Dúvida sobre areão para plantado


ruimoita

Recommended Posts

Boas,

 

adquiri recentemente um aqua de 100x30x40 e estou a pensar fazer um plantado. Entre muitas dúvidas, que provavelmente irei pedir a vossa ajuda, tenho uma sobre que areao utilizar:

 

Gostava de por areia de silica (gosto bastante de ver em aquas) mas já percebi que não é o melhor para as plantas. Será que não posso pôr por cima do substrato??? Assim as raízes das plantas já se desenvolviam no substrato que é mais grosso.

 

Não irá, passado algum tempo, aparecer o substrato visto a area ser muito fina???

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos.

Cumprimentos Moita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

 

Realmente o substrato e a areia vão acabar por ficar misturados...

 

Ao colocares a areia só em cima as raizes já vão crescer num areão de granulometria adequada mas no entanto a camada superior de areia vai "sufocar/bloquear/...." em termos de trocas gasosas e outras o substrato que estará em baixo......

 

 

É somente a minha opinião e experiencia própria.... para plantas é substrato ou areão com granulometria entre 3 a 5 mm...

 

 

 

Abraço

Pedro Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Eu uso areia fina fina no aquário de plantas (como já viste) e elas desenvolvem-se bem..

De qualquer forma o que o Pedro disse tem lógica e eu concordo e também tive as minhas dúvidas antes de arriscar na areia, mas vamos a ver.. :twisted:

 

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Faço as palavras do dave as minhas

 

tambem uso areia e para plantados e complicado prender as plantas mas qeu fica muit louco isso fica.

Ate agora nao me tem dado problemas nenhus nem plantas enm nada crescem que e maravilha.

 

Cumps :lol:

NuNo MeNdEs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu uso area + areao e acabam sempre por se misturar. até agora não tive problemas por usar areia. penso que ha um outro inconveniente não referido que é entrar areia para o filtro..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes colocar duas camadas de substrato:

 

-> areao, na 1ª camada para as raizes se desenvolverem bem(4cm, 5cm)

 

-> areia, na 2ª camada, fica mais binito e as plantas sao mais faceis de fixar(3, 4cm).

 

Se quizeres manter glosso aconselho-te só areao porque assim os runner´s desenvolvem-se abaixo do nivel do areao (se for areia os runner vao desenvolver-se acima da areia), se quizeres eleocharis aconselho-te a por a areia na camada superior pois desenvolve-se melhor.

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais