Caixa Vodafone + sump


rmmp

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Queria saber o que acham do meu projecto.

 

A melhor forma de o explicar é mostrar uma imagem.

 

dscn3068m.jpg

 

Como vêem é uma caixa Vodafone com uma metade de outra caixa colada atrás. No primeiro compartimento da sump terá as matérias filtrantes e no segundo compartimento um termostato e uma bomba. A ligação entre o primeiro e segundo compartimento é por baixo, um furo junto à base que une as duas. Depois a bomba manda a água para o fundo do aquário através de um tubo. Que vos parece esta circulação de água?

 

A minha duvida é que matérias filtrantes devo colocar e qual a melhor ordem.

 

Fico à espera de criticas e ideias:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois o que poes nos furos para que os peixes nao sejam sugados? uma rede? qual?

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz uma muito semelhante. (ver se tiro foto logo qd chegar a casa).

Deixei a entrada de água ao de cimo, e os furos tapei com esponja (daquela azul larga dos filtros).

Em termos de matérias julgo que deves usar esponja ou lã (daquela branca) e cerâmica (eu usei cerâmica de jardinagem, tipo barro cozido).

 

No primeiro aquário que fiz assim a sump descolou, pois colei com silicone. Na segunda usei silicone na mesma, mas lixei o local onde colei de modo a ter mais onde agarrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim isso do descolar é normal. Também já colei acrílico sem lixar e soltou-se ao fim de um tempo. Tens de lixar bastante com lixa de água, o mais grossa possível. Pelo menos foi assim que fiz. Em relação aos furos realmente essa tua ideia era melhor, de colocar uma esponja. Mas agora já tem a rede. Vamos a ver. Em relação á ordem das matérias filtrantes, achas que ponha primeiro algodão e depois cerâmicas ou é igual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, acho que devias alterar algumas coisas...

As cerâmicas deveriam estar dentro de um saco de rede mosquiteira para não se sujarem.

Depois, algodão? É preferível esponja da que usam os pedreiros é barata e podes cortar bem à medida do local onde vai ficar.

Quanto à rede em vez de esponja para a água entrar na sump, acho que fizeste bem, esponja obstruía muito a passagem da água.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que devias alterar algumas coisas...

As cerâmicas deveriam estar dentro de um saco de rede mosquiteira para não se sujarem.

Depois, algodão? É preferível esponja da que usam os pedreiros é barata e podes cortar bem à medida do local onde vai ficar.

Quanto à rede em vez de esponja para a água entrar na sump, acho que fizeste bem, esponja obstruía muito a passagem da água.

 

Boas,

 

Obrigado pelas sugestões mas já estava a pensar fazer isso da rede mosquiteira para segurar as cerâmicas.

 

Mas estou com um receio que me fez parar este projecto temporariamente. A sujidade (restos de comida, etc.) não acaba por ficar no fundo em vez de ir para o filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Supostamente andaram em suspensão por isso vão parar ao filtro, é essa a intenção de colocar o filtro.

 

Sim mas o filtro não está dentro do aquário mesmo, está num compartimento separado que apenas tem um furo a liga-lo ao aquário. E esse furo é em cima. Por isso, acho que, as partículas, a menos que subam até ao furo e o atravessem, não sairão de dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas o filtro não está dentro do aquário mesmo, está num compartimento separado que apenas tem um furo a liga-lo ao aquário. E esse furo é em cima. Por isso, acho que, as partículas, a menos que subam até ao furo e o atravessem, não sairão de dentro do aquário.

 

Não te esqueças que a água está em movimento....

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais