Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Também existe outra possibilidade... visto que estou a fertilizar com fosfatos... sempre ouvi dizer que mal haja fosfatos na água, os testes falham todos porque são enganados pelos fosfatos.... agora venha o diabo e escolha

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes que isso não te afeta... acabei de medir no nano... KH=4 e tem as mesmas rochas que no aquário principal...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem chuvido pouco o que provoca um aumento do pH...(nem sei como está a sair...normalmente ronda os 7.2)...

mas o kh faz a peixarada vir toda arfar à supreficie? pq? (como se eu fosse loira)...

as unicas coisas que eu tenho no topo são os caracois...e às vezes a minha cory...em desvaneios de surf...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda falam do meu ph ... Eu ontem medi e rondava os 7,5. Mas como só daltónico tanto pode estar a 5 ou a 8 lol

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto no algarve é uma mer** com o PH da água...

 

pelo menos sei que, em condições normais, as rochas não influenciam o ph (era o meu medo)... agora só falta descobrir como é que o meu KH e GH aumentaram para o dobro no aquário principal quando ainda no domingo fiz TPA de 50%...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já descobri que cada 1ppm de fosfatos faz aumentar o KH/GH em 0.5dgh logo 2ppm (que é o que tenho) aumentavam o Kh em 1 ponto mas não explica os outros 3 pontos... tirei água do aquário e deixei repousar... vou medir amanhã o Ph/KH/GH dessa amostra... espero não ter um ataque cardíaco...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o kh faz a peixarada vir toda arfar à supreficie? pq? (como se eu fosse loira)...

 

Não faz... o que faz os peixes vir a tona é falta de O2 ou excesso de CO2... eu começo a injetar CO2 4 horas antes de acender as luzes para ter CO2 à farta quando o "sol nasce"... o problema é que nessas 4 horas, as plantas ainda estão a "dormir" e não produzem O2 o que faz com que os níveis de O2 estejam em baixo... se juntares isso ao facto dos peixes só conseguirem libertar o CO2 do sangue se houver um diferencial significativo entre o CO2 na água e o CO2 no sangue e que depois só conseguem assimilar O2 se também houver esse diferencial, então é fácil de concluir que se houver pouco O2 OU muito CO2, os peixes vêm à tona de água... ambas as situações podem provocar o fenómeno... o problema é descobrir qual o problema... excesso de CO2 ou falta de O2?

 

Agora as luzes já se acenderam (há 1 hora atrás) e os peixes já voltaram para o fundo mas continua o mistério...

 

Claro que podia simplesmente reduzir o CO2 para metade e pronto mas o meu medo é que volte a staghorn ou BBA... já tive essa experiência... basta brincar 2 dias com o CO2 e lá vêm elas... :( :(

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorte a tua... aqui a água anda sempre nos 7.8... hoje é que está alta... agora estou curioso como estaria no domingo quando fiz as TPA... espera ai... acho que tenho um resto de água no balde de domingo... volto já....

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de uma maneira ou de outra podes sempre tentar injectar co2 umas 2h antes em vez de 4h...como ja referi a tua pop cresceu, tanto em numero como em tamanho...logo consomem mais o2 e libertão mais co2...

ou então injectar o2...com uma bomba e um difusor...pelo menos nas horas antes de ligares o co2...

so agora é que as luzes dos vosso aquarios acendem? os meus estão ligados desdas 8h...e desligam-se as 22h :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

das 8 da manhã às 22h? Estás maluco?

 

Eu só consigo apreciar o aquário à noite portanto o que faço é contar para trás... normalmente à meia-noite deveria ir para a cama (e não as 3h como ultimamente) portanto é descontar 6h que quero de fotoperiodo e fazer com que o dia no aquário seja das 18 às 24h... não faz sentido ligar as luzes durante o dia quando não estou em casa... os peixes não se importam mas importo-me eu :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu quando chego a casa é quase horas de ir para a cama :D...

tens de contar que eu tenho pouca luz...logo aumento o foto periodo...15W de t5...0.o...

achas muito tempo? é que ter o aquario ligado depois dessa hora so me chateia...gosto de tudo apagado para dormir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.