Oxigenador!


Recommended Posts

Tenho um aquário com escalares à sensivelmente ano e meio e tenho constantes dificuldades em baixar o pH à água, andando sempre esta no limite da acidez - e não, NÃO tenho pedras que me aumentem o pH.

Falei com um senhor duma loja, que alguns devem conhecer :Aquamundo perto de cedofeita no Porto, um senhor já com uma certa idade, com sotaque alemão, e ele disse-me que podia colocar um oxigenador no aquário que me fazia baixar e manter constante o pH.

Ele próprio é o que usa nos aquários, encontrando-se estes em óptimo estado, como se pode comprovar pelo aquário da montra, com escalares e discus em perfeito estado.

O oxigenador tem um pequeno depósito com água destilada a 3 volumes, e o senhor explicou-me que liberta oxigénio, o qual em contacto com a água vai formar CO2 devido aos C existentes (porcarias dos peixes e isso), e me faria baixar o pH. Ele usa esse sistema lá há já mais de uma década! No entanto, noutros locais informaram-me do contrário, que só me aumentaria o pH devido à libertação do oxigénio!!

Alguém usa isto? Ajuda?

Segundo o senhor é eficaz e barato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Edgar

Seria bom que nos descrevesse o seu aquário.

Só assim a ajuda será mais util.

Quantos litros, quantos e que generos de peixes, o PH, KH, etc. ....

Para já quanto mais oxigenar a água mais o PH cai.

Para mim, essa loja é uma boa referencia embora ela tenha decaído nos ultimos anos, embora o dono seja uma grande conhecedor de aquariofilia mas também um bom negociante.

Tenho nos meus aquários 2 casais de discus que vieram dessa loja ainda como jovens e cabaram por acasalar. Já fizeram várias criações.

Dê noticias para a ajuda ser mais eficaz.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 80x30x40, o que deve dar um volume útil de cerca de 70 litros. Possuo escalares e tetras de nariz vermelho, além dos "tradicionais" peixes de limpeza.

O pH anda à volta dos 6.9, às vezes um bocado menos, mas às vezes sobe um pouco, como já tinha dito, tenho uma certa dificuldade em mantê-lo ácido.

Segundo o senhor, com o oxigenador vou conseguir baixar bastante o pH, provavelmente para valores mais perto do 6 do que do 7 (o que é sempre bom para este tipo de peixes), e aconselha-me a fazer mudanças de água semanais de 10%.

Tenho feito as mudanças colocando produtos para baixar o pH, pois a água da torneira anda à volta dos 7.3, mas preferia que esse abaixamento do pH fosse feito de forma mais natural, o que com oxigenador seria!

Aconselham-me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não disses-te se tens plantas...

Mas se tens, que tal fazer uma injecção de co2???

Oxigenador baixar o PH...

Diz a esse vendedor que tem andado enganado estes anos todos e que se deveria dedicar no máximo á venda de comida para peixe e já embalada.

O oxigenador só te vai levantar o PH devido á expulsão do CO2 que ele ajuda a fazer.

Se queres realmente baixar o PH, compra turfa e coloca no filtro pois ela sim faz baixar mas pra mim não é a melhor solução ( a melhor é a adição de co2 e conformidade com a necessidade das plantas) mas para saberes isso mede o PH e o KH

Um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

e ele disse-me que podia colocar um oxigenador no aquário que me fazia baixar e manter constante o pH
Concordo com quase tudo o que dizes... apenas não, com a parte do baixar o pH. É óbvio que eu também não sei qual o pH inicial do aquário, antes da injecção de ar. Sim ar, porque as bombas injectam ar no aquário e não apenas O2. Como é certo e sabido, uma agitação superficial da água do nosso aquário faz com que as trocas gasosas se processem mais facilmente, o que leva a que os valores de equilíbrio dos gases dissolvidos e dissociados na água seja mantido constante e se o pH depender, de certa forma, exclusivamente dos gases dissolvidos, então também este será mantido constante.

 

O oxigenador tem um pequeno depósito com água destilada a 3 volumes, e o senhor explicou-me que liberta oxigénio, o qual em contacto com a água vai formar CO2 devido aos C existentes (porcarias dos peixes e isso), e me faria baixar o pH.

Hum... para começar, onde foste buscar essa ideia da água destilada a 3 volumes?? É que se é água destilada, então os 3 volumes não estão lá a fazer nada. É a mesma coisa que dizer que diluí 2 ml de água destilada para 2 litros... é a mesma coisa.

Liberta Oxigénio??? O quê? Como? Não digo que seja mentira, mas não estou a ver como é que a partir de água destilada apenas se obtem O2...

O2 em contacto com proteínas e hidratos de carbono e outros que tais, chamemo-lhes produtos orgânicos, não forma CO2...

As únicas reacções que formam CO2 partindo de O2 são as combustões e isso duvido que seja o que se está a passar. Ainda mais por que seria uma combustão dentro de água :lol: Também tens outro fenómeno muito conhecido: a respiração, que até parece uma combustão: Hidratos + O2 = Energia +H2O + CO2

Sim, se por ventura se formasse CO2 no final dessas "reacções químicas", ele baixar-te-ia o pH do aquário (mas não era uma boa forma de te tamponizar o pH, isso agora é outra história).

 

No entanto, noutros locais informaram-me do contrário, que só me aumentaria o pH devido à libertação do oxigénio!!
Eu, da análise que faço à química da coisa, acho que quanto muito o O2 te pode aumentar o pH. Mas quando digo aumentar, é algo muito pouco mesmo, imperceptível. O O2 por si só não aumenta o pH de nada. Se não acreditam, comprem uma botija de O2 e borbulhem-na em água destilada... depois meçam o pH.

 

O oxigenador só te vai levantar o PH devido á expulsão do CO2 que ele ajuda a fazer.  

Se queres realmente baixar o PH, compra turfa e coloca no filtro pois ela sim faz baixar mas pra mim não é a melhor solução ( a melhor é a adição de co2 e conformidade com a necessidade das plantas) mas para saberes isso mede o PH e o KH

Errado!! Erradíssimo!! O O2 (ou melhor, o ar) não aumenta o pH por diminuir a concentração de CO2 dentro de água. O que o ar faz é agitar a superfície da água mantendo as concentrações de gases dissolvidos equilibradas e constantes. Não te diminui a concentração de CO2 dentro de água, pelo menos a que é suposto haver, sem contar com a produzida pela respiração das plantas e dos peixes.

Quanto à utilização de turfa, aqui concordo plenamente contigo. A turfa para mim é o melhor "abaixador" de pH que existe. Combinada com troncos é excelente. Eu tenho uns troncos no meu aquário e turfa no meu filtro externo e tenho o pH do meu aquário entre 5.5 e 6.0.

Quando usava injecção de CO2, nunca conseguia baixar dos 6.5 que é o máximo a que o CO2 te pode baixar o pH dum aquário (teoricamente é 6.35, a 25º C, que é o valor do pKa1 do ácido carbónico). Além do mais, que se o CO2 injectado for muito, pode começar a "sufocar" os peixes.

 

Espero ter ajudado.

E já agora, se tu ou alguém souber como é que raio o O2 ou o ar diminui o pH duma água, eu gostaria de saber.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O erro aqui é que o "oxigenador" não leva agua destilada a 3 volumes...mas sim agua oxigenada a 3 volumes! ou seja :

 

H202

 

que com a libertação do Oxigenio numa forma muito reactiva leva a oxidação dos dejectos dos peixes, ricos em carbono...por isso nao me parece de todo implausivel a explicação do senhor...apenas deve ter existido um engano na passagem para o forum do que foi dito!

 

Já agora ivanpantz diz lá se te parece implausivel que nisto da quimica...:lol:

 

 

Oxigenador baixar o PH...

Diz a esse vendedor que tem andado enganado estes anos todos e que se deveria dedicar no máximo á venda de comida para peixe e já embalada.

O oxigenador só te vai levantar o PH devido á expulsão do CO2 que ele ajuda a fazer.

 

Parecem-me palavras muito fortes dirigidas a uma pessoa que nem conheces e ainda por cima devido a tua interpretação do funcionamento de uma coisa que nao conheces! Especialmente, para uma pessoa que parece andar nisto da aquariofilia faz anos e que ja deve saber umas coisas... Eu nao conheço a pessoa ou a loja em questão até porque sou de Lisboa mas nao me parece nada conrrecta esta tua atitude...

 

Muitas vezes mais vale tentar perceber o que poderá estar errado do que começar a disparar o que se ouviu...

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi novamente.

 

O erro aqui é que o "oxigenador" não leva agua destilada a 3 volumes...mas sim agua oxigenada a 3 volumes! ou seja :
Eu já suspeitava que assim fosse, mas como não conheço o sistema em questão, nada disse.

 

que com a libertação do Oxigenio numa forma muito reactiva leva a oxidação dos dejectos dos peixes, ricos em carbono...por isso não (palavra corrigida) me parece de todo implausivel a explicação do senhor...apenas deve ter existido um engano na passagem para o forum do que foi dito!

Ok... como é que eu hei-de dizer isto. Eu compreendo o teu raciocínio, mas agora tenta perceber o meu também. Como é óbvio, não é tua obrigação saberes estas coisas mas cá vai:

Uma molécula de CO2, apenas tem um átomo de carbono. Ou seja, para cada uma molécula de CO2 teríamos que fazer reagir uma molécula de O2 e retirar apenas 1 e 1 só átomo de carbono a qualquer "desperdício" deixado por um peixe. Mas os átomos de carbono não se "desprendem" assim tão facilmente das moléculas. O que quero dizer é que acho muito pouco provável (almost impossible) que se forme CO2 assim só por borbulhar. Ainda para mais, se se formar CO2, devido a haver um borbulhar de O2 (ou ar, não sei como funciona o sistema) vai fazer com que as concentrações de CO2 sejam as de equilíbrio e não superiores (como se tivesses uma bomba de ar a funcionar no aquário).

 

Já agora ivanpantz diz lá se te parece implausivel que nisto da quimica...

Não percebi bem o que queres dizer com isto. Mas creio que me tás a dizer que às vezes estamos à espera de algo e nos aparece outra coisa totalmente diferente. Se assim for, como é óbvio concordo contigo, mas da análise que faço à química do fenómeno, nada me diz que possa haver uma produção de CO2 partindo do pressuposto que os detritos dos peixes se oxidem com O2 e produzam CO2....

Mas mais uma vez, se alguém sabe como isto acontece, agradecia que o explicasse aqui no forum se faz favor.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo não borbulha :lol: . Como eu penso que aquilo funciona é tendo um deposito de agua oxigenada que contacta inferiormente com a agua. Assumindo que a agua oxigenada tem densidade inferior á agua a superficie de contactoé pequena e apenas se dá um difusão gradual da agua oxigenada para a agua onde o oxigénio ao ser libertado vai oxidar os compostos dos dejectos dos peixes...se realmente há libertaçao de Co2 não sei...penso que seja um processo semelhante ao que acontece no ciclo do azoto em que passas de NH...para NO..

 

o que eu queria dizer seria muito mais explicito se tivesse usado bem a pontuação e acabasse a frase

 

 

Já agora ivanpantz diz lá se te parece implausivel, que nisto da quimica... (não sou grande expert)

 

Penso que estes dispositivos ja estiveram em discussão faz pouco tempo no forum...e estiveram na moda ha alguns anos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa. é agua oxigenada, enganei-me! :)

O aparelho em questão é como estás a pensar Just_Me, colocado no fundo do aquário, vou inestigar melhor.

Já pensei usar turfa, mas eu tenho um aquário com a zona do filtro no interior e não tenho espaço para a colocar. Para o aquario que tenho, que quantidade seria necessária? Já agora: a turfa vai perdendo as suas qualildades? Não dura para sempore pois não?!

E Miguel Silva é escusado falares assim de uma pessoa que me parece ter bastante conhecimentos, já anda nisto há mais anos do que a nossa idade, e que nem conheces!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Ok. Já percebi como funciona, mas continuo na mesma. Onde é que se vai formar CO2? A única coisa que acontece, pelo que eu percebi do pouco de francês que eu sei, é que a água oxigenada liberta oxigénio para a água do aquário (e lá está um lapso, escreveram a equação simplesmente: H2O2 -> H2O + O, isto não acontece, deve ser é assim: 2H2O2 -> 2H2O + O2)

Continuo na minha... O2 ou mesmo que fosse Oxigénio atómico (?????) não vai libertar CO2 por oxidar os detritos dos peixes. Mas pronto, mais uma vez, se alguém souber o que acontece com o O2 em contacto com as fezes dos peixes, que se acuse.

 

se realmente há libertaçao de Co2 não sei...penso que seja um processo semelhante ao que acontece no ciclo do azoto em que passas de NH...para NO..

:) Foste buscar um exemplo fixe. Só que aí esse processo é feito por enzimas que as nossas amigas bactérias nitrossomas e nictrobacter (creio que é assim que se chamam) têm para catalizar essas reacções. Como já deves saber, as enzimas são, de certa forma, ferramentas muitíssimo específicas que nós os químicos, e os bioquímicos, tentamos igualar com moléculas menos complexas. E até já há vários catalizadores específicos para certas reacções que até então só eram possíveis pela natureza.

Por exemplo umas das reacções que só se dá na natureza é a passagem do azoto N2 a NH3, pelas leguminosas (daí chamarem-se fixadores de azoto). A reacção N2 + 3H2 -> 2NH3 é possível, mas a altas temperaturas e pressões :roll: Imagina nós a fazer isso, à temperatura ambiente com poucos gastos... fertilizante baratuxo = no more hunger...

Mas pronto já devo estar a chatear demasiado. Vou parar por aqui.

 

Já pensei usar turfa, mas eu tenho um aquário com a zona do filtro no interior e não tenho espaço para a colocar. Para o aquario que tenho, que quantidade seria necessária? Já agora: a turfa vai perdendo as suas qualildades? Não dura para sempore pois não?!

Pois... sem um filtro exterior, creio que a utilização de turfa dentro do aquário, não será a melhor. Pelo menos com o intuíto de baixar o pH. A turfa é também utilizada dentro do aquário mas como fertilizante.

A turfa não mantém o pH baixo para sempre. Eu tenho um aquário de 50 litros e costumo usar meia caixa da turfa granulada da Fluval de 3 em 3 semanas mais ou menos. E mantenho o pH sempre na ordem dos 5.5-6.0

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.