Tartarugas


Recommended Posts

Boas noites pessoal, espero que me possam ajudar aqui um pouco.

 

A pouco tempo, deram-me duas tartarugas juvenis (uma corcunda do mississipi e outra k penso ser a tartaruga de orelhas amarelas (foi assim que vi num site))

neste momento tenho-as num aquario pequeno (30cm X 20cm) com uma pedra no meio para elas subirem, tenho um termoestato a 25ºC sempre ligado e um filtro que digamos... comprado numa loja do chines, mesmo roscoff.

 

O que eu queria fazer era um aquaterrario decente para as tartaruguitas viverem felizes e saudaveis ate morrerem de velhice.

 

agora as minhas duvidas sao:

 

Primeiramente e a minha duvida principal(caso nao consigam responder a outras duvidas esta seria importantissima ver esclarecida) Quanto a filtragem da agua... que filtro devo usar!? eu não percebo nada disso e o filtro que tenho (submersivel k tem uma esponja la dentro) não me parece adequado. a agua fica limpa de detritos mas fica facilmente amarela (li que tem a ver com a bilirrubina libertada pelas tartarugas mas nao sei como resolver)!

 

segundo: que plantas devo colocar no aquaterrario!? (nao tenho nenhuma e nao faço ideia do que colocar e ouvi dizer que algumas ajudam a filtrar a agua)

 

terceiro: a temperatura da agua a 25ºC é adequada!? devo desligar o termoestato ou diminuir a temperatura no inverno pa permitir a hibernação das tartarugas!?

 

quarto: eu estou a dar como alimentação o granulado e muito raramente um ou dois camaroes. so para dar um gostinho :P elas comem sem problema! devo dar algo mais!?

 

quinto: quanto a iluminação, li que posso usar uma lampada UV (uvb certo?) e kuanto tempo por dia devo manter esta luz acesa? e a distancia que devo respeitar entre as tartarugas e a lampada é de 30cm?

 

Desde ja agradeço pela vossa disponibilidade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segundo: que plantas devo colocar no aquaterrario!? (nao tenho nenhuma e nao faço ideia do que colocar e ouvi dizer que algumas ajudam a filtrar a agua)

Não metas plantas com tartarugas pois vai dar mau resultado. :confused4:

 

 

 

quarto: eu estou a dar como alimentação o granulado e muito raramente um ou dois camaroes. so para dar um gostinho :P elas comem sem problema! devo dar algo mais!?

Os camarões são pobres em nutrientes, por isso só se devem dar como guloseima.

 

 

Cumprimentos

Editado por delarsenal

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu queria fazer era um aquaterrario decente para as tartaruguitas viverem felizes e saudaveis ate morrerem de velhice.

 

agora as minhas duvidas sao:

 

 

segundo: que plantas devo colocar no aquaterrario!? (nao tenho nenhuma e nao faço ideia do que colocar e ouvi dizer que algumas ajudam a filtrar a agua)

Filtrar não sei se filtram, mas oxigenar, oxigenam. No entanto como já te respondeu o delarsenal, não ponhas, elas estragam as plantas. Só se meteres musgo agarrado a pedras ou então daquelas bolas de musgo, penso que não haverá azar. Tens tambem umas que parecem uns nenuferes pequenitos, que agora não me lembra o nome, sempre ficavas com o aqua com um aspecto mais verde! ;)

 

 

terceiro: a temperatura da agua a 25ºC é adequada!? devo desligar o termoestato ou diminuir a temperatura no inverno pa permitir a hibernação das tartarugas!? Li que 0 ideal é 22ºC.

 

quarto: eu estou a dar como alimentação o granulado e muito raramente um ou dois camaroes. so para dar um gostinho :P elas comem sem problema! devo dar algo mais!? Algumas comem ração para cão e fruta, pesquisa.

 

quinto: quanto a iluminação, li que posso usar uma lampada UV (uvb certo?) e kuanto tempo por dia devo manter esta luz acesa? e a distancia que devo respeitar entre as tartarugas e a lampada é de 30cm? A iluminação deve simular o periodo solar ou de luz do dia, ou seja, doze horas. No entanto se as tiveres num compartimento bem iluminado, basta dares alugumas horas, pesquisa, não tenho certezas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal, espero que me possam ajudar aqui um pouco.

 

O que eu queria fazer era um aquaterrario decente para as tartaruguitas viverem felizes e saudaveis ate morrerem de velhice.

 

 

 

O aquaterrario deve ter 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua, Assim poder-se-á encontrar uma medida razoavel e o tamanho ira estar sempre adaptado ao tamanho final da especie em causa. Por cada tartaruga extra devem ser dados mais uns cm.

 

Nao obstante um aquario de 120cm ja pode ser considerado um aquario razaovel ate para mais que uma tartaruga.

 

Primeiramente e a minha duvida principal(caso nao consigam responder a outras duvidas esta seria importantissima ver esclarecida) Quanto a filtragem da agua... que filtro devo usar!? eu não percebo nada disso e o filtro que tenho (submersivel k tem uma esponja la dentro) não me parece adequado. a agua fica limpa de detritos mas fica facilmente amarela (li que tem a ver com a bilirrubina libertada pelas tartarugas mas nao sei como resolver)!

 

Deves escolher um filtro externo que faça entre 5 a 10x a litragem/hora do aquario. Com 2 tartarugas nao pensaria em nada inferior a 10x a litragem/hora.

 

segundo: que plantas devo colocar no aquaterrario!? (nao tenho nenhuma e nao faço ideia do que colocar e ouvi dizer que algumas ajudam a filtrar a agua)

Em aquario e com tartarugas (e a dobrar)plantas naturais servem apenas como fonte de alimento. Podes usar artificiais se desejares.

 

 

terceiro: a temperatura da agua a 25ºC é adequada!? devo desligar o termoestato ou diminuir a temperatura no inverno pa permitir a hibernação das tartarugas!?

 

Recomenda-se uma temperatura entre os 22-24º C.

 

 

quarto: eu estou a dar como alimentação o granulado e muito raramente um ou dois camaroes. so para dar um gostinho :P elas comem sem problema! devo dar algo mais!?

 

 

Sim, vegetais e frutas (excepto citricas).

 

quinto: quanto a iluminação, li que posso usar uma lampada UV (uvb certo?) e kuanto tempo por dia devo manter esta luz acesa? e a distancia que devo respeitar entre as tartarugas e a lampada é de 30cm?

 

 

Deves ter uma lampada Uvb e uma lampada de aquecimento, ligadas o equivalente a um ciclo diurno. Um temporizador pode ser muito util nesse sentido.

 

Boa sorte na tua caminhada!

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.