JBL MANADO


pescas1976

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Ando á uns tempos para iniciar um aquario Malawi, e como devem calcular tenho algumas duvidas, que agradeço a vossa amabilidade para as resolver.

A primeira duvida que me assalta é se posso colocar como substracto JBL MANADO? Adquiri o Manado com a finalidade de criar um aquario comunitário, mas entretanto apaixonei-me pelos ciclideos do Malawi. E queria evitar de mandar dinheiro á rua...

 

Atentamente

 

Nuno Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselhava-te a tentares vender esse substrato e a colocares uma areia de coral fina. Nos meus aquários é o que eu utilizo para manter um ph elevado sem ter que estar a adicionar produtos à água.

Isso e um pouco de areão grosso de coral dentro do filtro.

Se é verdade que esse substrato reduz o crescimento de algas os mbunas também não devem gostar. E duvido que tu gostes de ver esse substrato cheio de buracos quando eles começarem a cavar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem podes usar areia silica branca ou areia da praia tambem serve

A areia de silica tem o inconveniente (neste caso) de não alterar o ph. A areia da praia tem a vantagem de ser de borla. Pessoalmente não gosto da cor mas suponho que depende do gosto de cada um e da praia onde se recolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

Antes de mais obrigado pelas dicas.

Sim também já me tinha convencido que tenho que me ver livre do Manado...vai ter que ser.

Tenho relativa facilidade em arranjar areia de filtro de piscinas, será que a posso utilizar?

Devo meter alguma desta areia no filtro?

Desculpem se as perguntas são algo disparatadas mas penso ser melhor perguntar agora do que fazer asneira depois...

 

Cumprimentos

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia no filtro, nem pensar. Quando eu disse para colocares areão de coral grosso dentro do filtro, referia-me a areão mesmo grosso. Bocados de coral com 3-4 cm pelo menos.

Areia de filtro é areia de silica. Isso é muito fino para colocares dentro do filtro e não vai fazer nada a não ser estragar-te o rotor.

Podes usar areia de filtro no aquário mas tem cuidado porque é muito fina. Cuidado com a entrada de água para o filtro. Não a coloques muito abaixo para não entrar areia para o filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente faz sentido não colocar areia no filtro...

Vou ter em conta a distância para a areia do tubo que leva a agua para o filtro...

Qual o PH aconselhado para os Malawi?

Costumo ter o meu aquário comunitário com PH 7 mais coisa menos coisa, e não adiciono nada. Será a areia de filtro de piscina suficiente para me dár um Ph aceitavel para os futuros peixes ou terei que adicionar mais alguma coisa?

 

Cumprimentos

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente faz sentido não colocar areia no filtro...

Vou ter em conta a distância para a areia do tubo que leva a agua para o filtro...

Qual o PH aconselhado para os Malawi?

Costumo ter o meu aquário comunitário com PH 7 mais coisa menos coisa, e não adiciono nada. Será a areia de filtro de piscina suficiente para me dár um Ph aceitavel para os futuros peixes ou terei que adicionar mais alguma coisa?

 

Cumprimentos

Nuno

 

em relação a isso acho que o teu Ph deve subir para 7,5 a 8,5 no máximo 8.5

 

"A areia de silica tem o inconveniente (neste caso) de não alterar o ph. A areia da praia tem a vantagem de ser de borla. Pessoalmente não gosto da cor mas suponho que depende do gosto de cada um e da praia onde se recolha."

 

tanto a sílica como a do mar para mim tem vários convenientes, se a sílica não sobe o Ph também não desce fazendo com que não haja variação de Ph, a do mar é de borla, e tem a mesma função da sílica, ao contrario da de coral, que é calcaria, nao te esqueças que para fazer essa areia são moídos corais, não sei se sabes mas os corais para chegarem a cerca de 15 cm levam mais de 20 anos e o coral enquanto vivo alberga muitos seres vivos, dai não gostar de usar areia de coral. no meu caso a agua que sai da minha torneira é de 8/8,5 que é bom, se o Ph nao sobe oque podes fazer é pores pedras calcarias no aquário resulta sempre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais