Recommended Posts

Publicado

Boas, tenho um filtro interno Duetto DJ 50, o qual uso com o sistema de aeração que vinha fornecido (chaminé que se põe fora da água).

Como comecei agora a fertilizar com Flourish Excel, fiquei com a dúvida se este sistema de aeração, que dispersa bolhas minúsculas de ar pelo aquário todo, interfere com a injecção de carbono que estou a fazer através do Excel.

Mantenho o filtro como está pois não afecta ou tiro a chaminé?

É um aquário de água quente, com 2 cardumes de tetras, um betta, red cherrys, 2 neritinas e 1 ampulária. É necessária a aeração da água?

Desde já obrigado por qualquer ajuda que possam dar.

Quem quer peixe molha a calça.

Bartolomeu Paes

Publicado:

A injecçao de ar só afecta o CO2 (caseiro ou botija) pois aumenta a agitaçao superficial e acaba por dispersar o CO2 para a atmosfera (coisa que nao se pretende). O Excel fornece carbono organico soluvel em agua que nao evapora. Ha por ai alguns posts espalhados em que dizem que o uso de "aeraçao" está em desuso e só é usada em alguns casos particulares (como por exemplo somente durante a noite quando se usa CO2 caseiro). Eu diria que podes até desligar, as plantas já te produzem O2 suficiente para os peixes ;)

cumps

Publicado:

Está descrito um efeito inibitório da fotossíntese por parte do oxigénio!

Logo, quanto mais oxigénio na água, menor será o aproveitamento do Flourish Excel como fonte de carbono.

Não sei é se o efeito se faz notar em termos práticos!