Apuramento


RDS

Recommended Posts

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

curioso cmargarido.

 

acho que anda aqui uma dessas :D

 

 

Boas

É que os teus Golden são familiares destes que falo. Mas mesmo assim é preciso "ter galo". LOL!

Vou ver se tiro umas fotos este fim de semana e depois ver se consigo postar.

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas as gambas hambientaram-se muito bem,estão optimas.

Tb estou corioso por essas fotos CMargarido.

 

A proposito de apuramento,tendo eu Goldem "made in CMargarido" ,junto dos CR de diversas grades ,haverá o perigo de virem a desaparecer as grades superiores em beneficio das inferiores...

Terei que separar sempre as superiores para outro aquario???

 

Obrigado

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas as gambas hambientaram-se muito bem,estão optimas.

Tb estou corioso por essas fotos CMargarido.

 

A proposito de apuramento,tendo eu Goldem "made in CMargarido" ,junto dos CR de diversas grades ,haverá o perigo de virem a desaparecer as grades superiores em beneficio das inferiores...

Terei que separar sempre as superiores para outro aquario???

 

Obrigado

 

 

 

Boas amigo

a questão dos golden piorarem as restantes grades tem sido muito discutida, mesmo internacionalmente. Pelo que tenho pesquisado não há ainda consenso acerca dos assunto. Eu tenho golden com crs e as grades não têm enfraquecido, mas há quem diga que enfraquecem. Também há quem diga que "usa" os Golden para apurar os crs para grades superiores.

Como não há consenso fiz uma experiência. Separei 15 golden para um aquário, 5 delas com ovos cruzados de crs, para ter a certeza de como vão sair os filhos. Mais descoloridos, mais coloridos ou normais? As fêmeas já desovaram e os filhos saíram cerca de 50% golden e 50% crs. Ainda são pequenos por isso ainda não dá para ver se os brancos e os vermelhos vão ser intensos. Até a ver parecem-me normais mas podem piorar com o crescimento. O passo seguinte é retirar os filhotes e deixar que criem só entre golden para ver no que dá. Só depois vou ter certezas acerca do assunto.

Depois posso partilhar a informação.

Mas independentemente disso o facto de separares as grades melhores para outro aquário é sempre vantajoso para o apuramento.

Relativamente às fotos estou a tentar carregar mas a net diz-me que o browser não suporta o formato. Vou tentar em outro pc.

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

aqui vão fotos (espero eu..)

 

Aqui é 1 dos golden com a falha quer falei:

Pic_16108_9.jpg

http://www.megagaler...Pic_16108_9.jpg

 

 

Neste é possível ver o outro também com a falha

Pic_16108_10.jpg

http://www.megagaler...ic_16108_10.jpg

 

 

Nesta é um golden já velhote

Pic_16108_8.jpg

http://www.megagaler...Pic_16108_8.jpg

 

Nesta são golden normais e crs

Pic_16108_11.jpg

http://www.megagaler...ic_16108_11.jpg

 

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem, as fotos da para perceber os golden com a falha, será que a apurar esses com essa caracteristica, poderá dar uma nova coloração de crs?

Já agora eu também tenho crs "made in cMargarido", e eles estão óptimos, ja agora tenho uma que está ovada preste a ter os pequenos crs, tou ansioso para ver o que é que sai dali...

O que eu gostava de ver era umas fotos dos teus aquários cMargarido, será possivel?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem visto que tenho aqui umas fotos de uns golden do meu amigo cmargarido!

deixo aqui, tambem posso dizer que já vou em 3 gerações de bebes, até agora só aumentou grades, comprei suplementos e os crs estão cada vez mais belos!

crs32.jpg

lotso.jpg

devo ter mais pelo pc depois deixo aqui!

 

cumps

e um abraço para o amigo cmargarido!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem, as fotos da para perceber os golden com a falha, será que a apurar esses com essa caracteristica, poderá dar uma nova coloração de crs?

Já agora eu também tenho crs "made in cMargarido", e eles estão óptimos, ja agora tenho uma que está ovada preste a ter os pequenos crs, tou ansioso para ver o que é que sai dali...

O que eu gostava de ver era umas fotos dos teus aquários cMargarido, será possivel?

 

Boas amigo Fábio

agora que já sei postar fotos posso criar um tópico com algumas dos meus aquas.

Neste tópico não que o tema que o membro RDS é lançou é sobre apuramento.

Vou tirar uma fotos e criar um novo tópico.

Jorge parabéns pelos camarões, estão de facto, lindíssimos. O facto dos teus crs, filhos dos Golden, não perderem a cor é um dado interessante a reter relativamente a esta questão do apuramento.

Abraço

Cmargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom deixa cá mandar o meu bitaite..

 

o cruzamento de CR com goldens não me parece que vá baixar as grades. Como se diz, até pode aumentar.

Na minha opinião, diz-se que pode melhorar as grades das colonias porque são cruzamentos com camarões sem vermelho. É dedutível que as próximas gerações saiam com mais branco que vermelho. A questão aqui parece-me ser o branco dos golden. Os golden são fruto de apuramentos de CR (os snow são de CB), o que por vezes torna este branco meio rosado ou meio alaranjado. Geralmente nos snow o branco é mais branco. Isto para dizer que, cruzando estes golden com crs parece-me que a quantidade de branco até pode aumentar em futuras gerações mas, é preciso ver é a qualidade do branco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto à qualidade do branco, estive a ler, tem varias coisas que podem alterar a dita qualidade, os seus genes, os parametros do aqua em questão, e se forneces suplementos ou não!

podes aumentar as grades com os cruzamentos com os golden e depois tens que dentro desses camaroes selecionas os melhores( depende do que queres) e vais cruzando até estes ficarem com as caracteristicas que pretendes!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

também tenho alguns camarões crystal red vindos do cmargarido, ainda sou muito verde nesta andanças mas acho que comecei da melhor forma, com camarões de grande qualidade que me foram cedidos pelo cmargarido. Tenho duas fêmeas com ovos, uma S Tiger Tooth e uma S V-Type. Agora resta aguardar para ver o que vai acontecer. Tó já tenho mais musgo de Java disponível. Não sei se já alguém tocou no assunto, mas já pensaram em fazer um clube de camarões Português?

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno da Silva, que tenha visto nunca tocaram nessa parte, mas seria bastante interessante.

 

para já têm falado mais nos CR's, o normal, por ser o que mais gente tem.

mas e os red's tambem é possivel apuramentos, os sakura nao são apuramentos de red cherry? e os rili?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno da Silva, que tenha visto nunca tocaram nessa parte, mas seria bastante interessante.

 

para já têm falado mais nos CR's, o normal, por ser o que mais gente tem.

mas e os red's tambem é possivel apuramentos, os sakura nao são apuramentos de red cherry? e os rili?

nao sou o nuno, mas há mais reds por ai que crs!

os sakura são apuramentos dos reds, os rili tambem, mas dos fire red!

eu tenho uns reds que ainda vou tentar apurar! com cabeça azul!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falei do nuno sobre a comunidade de camarões de portugal.

 

o resto é para quem quiser responder.

custumo ver a falarem mais dos CR, por isso é que disse isso, my bad.

eu ainda sou um iniciado nisto, nao fazia a minima ideia, por isso é que perguntei.

 

com cabeça azul?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Apuramentos dá para fazer com todas as espécies de camarões desde que se isole uma determinada característica para apurar.

Como por exemplo: Reds com cabeça azul.! Ou golden com um anel transparente como já postei.

Não dá para meteres fotos desses reds com cabeça azul???

É desta que o SLB e o FCP fazem as pazes. Lol

 

Nuno, Já com fêmeas ovadas? Tás a bombar! mandei-te MP por causa do musgo,

 

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

contem tambem comigo!

tenho apenas 2 assim, depois tento meter uma foto, mas aposto que a cabeça vai parecer transparente na foto!

Editado por jorge_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reds com cabeça azul é estranho mesmo mas deveras interessante... Se tens 2 assim ja é um começo para apurar essas caracteristicas e se forem um casal ainda melhor...

Eu ja tive um red com uma lista vermelha como as do CRS mas so que mais fininha, foi o unico que nasceu assim, so que acabou por desaparecer, nunca mais o vi...

De vez em quando aparecem alguns camarões com cores e caracteristicas diferentes dos demais, aliás deve de ser assim, com o apuramento desses camarões "diferentes" que aparecem novas mutações (penso que se chamem assim) de camarões no mercado...

Ja agora se houver algum clube de invertebrados contem também comigo!!

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

basicamente é preciso dois camarões (um macho e uma fêmea) e escolhermos uma característica para apurar. ir reproduzindo e deixar de parte os que têm a característica "boa".

 

mas é muito difícil saber proporções, até porque uma característica pode não estar contida apenas num gene ou dois, e ai o xadrez de Mendel já não funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim porque netses casos, até pode ser os parametros que os tornem diferentes, por isso pode ser devido a dois factores os seus genes e o meio!

mendel nao, mas acho que neste caso é dominancia incompleta, sendo que surge um fenótipo intermedio, mas nao sei se é mesmo isto!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Pessoal este tópico está muito interessante parabens a todos vós..

Gambas ,clube,contem comigo...

 

Já agora a comida pode influenciar no apuramento,que comida lhes dão?

Alguém aqui lhes dá comida caseira?

Se sim qual????

 

Abraço

Editado por sines

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a comida pode influenciar nas cores do animal, a nível de crescimento, etc.

a nível de apuramento (genético) penso que não tinha qualquer influencia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais