Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

em alimentar e com energia deves chegar ao fim do ano com umas centenas de euros só em contas da Edp para manter o aquario.

Tony se descobrires alguma comida que os ancistrus gostam porque os que me destes só os vejo de roda dos vidros, dos troncos e das anubias. Comida a sério nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa, os meus comem courgette e "tropical excel color" da aquatic nature... não deviam comer isso todos os dias... de vez em quando viformo também marcha mas com pouco entusiasmo... até agora não me tenho preocupado porque quando eram muito pequeninos, o que precisavam era de proteinas para crescerem mais depressa mas agora convinha-lhes uma dieta mais balançada e os sacanas não vão nem à spirulina... é só carne, carne, carne... :\

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas assim amanha era segunda feira...0.o...

os meus ancistros queimão tudo o que cai no aquario...mas vou ter de lher mudar um pouco a dieta

...gostei de ver a energia com que ficaram os peixes depois de lhes adicionar comida viva...pareciam mais vivos...sempre à caça...ontem voltei a adicionar...eles adoram aquelas larvas e eu odeio melga :D mega combo xD...

eu vi umas à venda da sera que tinham madeira na composição isso é bom para os ancistros certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é bom mas os meus não tocam....

 

Os adultos comem tudo o que vier à rede mas os pequenos são esquisitos... só querem proteínas (o que por si não é mau) mas, a partir de determinada idade, convinha também ingerirem vegetais e madeira senão podem criar problemas intestinais e morrer

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizadores de Purigen! Unam-se para me tirar uma dúvida! :)

 

Vocês notaram uma diminuição significativa da concentração de nitratos no aquário?

 

Digo isto porque estou a pensar pôr purigen há uma data de tempo, mas como não tenho assim tantos nitratos na água (o que me parece esquesito, visto a quantidade de peixes que tenho...) e nem com TCH+ vejo a concentração a aumentar, estou com medo de vir a criar uma bomba de algas!

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... o purigen tem afinidade com compostos de azoto (amónia principalmente) mas os nitratos passam na boa... eu já uso há um ano e nunca notei diferença... tu continuas com nitratos baixos porque a tua flora anda a mamá-los todos...

 

Já começaste a notar algum efeito do TCH+ ou é demasiado cedo?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já, a bacopa numa semana cresceu um bom centimetro! e só estou a usar metade da dose de que tinhas falado (estou a fertilizar com 2.5 mL)

 

É um ritmo bastante mais elevado do que estava a crescer. As Valisnérias deve se demorar mais um pouco a ver os efeitos. Resta ver se os bótias deixam a blixa em paz para ela começar também a crescer!

 

Quanto à egeria... bem... essa até numa sanita cresce! :P

 

No próximo fim de semana ponho outra foto no meu tópico para se ver a diferença!

 

Abraço e obrigado

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe :)

 

A falta de nitratos é capaz de ser por isso mesmo... as tuas plantas estão a comê-los todos... se tiveres os nitratos muito baixos, aumenta um pouco a fertilização... tipo 3.5ml e vai observando... só quando os nitratos começam a acumular é que atingiste o limite do crescimento das plantas.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho os peixes outra vez na linha de água mas será que nunca vou acertar na bodega da quantidade de CO2??? :(

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

problema de aquario pequeno...tenta dar mais movimentação à supreficie da agua...

mas cada vez que me falam em co2...ui ai ui...

(tb a tua crescente fauna faz aumentar a produção de co2 no aquario...o que faz diminuir o que terás de acrescentar...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa mas a questão é que eu vou regulando o CO2 até ao nível que me parece bem... depois está tudo ok durante dias a fio e de repente, um dia, quando chego a casa, tenho a fauna toda na linha de água a tentar respirar... vou ver a nível de injeção e está igual ao que tinha definido dias antes e medindo o PH nem sequer está assim tão mau... agora está a PH 6.71 quando, normalmente no final do photoperiodo está a 6.46 e os peixes não se queixam nessa altura... é como se não fosse excesso de CO2 mas falta de O2 estás a ver a cena? O problema se for falta de O2 então porque é que ontem, quando a linha de água estava ainda mais alta (= a menos agitação da superfície) os peixes não se queixavam?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez não seja nem uma coisa nem outra.

 

Será possível que estejas a ter um pico de amónia por alguma razão?

 

Como está o teu kH? com esse pH terá que estar entre 2 e 3 º.

 

http://www.theaquatools.com/co2-calculations

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

normalmente tenho um Kh=5 mas nunca medi isso com CO2 a bombar... só acho é estranho isto volta e meia acontecer quando não altero nada no CO2...

 

Pelo menos uma coisa boa saiu disto... como toda a fauna foi respirar lá para cima, consegui apanhar o último moicano... um ancistrus bebé que era o último resistente no aquário principal... já esta a aclimatizar para ser introduzido no nano... é 5x mais pequeno que os irmãos coitado...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a ver que tenho deixar de adicionar magnésio à minha água que me faz subir o GH... agora o KH é que não estava à espera que subisse....

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já sabes porque é que tens a malta toda a respirar à superficie! Deves estar aí com cerca de 50 ppm de CO2 quando devias ter no máximo 25!

 

Desliga o CO2 e aumenta a circulação à superficie que isso volta logo ao sítio!

 

Agora, algo te está a fazr subir o KH, temos que descobrir o que!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50ppm é o normal de Co2 que tenho... eles já estão habituados... ou hoje o Co2 subiu ainda mais ou então não sei...

 

Quanto ao Kh... estou desconfiado do que seja mas se for o que penso... mais vale atirar o aquário fora... :(

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas rochas passaram todas o teste do limão... não são calcárias por si... MAS... não sei se alguma vez repararam, a beleza nas minhas rochas é que têm veios brancos a atravessar a superfície... esses veios brancos são calcários mas representam uma percentagem tão baixa que, em circunstâncias normais, não afetam os parâmetros da água... pelo menos até começar a introduzir CO2 à força toda que, na água, forma ácido carbónico o que começa a atacar e dissolver qualquer coisa que seja calcária... por outras palavras... quanto mais CO2 injeto, mais subo KH... ou pelo menos é disso que estou desconfiado.... :(

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.