desteves

Membro
  • #Conteúdo

    137
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre desteves

  • Aniversário 07/05/1988

Formas de Contacto

  • MSN
    diogojesteves@hotmail.com
  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

desteves's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas Epa eu tentei tirar fotos mas nas fotos não se vê o que que quero dizer. Mas o material de que são feitas é algo parecido com o das duas esponjas logo no inicio do tópico. Arranjei uma foto para exemplificar. As esponjas que eu sempre tive são como esta primeira da foto. Uma "fibra" muito compacta que corta muito os fluxos dos filtros. As que tenho agora são mais como a esponja do meio na foto. Uma "fibra" bem mais arejada que deixa passar muito mais água (e "porcaria" consequentemente) e que não precisa de estar sempre a ser limpa.
  2. A meu ver duas lampadas dessas chegam e se eu tivesse o material e o jeito até fazia umas calhas dessas para mim. Mas tem atenção porque parece-me que não tens tampa no aqua e a evaporação pode causar danos aí na iluminação. Quanto ao substrato, eu sou muito "picuinhas". Acho que é das coisas mais importantes quando se projecta um aqua para camarões, principalmente se forem espécies mais sensiveis. Com um substrato inerte, vais ter oscilações no ph quase garantidamente.
  3. Não é por nada mas a ver daqui eu diria que os camarões conseguem passar por essa malha metálica. As crias, claro. Estou a dizer isto porque consigo ver os buracos na malha muito melhor do que consigo ver crias.. Eu tinha esponjas que comprei proprias para o efeito. Não gostava delas porque cortavam muito fluxo ao fim de uma semana e tinha que estar sempre a limpar. Depois decidi "apará-las". Cortei-lhes volume com uma tesoura. Ficaram mais finas e já não me cortavam tanto fluxo nem precisava de as limpar tantas vezes mas mesmo assim não gostava. Até que certo dia a vaguear pelo Jumbo encontrei as esponjas perfeitas. São esponjas de filtros de ar, parece-me, mas a fibra de que são feitas é bastante mais "arejada". Mal se nota o corte do fluxo do filtro e já as tenho há mais de um mês sem limpar. Vou tentar arranjar umas fotos para mostrar.
  4. eu tive chatices com essa praga que me deixaram maluco. se voltarem, testo com isto
  5. Olá Nuno Honestamente não tenho know-how para te dizer muito pois nunca tive um projecto desses e não percebo o seu total funcionamento. E falei um bocado do que sei, que são aquários. Compreendo que num sistema de bateria as coisas funcionem de uma forma um pouco diferente. Mas mantenho a opinião de que filtros externos potentes serão melhores que filtros de ar e bons substratos melhoram a qualidade da água. Se os teus camarões reproduzem num aqua sem substrato, se calhar com substrato mais reproduziam. Não sei é só um palpite. De qualquer maneira, o que mais me importa é que isto te corra bem e que nos presenteies com a continuação do seu desenvolvimento. Com tanto aquas também podes fazer experiências à vontade.
  6. Vão experimentando até acertarem. Tentem sempre dar um pedaço de comida que os camarões acabem em duas horas. Se sobrar, na proxima já dão um pouco menos.
  7. aproveito para acrescentar que, principalmente com camarões, um substracto pode fazer a diferença. Equilibra-te os parametros da água e estabiliza-os. Atenção que falo de substractos activos tipo ADA, elos e por aí. Na minha opinião, deves apostar num substracto deste tipo, pois de certeza que te irá poupar trabalho no futuro, a nivel de tpa e estabilização dos parametros em valores muito perto dos ideias para a reprodução. É compreensivel que não notes a diferença nos camarões que tens sem substracto, pois as principais caracteristicas são a nivel da água, logo não se vêm. E concordo também com o fábio pois esses filtros que falas, mesmo tendo uma boa massa biologica, tem pouca potencia e fazem poucos ciclos ao aquário durante uma hora. Mas não sei, porque também nunca usei nenhum. Mas nos meus aquas tento ter filtros superiores à litragem que tenho. Tentar fazer entre os 7 e os 10 ciclos por hora. Finalizando, num projecto tão ambicioso e aliciante como o teu, eu jogava pelo seguro.
  8. desteves

    Renascer

    Parabéns mais uma vez hugo é impressão minha ou tens ali uma cria red ruby/wine red ?
  9. Parabéns Fábio ! O trabalho começa agora :D Estou mortinho para ver esses pequenotes.
  10. desculpa lá mas essas perguntas estão mais que respondidas no fórum. Uma pequena pesquisa tinha-te dado as respostas todas. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72888
  11. Eu usei um suplemento de cálcio chinoca que comprei na crystalred. acho que ainda lá há à venda.
  12. desteves

    Golden Bee ovada

    Obrigado a todos pelas ajudas. Eu de tudo o que li o que me pareceu mais correcto foi o fluvermal e é isso que vou utilizar. Obrigado por esse "esquema" Fábio. Vou seguir o conselho. Aproveito para dizer que o vou fazer nos 2 aquas, visto os wild poderem ter transportado o bicho para a nova casa. E o melhor será faze-lo com os camarões lá dentro, para também os desparasitar. Ver se corre tudo bem e esperar que esteja tudo em ordem para voltar a carga Pessoal, obrigado pelo suporte e ajuda
  13. desteves

    Golden Bee ovada

    Viva amigos camaroeiros ! Ora bem, venho desenterrar o topico por motivos completamente opostos aos que me fizeram abri-lo em primeiro lugar. A minha colonia de caridinas desapareceu completamente. E venho partilhar para que outros tenham cuidados que talvez eu não tenha tido. Tudo começou quando comecei a ver planárias no meu aqua. Não liguei muito pois li que raramente atacavam camaroes e fui deixando a coisa por resolver.. Entretanto começam-me a aparecer carcaças (e não cascas) pelo aquário. Começo nos testes a agua e nada estava errado. Achei estranho mas acabei por não ligar. No dia seguinte, mais um ou duas carcaças e as coisas estavam neste ritmo. 1/2 mortes por dia. Até que me decidi a ficar especado a olhar para o aqua (nunca se sabe, podia ver alguma acção) e não é que vejo 4 ou 5 planárias a "atacar" um camarão ? Quando começo a tirar as carcaças do aqua e a po-las numa taça, começo a ver 4 ou 5 planarias a sair de cada uma delas. Ou seja, eram estes bichos (que eu acho nojentos) que me estavam a matar os camarões. Nesta altura já só tinha meia duzia de juvenis. Deparei-me com uma situação que não sabia o que fazer: deixar os juvenis no aqua até resolver a situação das planárias ou tirá-los de lá e arriscar que sobrevivam num aqua montado a apenas 2 semanas. Optei por troca-los de aqua e a verdade é que nenhum sobreviveu. No final de contas, fiquei com talvez uns 15 heteropodas wild e o resto morreu tudo. Entretanto, com o aqua sem vivos, decidi aumentar a temperatura para 33º a ver se matava as planárias mas parece não estar a resultar. Gostava então que me indicassem onde posso comprar o fluvermal (ou outro medicamento para o mesmo efeito). Já aconteceu algo semelhante a algum de vós (planarias sedentas de sangue)? Bom, estou muito triste porque andei durante muito tempo cheio de vontade de finalmente passar para as caridinas e agora acontece isto.. Nem nunca tinha tido planária em aquários... Enfim. Vamos ver se se arranja mais uns para substituir. Espero que possa ter ajudado alguém
  14. Belos camarões amigo ! Parabéns pelos pequenos. Está tudo com boa cor.
  15. desteves

    Renascer

    Hugo estão excelentes ! É bom ver estes bichos por estas terras. Espero que corra tudo bem com eles e que eventualmente alguns venham aqui parar ehe