possivel fertilização à enfermeiro ??


João Manuel

Recommended Posts

Boa tarde venho perguntar ao pessoal expert se acham que algum destes solutos pode ser usado como fertelizante. +e ue tive a ver e acho que alguns do eletroliticos presentes sao beneficos para as plantas. Aqui seja a composição dos mesmo, este sao farmacos intra venosos.

 

 

Parentéricas Ionosteril G MSRM Sol. p. perfusão Frasco para injectáveis - 1 unidade(s) - 500 ml 2.61 € 0.0052 € 0% Fresenius Kabi:

 

 

Cloreto de magnésio hexa-hidratado 0.29 mg/ml + Cloreto de potássio 0.29 mg/ml + Cloreto de sódio 5.8 mg/ml + Cálcio, cloreto di-hidratado 0.27 mg/ml + Glucose 50 mg/ml + Sódio, acetato tri-hidratado 5.05 mg/ml Solução Polielectrolítica S com Glucose MSRM Sol. inj. Frasco para injectáveis - 1 unidade(s) - 1000 ml 3.98 € 3.98 € 0% Labesfal

 

 

Parentéricas Ionosteril G MSRM Sol. p. perfusão Frasco para injectáveis - 1 unidade(s) - 500 ml 2.61 € 0.0052 € 0% Fresenius Kabi :

 

 

Acetato de cálcio 0.261 mg/ml + Cloreto de magnésio hexa-hidratado 0.254 mg/ml + Cloreto de sódio 6.22 mg/ml + Glucose 50 mg/ml + Potássio, acetato 0.393 mg/ml + Sódio, acetato tri-hidratado 4.01 mg/ml Ionosteril G MSRM Sol. p. perfusão Frasco para injectáveis - 1 unidade(s) - 500 ml 2.61 € 0.0052 € 0% Fresenius Kabi

 

 

 

obrigado é que se fosse bom podia-se criar facilmente um sistema automatico de fertilização gota a gota com um sistema de soro normal, depois logo postava como fazer ;)

 

cumps joao mateus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço-te que não me leves a mal as minhas palavras, mas são o meu sentimento... Ao ler o teu post inicial, o meu sangue ferveu no local, ao pensar que já eras meu colega...Mas quando li que ainda eras estudante acalmei um pouco mais, mesmo assim não fiquei mais descansado...

 

Rapaz, compreendo que ainda sejas estudante, mas assusta-me profundamente que a hipotese de "Desviar" material de um hospital para uso próprio te passe pela cabeça... Sim, temos vária medicação que pode ser usada na na fertilização, medicação de animais enfermos, e condicionamento da água, mas sinceramente acho de muito mau gosto, se não mesmo assustador e de uma enorme irresponsabilidade que se roube material clinico dos serviços onde por vezes a administração da medicação X ou Y pode significar a diferença entre a vida e a morte de um doente, para se dar aos peixes... Tá bem que aqui todos gostamos de peixes, mas há limites, e penso que como seres humanos damos mais importancia á qualidade de vida, e manutenção da mesma do que do bem estar de um peixe ou de uma planta..

 

Numa altura de contenção orçamental, em que tudo está mais que contado e á conta para as necessidades, numa altura em que faltam antibióticos, lol, por vezes até material tão simples como soros, e material de apoio á preparação de terapeutica, como transferes, agulhas de diluição etc, estão e falta e a gente tem que se desenrascar com o que há...Desviar material por pouco que seja é não só imoral como de uma irresponsabilidade sem igual. Afinal de contas, nós enfermeiros, e não os médicos, temos a vida dos doentes nas mãos 24 horas por dia 7 dias por semana, como podemos nós sequer pensar em tirar um Iono-G, um reles sistema de soros da prateleira e levar para casa? Ou umas ampolas de 10 mEq de KCl para casa... Simplesmente não. Pois a vida de um doente está nas nossas mãos, e nada lhe pode faltar. É do direito dos doentes terem uma resposta terapeutica a tempo e horas, por vezes e em situação de emergencia a ausencia de por exemplo, um reles ionosteril G, pode ser a diferença entre a correcção atempada de uma desidratação, e de um internamento atolhando ainda mais os serviços de urgencia que já estão de tal forma entupidos...

 

Se queres que te diga, acho uma péssima ideia, de enorme irresponsabilidade que penses sequer em desviar material para uso próprio... Está bem que ainda és aluno, e que ainda tens muito que aprender, afinal de contas não se espera que um aluno de 2ºano tenha competencias para ver as consequencias do desperdicio, mas quando te vires com um balcão de urgencia, com uma tira de doentes á tua conta, verás que estas questões de aprovisionamento e gestão de stocks são uma importante função do enfermeiro, muito embora seja muito pouco falada nas escolas, e muitos dos colegas nem se apercebem da necessidade de gastar menos, para se poder fazer mais, mas é algo que acabamos todos por fazer na prestação de cuidados... Mas deixa estar que quando quiseres material para pôr um soro a doente e não houver o que está prescrito, e tiveres que andar a perder tempo á espera da reposição/empréstido de outro serviço para terminares o teu trabalho vais dar valor ás minhas palavras...

 

Quanto á adição de dextrose a 5% a aquário...Péssima ideia... Outra coisa, os soros a que tens acesso, tanto em serviços de adultos como em serviços de pediatria, são hipertónicos em termos de NaCl para a maioria dos peixes e plantas que mantemos... Para além disso os restantes iões presentes nas soluções polielectroliticas não existem nas proporções que usamos... E nem se fale da restante quimica das soluções usadas na soroterapia humana...

 

Já agora se estás no segundo ano, já tiveste bioquimica, e tens que ter pelo menos umas bases sólidas de Biologia molecular e celular, e de quimica do secundário. Isto são daquelas perguntas que não se espera que um estudante do curso de enfermagem, em que é dado tanto enfase á busca activa do conhecimento, faça...Especialemente num 2º ano... Desculpa lá, mas é o que penso...Está bem que sei que há material clinico que podia muito bem ser usado por exemplo como fertilizante entre outros fins, sei inclusivamente as conversões (os meus professores de bioquimica de 1º anos faziam-nos perder horas a fazer conversões de unidades), mas nunca precisei de o perguntar a ninguém, até por que sou do unico enfermeiro que conheço com interesse no mundo natural, muito menos equacionaria desviar material para uso em aquariofilia, antes prefiro que os meus animais e plantas sofram um bocado, do que me falte material de trabalho na minha actividade de enfermeiro...E é assim que todos nós, e colegas incluidos devemos pensar e agir...

 

Já agora estás a fazer que estágio actualmente?

 

Cumps T. R. "gervas"

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro, Desculpe, mas ofendeu me profundamente... Primeiro porque esta conversa nao deveria ser feita por este post mas sim por MP. Depois nunca referi que pretendia desviar o meterial do hospital, foi ao site da infarmed e retirei de la estes dados e se reparar tem la o preço e pensei que estes se podessem comprar numa farmacia, nao cofirmei. Acho impensavel, que sem me conhecer, por nas minhas palavras que iria roubar material do Hospital. O nosso codigo doentologico nao o permite sequer. Depois, como estudante de enfermagem nao me é pedido que saiba este tipo de questoes relacionadas com solutos como estes e plantas de aquario... por isso é que apresentei as concentrações e deixei que alguem que saiba mais me ajudasse. E mesmo estando no 2 ano acredite que nao é a primeira vez que penso sobre a gestao de recursos pois felizmente conheço algumas realidades em que, por vezes, nem sequer existe uma bala de oxigenio num hospital, coisas que tb ja deve conhecer. Percebo a sua preocupação e desagrado, pois secalhar tb nao me fiz entender bem. Pois temos que saber defender a nossa profissao, e devemos promover a imagem da mesma, pois geralmente a pessoas que tem pouco contacto com o nosso meio profissional nao percebem a importancia do nosso trabalho, nem mesmo em que consiste o nosso trabalho.

 

Estou a estagiar no hospital de S. José e nao vou dar mais dados por aqui. Teria muito gosto de falar consigo por MP e aprender um pouco com alguem que ja é formado e que pode sem duvid ser me util para a minha aprendizagem.

 

Cumps João Mateus

Editado por João Manuel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ofendi peço desculpa, mas é com muita tristeza que vejo com alguma frequencia, colegas a pôr a hipotese de utilizar material clinico na aquariofilia, neste e noutros forums...Inclusivé, se procurares com cuidado encontrarás material (sistemas de soros entre outras coisas) em fotos de algumas montagens...

 

Agora se ofendi peço desculpa...

 

Quanto á questão do que não te é pedido...Bem, é assim, não te ser pedido que saibas X ou Y, não significa que não o tentes aprender por tua conta e risco, afinal de contas, na nossa profissao a busca activa de conhecimento é um enorme trunfo, e conhecimentos profundos de areas não directamente ligadas á enfermagem nunca ocupam lugar, muito pelo contrário... Devo dizer em realidade que enqanto estudante de enfermagem, o que mais me estimulava era não raramente, aprender acerca de coisas que nada têm a ver com a prestação de cuidados, como por exemplo biologia e outras coisas...

Não te esqueças, somos enfermeiros, mas nao devemos esquecer que somos individuos em primeiro lugar com gostos e interesses que excedem em grande parte a Enfermagem em si...

 

Quanto á venda da maioria dos soros e outras coisas que temos nos centros de saude e hospitais, em farmácias..Boa Sorte=S Não há praticamente nada á venda actualmente nas farmácias.. Por exemplo outro dia quis comprar K2SO4, KCL, e KNO3 em pó numa farmácia e só me levantaram entraves numa das farmacias, e noutra nem sequer vendiam.....Quis comprar uma pinça de disecção de 13cm e outra de 25cm assim como uma pincça de Kocher....Resultado..Não comprei, tive que recorrer á net...As farmacias actuais na sua maioria limitam-se a vender somente comprimidos, xaropes, e tretas homeópaticas (leia-se comprimidos de açucar). Longe vão os dias em que compravas produtos quimicos nas farmacias=S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João Manuel, apesar de te poderes ter sentido ofendido pelas palavras do Gervas, acredita que quando comecei a ler o teu post, tive exactamente a mesma reacção dele, e nem sequer estou directamente ligado à area da saúde. Mas a verdade é que o desviar material ou dar-lhe um destino inapropriado é algo recorrente no nosso sistema de saúde e não só.

 

Penso que o texto era num sentido lato e não obrigatoriamente personalizado, e se assim leres o texto certamente que concordas com o que foi escrito, afinal ao ler o teu post, vejo que partilhas dos mesmos principios.

 

Quanto à dúvida colocada, diria que há soluções bem mais baratas e bem mais atractivas do que as que propões.

 

repara na composição das soluções que apresentas:

 

1-

Cloreto de magnésio hexa-hidratado 0.29 mg/ml + Cloreto de potássio 0.29 mg/ml + Cloreto de sódio 5.8 mg/ml + Cálcio, cloreto di-hidratado 0.27 mg/ml + Glucose 50 mg/ml + Sódio, acetato tri-hidratado 5.05 mg/ml Solução Polielectrolítica S com Glucose MSRM Sol. inj. Frasco para injectáveis - 1 unidade(s) - 1000 ml 3.98 € 3.98 € 0% Labesfal

 

aqui poderia interessar o magnésio, potássio e cálcio. Mas repara que as concentrações de potássio, magnésio e cálcio todas juntas, são muito menores do que as concentrações de sódio (5 a 10 vezes mais assim a olho), para não falar da concentração de glucose (50-100 vezes mais).

 

 

por outro lado:

olhemos apenas para o cloreto de potássio e vamos assumir que era o pretendido.

 

cada ml do teu soro são 0.29mg de KCL, dos quais +-60% são potássio e +-40% são Cl (aproximações grosseiras de cabeça), ou seja mais ou menos 0,18mg por cada ml que adiciones ao aquário.

 

imaginemos que tens um aquario de 100l para simplificar as contas.

 

cada ml do teu soro que coloques nos 100l, vai adicionar 0,18mg/100L =0,0018mg/l ~=0,0018ppm

 

para conseguires 1ppm de aumento de potássio tinhas que adicionar cerca de 0,5L do teu soro. Para colocares uns meros 5ppm , usavas 2,5L, o que a 4 euros o litro é capaz de ser um pouco caro.(especialmente se o fizeres diáriamente)

 

para além disso, ao adicionares 1ppm de potássio ao teu aquário, estarias a despejar também lá para dentro, cerca de 1,5 pacotes de açucar (dos de café) (tmabém todos os dias)

 

 

 

porque é que soluções similares não são indicadas para utilização em aquário:

 

1- as soluções para uso médico normalmente teem baixa concentração, para permitirem ajustes mais finos.

 

2- teem excipientes, ou combinações de principios activos, muitas vezes indesejados em aquário

 

 

Neste caso em particular (soros):

 

Vai estar em perfusão contínua, o que se pretende é aumentar devagar e de maneira continuada os valores, e portanto é muito diluido.

 

A pureza para materiais injectaveis tem de ser muito alta, padrões acima dos exigidos para aquário, e portanto são mais caras, do que por exemplo, comprimidos que entram pelo sistema digestivo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais