apistogramma nanjeshan: ok, ok NIJSSENI! :D


Joana Silva

Recommended Posts

Uma foto de um dos meus ainda juvenis :

 

RIMG1026-final.jpg

 

tenho de tirar uma foto melhor :twisted:

 

entretanto:

 

http://www.apistogramma.com/cms/index.php?...d=137&Itemid=44

 

nijsseni :roll: não é nanjeshan

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

De facto, e como disse muito bem o Just_me, o verdadeiro nome deste apistogramma Peruano é o de Apistogramma nijsseni, nome este dado em honra do Dr. Han Nijssen devido ao seu trabalho escrito e publicado sobre os ciclídeos anões sul americanos.

 

No seu habitat natural o Apistogramma nijsseni vive em zonas de corrente bastante fraca, por vezes mesmo parada, com profundidades que normalmente não passam os 20cm. A água nestes locais é bastante acida e mole apresentando valores na ordem dos 4.5 - 5.9 e <1ºdGH respectivamente. A temperatura poderá variar entre os 23 - 29ºC consoante a epoca do ano.

 

Como quase todas as espécies do género em causa, este apistogramma poderá apresentar comportamentos monogâmicos como tambem poligâmicos, sendo que este ultimo torna se dificil de ser observado em aquário pois seria necessario bastante espaço para o macho poder estabelecer um super-territorio que induzisse a poligâmia.

 

Outra curiosidade é o facto de ser bastante semelhante com o seu "primo" Apistogramma panduro, apesar de que até à data ainda ninguem conseguiu encontrar factores que os possam juntar numa unica espécie, tendo mesmo sido tentado em laboratorio por algums ictiologos, com fims meramente cientificos, a hibridização das duas espécies, no entanto sem qualquer tipo de sucesso.

 

Para finalizar digo que é umas das mais belas espécies de apistogramma oriundas do Peru e que vale apena tentar mante-la nos nossos aquários. :wink:

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus estão-sea dar bem :wink: ainda pequeninos mas muito bonitos..e a foto não transmite essa beleza...infelizmente acho que tenho é duas femeas, se bem que ainda estão muito jovens para o determinar com certeza...

 

mas como a minha namorada diz:

 

"teem umas bochechinhas pintadas de azul, tão engraçados!"....

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Tive A. nijesseni durante três anos. Machos muito bonitos e as fêmeas são para mim as mais bonitas de todas as fêmeas de Apistogramma com o seu intenso amarelo e as marcas melânicas muito negras e bem delimitadas. Em aquarios de 100 litros era comum haver um macho a "cobrir" mais de uma fêmea. Reproduziam-se a PH 7.5 e DH 6. Varias vezes o fizeram a 22ºC. Os alevins que retirava da mãe não cresciam tanto que aqueles que ficavam com ela por alguma razão. Para mim o Panduro não é tão bonito. Deste grupo o mais impressionante é o A. baenschi, antigo Inka, de que infelizmente só tenho um macho.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais