenho o macho isolado, mas é uma situação temporária que não quero manter. Ajudem-me por favor, o que posso fazer para controlar este comportamento? Colocar mais femeas para dispersar a atenção? Colocar mais um casal para com mais um macho haver maior definição de territórios? Tirar a femea e deixar o macho sozinho? Tentar novamente com outra fêmea a ver se ele a aceita? O aquário tem 100 lts de água, é um daqueles aquas da aquapor que vemos nos centros comerciais, mas coloquei-lhe um filtro externo Fluval. Tenho várias plantas (substrato Sera FloraDepot + Areão de rio), injecção DIY com gelatina, PH 6,8-7.
  6. Também estou com um problema parecido. Comprei macho e fêmea Colisa Lalia, como sei que gostam de plantas flutuantes para fazer o ninho, podei Cabomba e deixei alguma a flutuar na água. Horas depois já estava o macho a fazer o ninho de bolhas, aparentemente já tem o ninho acabado mas tudo me indica que está a recusar a fêmea, não a deixa sequer chegar perto e persegue-a pelo aquário todo e o aquario tem 1 metro de comprimento, e ela lá fica escondida para não ter problemas. Além do macho estar de guarda ao ninho sem deixar qualquer outro peixe sequer andar perto. Estive a espreitar e penso que só lá estarão mesmo as bolhas de ar, não houve "desova". Há alguma forma de o tornar mais tolerante com aquela fêmea, ou é mesmo só deixar a natureza actuar (não gostam de casamentos preparados)?
  7. PPimentel

    Xistos

    Já fui buscar as pedras. Confirma-se que há lá muitas! Agora deparei-me com outro problema, como tenho 2 palhaços no meu aquário, que são extremamente "tímidos" quando estão acesas as luzes e assustadiços quando alguem se aproxima do aquário, pensei em fazer um esconderijo para eles estarem mais confortáveis durante o dia. Coloquei as pedras de forma a fazer uma especie de gruta mas as habitantes passaram a ser a Corydoras, sendo que os palhaços apenas lá passam segundos para depois sairem logo e andarem numa pilha de nervos. Tenho algumas plantas compradas no IKEA mas que ainda não tiveram tempo de crescer o suficiente para serem esconderijos viáveis. O que me aconselham para esconderijo dos bótia palhaço?
  8. PPimentel

    Xistos

    Se não me engano é Ribeira da Penha Longa? Eu conheço isso, é mesmo antes do Autodromo. Vou dar lá um pulo assim que possa. Obrigado pela ajuda.
  9. PPimentel

    Xistos

    Olá pessoal! Estou a recomeçar um aquário, e gostava de lhe colocar xistos como pedras decorativas. Gostava de saber se algum de voçês conheçe algum sitio nos arredores de Lisboa onde se possam encontrar xistos (apanhar do chão e tal)? Agradeço desde já as ajudas
  10. Não tenhas tanta certeza que é uma ela. Pode ser, mas também pode ser um macho, é muito complicado de perceber a diferença antes de eles efectuarem criação. Essa lutas são normais, pelo que li, num cardume de escalares há sempre um escalar dominante. E o escalar que "perde" tem esse comportamento. Faz uma busca no Youtube por "escalar" e vai ver que tens lá bastantes filmes em que os escalares estão a ter esse comportamento.
  11. Não sei se será bem assim, tenho o mesmo problema no meu aquário com lutas entre os 2 escalares (só tenho 2)... e um dos "machos" começou a por ovos... mais de 100 nos vidros do aquário (frontais e laterais).
  12. Em Lisboa há nas lojas "Celeiro", que são lojas de comida natural, não sei se também existem aí na Maia. Se não houver tenta em lojas deste género.
  13. Tinha ideia que para permanecerem vivas as bacterias precisavam da corrente da água, ou seja, se desligares os filtro onde elas estão elas apenas permenecem vivas durante um curto periodo de tempo. Posso estar errado, visto ser iniciado nesta vida de aquários, já agora algum veterano que diga qualquer coisa.
  14. Boas pessoal, antes demais como este é o meu 1º post neste forum, agradeço já toda a qualquer ajuda que me possam dar. Como curioso da aquariofilia decidi comprar o meu 1º aquário. Claro que antes de fazer o investimento gastei algum tempo a ler sobre o assunto. Adquiri um daqueles pacotes de hipermercado "pronto a usar" com um aquário com cerca de 100 litros. O aquário trás filtro interno Aquapor AQ-1000 e um termoestáto de 200 W. As minhas 1ª's grande dúvidas são as seguintes: 1 - A nível de filtragem é indispensável a utilização dum filtro de fundo, para um aquário destas dimensões, ou o meu filtro interno é suficiente para que as bactérias responsáveis pelo ciclo do azoto se alojem? 2 - O meu filtro trás um compartimento com carvão activado, pelo que li a filtragem química apenas é necessária em situações muito especias, devo substituir o carvão por outro material filtrante mais apropriado? 3 - O filtro interno deverá estar totalmente submerso ou deverá ter "alguma entrada de ar"? 4 - O tratamento da água a nível da eliminação do cloro através de agentes quimicos é indispensável? ou se a água for deixada em repouso durante um determindado periodo de tempo permite a evaporação do cloro? Mais dúvidas virão à medida que o aquário for sendo montado