Dissipador CO2 chamado Filtro externo - Inteligência Saloia?


squeiros

Recommended Posts

Boas,

 

No meu plantado de 220l, há já algum tempo que uso injecção CO2 caseira. Aconteçe que ainda não tive tempo($) para comprar um daqueles dissipadores especiais em que absorvem o CO2 por completo.

Como alternativa, uso uma pedra difusora muito fininha em que as bolhas quase desaparecem quando chegam à superfície. Quase!!

 

No outro dia lembrei de colocar a pedra difusora perto da admissão do filtro externo por forma a que as bolhas fossem sugadas e assim pelo tempo que estariam dentro do canister fossem absorvidas a 100%.

 

No entanto, como nunca ouvi algo do género, deduzo que isto terá alguns problemas...

 

Qua acham?

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca experimentei assim, mas já vi muitos membros do forum fazer isso, e acho que é o mais comum.. até porque tem lógica.

 

O CO2 é absorvido mais rapido e mais eficientemente.

 

Abraço 8)

Think Aqua

 

Banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo da marca de filtro, poderá constituír um problema, se o volume de gás aumentar demasiado, o filtro pode parar de funcionar.

Isso não é muito provável.

Outro problema, pode ser a diminuição da eficiência das bactérias nitrificantes, pois estas consomem oxigénio, mas tratando-se de um aquário plantado, este ultimo factor não deve ser grande problema, pois as plantas são bem mais eficientes a eliminar compostos nitrogenados.

 

Bem, já agora, o que te leva a dizer que o CO2 dissolvido pela pedra difusora não é suficiente para as tuas plantas?

 

Abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já agora, o que te leva a dizer que o CO2 dissolvido pela pedra difusora não é suficiente para as tuas plantas?

 

Porque as bolhas ainda chegam à superfície intactas, e pelo que eu ouço falar, com um dissipador em condições, estas são absorvidas na totalidade.

Claro que isto é tudo especulação pois eu não tenho testes de CO2

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos valores de CO2 não precisas de teste, basta o valor do Ph da dureza e a tabela que encontras na NET.

 

Olá,

 

Se tiveres um substrato que altere as caracteristicas do pH e/ou do KH, não tens como determinar o valor do CO2 através da tabela. Por outro lado, os testes de CO2 também não são muito de fiar. A solução melhor é ir avaliando o estado das plantas.

 

Quanto á difusão do CO2, a ideia é que as bolhas que saem da pedra/difusor/whatever cheguem á superficie com o menor tamanho possível. Conheço alguns aquários em que a pedra porosa resulta bem, outros em que a dissolução através do filtro também funciona na perfeição.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Voltando ao tema inicial, penso não haver problema na difusão do CO2 no filtro.

A Dennerle ,cuja filosofia, preconiza filtros de baixo débito para plantados, tem filtros com difusor de CO2 incorporado.

Saudações aquariófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens dois problemas principais:

 

1. A injecção de qualquer tipo de gas na cabeça do filtro provoca ressonâncias indesejáveis - barulho e redução do tempo de vida.

 

2. Ao forçares a dissolução total do CO2 tens que garantir que não sobredoseias, ou morre-te tudo num instante, se com a pedra difusora aumentares inadvertidamente a dose para 2x o CO2 na água não aumenta 2x, com injecção no filtro anda lá perto, e isso é perigoso com CO2 de fermentação.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Pedro principalmente no 1º ponto , ao injectares co2 ou qualquer outro gás na admissão do filtro vais obrigar esse gás a passar pela cabeça motora do filtro, mesmo que não te cause danos, (o que duvido muito pq quanto mais gás mais o motor trabalhará em seco) irás ter sempre ruídos indesejados. Utiliza a saída do filtro desse modo não terás qualquer problemas e tirarás sempre o mesmo partido uma vez que o que queres á aproveitar a corrente de agua proveniente desse.

 

cumps

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros,

 

Desde já um muito obrigado aos v/ comentários.

 

Relativamente ao filtro "trabalhar em seco" não nos esqueçamos que tamos a lidar com débitos de gás muito baixo, ie 2/3 bolhinas em cada segundo, pelo que são logo "arrastada" pelo caudal interno do filtro não havendo lugar a depósito não acham?

 

Eu pelo menos, que uso um eheim classic e a saida de água no filtro fica no topo. Até agora o filtro continua a trabalhar na perfeição, com o mesmo caudal e com o mesmo ruído.

 

É claro que se o volume de gás fosse maior podia até levar ao "desferramento" do filtro, mas estamos a falar de bolhas.

 

Relativamente à sobredosagem de CO2, concordo com o comentado, pois se a eficácia de absorção é maior, a tolerância aumento de dosagem é inferior.

 

Conclusão: acho que vou continuar com este sistema, até que haja algo que me convença do contrário, até porque estou a ter excelentes resultados. Desde que pus isto a funcionar assim, começei ter algum pearling, coisa que nunca tinha tido.

 

Cumprimentos

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficas sem electricidade durante 1 hora...por qualquer coisa...corte, disparou o disjuntor....quando voltar...tens uma bolsa de gás no rotor..

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...