Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Cultura geral... era a famosa frase que os alemães colocavam nos pórticos dos campos de concentração... "Trabalho liberta"

 

:P

 

Que achas da ideia la no tópico do outro? As bombas quero eu dizer :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui a evolução da tenellus, 8 dias depois da remoção da cuba:

 

estado-18-06-2012-01.jpg

 

estado-18-06-2012-02.jpg

 

estado-18-06-2012-03.jpg

 

estado-18-06-2012-04.jpg

 

De resto tudo igual... estou a ver as coisas negras para a ramirezi fêmea... o macho não pára de lhe arrear forte e feio pelo aquário todo... será que deveria separá-los?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 60L? Acho um pouco apertado. Alem disso vai acontecer o que? O macho reparte as furias pelas duas ou juntam-se dois e arream no mais fraco?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles serão inteligentes a esse ponto?!?!

 

Eu tenho uma maternidade que poderia transformar em solitária mas... Não me faz muito sentido. Talvez porque não compreendo o porque da mudança. Ela era a cabra agressiva, depois estiveram uma semana a tolerar-se e até andavam juntos (tenho provas fotográficas) e de repente, um belo dia, o terror inverteu-se competamente... Porque???

 

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez ela não lhe dê o que ele quer!! ;)

 

Bem, mas a verdade é que em animais que formem casais, na generalidade das vezes, o macho ou a fêmea escolhe o parceiro. No teu caso, e de muitos aquariofilistas, não há muito por onde escolher, nem nenhum deles teve direito a escolha.

 

O problema pode ser simplesmente o facto de eles realmente não se darem bem. De vez em quando as femeas (mamiferos) abandonam as crias sem motivos aparentes, é um pouco o que parece estar a acontecer com os teus rams. Não se estão a dar bem porque... não se dão bem e pronto...

 

Uma coisa interessante de experimentar seria trocar a fêmea por outra, e ver no que dava.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... é possível... mas se fosse assim, eu teria logo trocado o macho porque ela é que era a má... só há 3 ou 4 dias é que os papeis se inverteram e agora ele é que a espanca (de forma bastante mais violenta do que ela a ele). Não me sinto bem devolvê-la à loja (trocá-la) que acho que tem melhores condições aqui do que num aquário com metade do tamanho e com 20 ou 30 outros rams... :( :(

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é dificil de ver uma situação dessas a desenrolar-se sem sabermos o que fazer. O único conselho que te posso dar é talvez procurares por outros foruns (talvez aja alguns especificos para estas espécies) pode ser que descubras algo.

 

Mas também... de certeza que já foste ver! :(

 

Talvez isto seja uma condição passageira, se calhar é a maneira como fazem a côrte... sei lá! Realmente de rams não percebo muito!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, tu que percebes de fotografia... Sempre que tiro fotos ao aquário ficam sempre com um tom acastanhado, que sinceramente não condiz muito com o que eu vejo. Há alguma afinação que se possa fazer?

 

Alterando os iso's consigo melhorar a qualidade? Ou é mesmo a minha maquina que é ranhosa?

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... eu nunca julgaria que os meus ancistrus procriassem de tanta porrada que havia entre eles mas procriam (já fizeram duas posturas) mas, apesar de violentos, não são tanto como os ramirezi. Só à hora da refeição é que a fêmea bate mais o pê mas mesmo assim leva a torto e direito...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul: os isos, como já foi dito, melhoram ou pioram a qualidade. Não tem a ver com cores ou isso. Apenas com o grão que consegues ver ampliando a foto. Quanto mais sensível o filme (ISO alto) fotos mais focadas consegues mas de pior qualidade. A cor pode ser do balanço incorreto na própria máquina. Já andaste a espreitar os menus e isso? É que há muitas que quando estão dentro de casa, julgam que a iluminação é tungsténio ou outra qualquer marrada e as cores saem todas erradas mas isso consegues corrigir no photoshop. De resto as fotos saem bem? Quer dizer, focadas, suficientemente expostas etc?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, não tinha percebido a história dos isos então. Já andei a mexer e a experimentar, mas agora já posso googlar e descobrir como alterar o balanço da minha máquina.

 

Começei hoje a fertilizar, queria tirar uma foto como me aconselhaste mas elas nunca ficam tão bem como quero.

 

E tenho uma irmã que é fotógrafa, o que faria se não tivesse... :P

 

Obrigado mais uma vez Tony

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

Mais um com TCH+ :P

 

Tira foto tira que para daqui a 3 semanas veres as diferenças :)

 

Se quiseres, manda-me uma foto para ver se consigo dar um retoque no PS.

 

Lembram-se do vídeo que fiz da fêmea a bater no macho? Fiz agora um do macho a bater na fêmea... digam-me vocês o que acham mas pelo aspeto acho que ou eles se acalmam durante esta semana ou para a semana só terei um ramirezi...

 

Vou fazer upload daqui a 10 minutos +/-

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O vídeo está aqui: Macho Mau

 

É preferível que o gravem no vosso computador (botão direito, gravar como...) do que tocar diretamente mas tanto faz.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Mad&mor:

 

1. 9€ não é muito caro. Tendo em conta que um da ada custa 40€+ mas há negócios melhores no ebay (já vi 3 por 15€)

 

2. Sim, o macho fartou-se mas pelo que li, parece ser normal. Num fase inicial, ambos estão em pé de igualdade e o mais forte toma a liderança (no meu caso a fêmea). Depois de um tempo de aclimatização, o macho começa a definir o seu território (fêmeas não o fazem) e nessa altura ele corre com tudo e todos (especialmente outros rams quer sejam machos ou fêmeas). Nessa altura é preciso vigiar a fêmea para ter a certeza que ela pelo menos consegue comer (a minha consegue. Não até rebentar a barriga mas consegue comer). Se não, é preciso colocar uma divisória ou meter a fêmea numa maternidade para alimentá-la a parte). Quando o macho tiver definido o seu território e a fêmea já crescida, ela vai poder entrar no território se ele a considerar "gaja boa". A partir daí... reprodução ou rejeição... espera-me um longo caminho...

 

3. Creatina? Naa... umas pílulas anticoncecionais esmagadas talvez (as plantas adoram estrogénio para crescer) e mais uns pózinhos de ferro e potássio fazem milagres ;)

Espero é que não te apareça muita GSA senão não vais ter escolha e terás que meter fosfatos... nitratos até podes dispensar se achas que a fauna providencia mas sem fosfatos... não sei. Vamos ver :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização do dia e muitas novidades

 

 

Olá a todos! Tenho tantas atualizações e novidades que vou dividir o texto por capítulos. Peço desculpa por isso mas é a única forma que encontro de não me perder.

 

I - A maldição dos Poeciliidae

 

Em primeiro lugar tenho que dar as más notícias. Não tenho jeito para guppies ou eles já perceberam que não os aprecio ou então simplesmente azar (será maldição?). Há quase um mês comprei 3 guppies para o meu filho ter no nano (1 macho de cauda vermelha raiada de preto e duas fêmeas, uma branca e a outra preta com caudas vermelhas). Passado um dia ou menos, encontrei a "preta" morta junto à entrada do filtro. Pensei "azar... é chato mas acontece... devia ter vindo doente". Não pensei mais no assunto e rapidamente me esqueci do episódio quando a minha "branca" engravidou. Ficou mais cheia e redonda e com a mancha escura caraterística na parte de trás... foi engordando e engordando e eu, sem a mínima experiência, não liguei muito pois não ando a vigiar o nano a toda a hora e quando lá ia ver, olhava para os meus bebés ancistrus... foi só aqui, no fórum, depois de eu ter colocado umas fotos, que me chamaram a atenção à uma possível doença (dropsy). Passadas 24h de eu descobrir que afinal a guppy estava doente, a mesma morreu. Decidido a desistir de vez de casais ou criações de guppies, fui à loja e trouxe um macho lindo (azul com raias pretas). Ao princípio, o macho que já estava no aquário, sentiu-se aterrorizado pelo novo companheiro (não sei porquê pois ele nada de mal lhe fez) e parecia um relâmpago a fugir para todos os cantos cada vez que o azul olhava para ele. Passadas umas horas, lá se acalmou e foi cumprimentar o companheiro. Quando me fui deitar, já os dois andavam, à vontade pelo aquário e não vi nenhuma agressividade entre eles. No dia a seguir (hoje), quando voltei do trabalho, fui espreitar o nano e, para a minha surpresa, não consegui encontrar o novo macho azul... procurei e procurei e nada... passados uns bons 20 minutos, lá o encontrei no chão, já seco, a 50cm do aquário... suicidou-se na noite anterior... sinceramente não compreendo. Terei condições assim tão más para guppies? Fiz hoje uma bateria de testes só para ter a certeza, o que me leva ao próximo capítulo...

 

II - Plantas e Nitratos... Mito e Realidade

 

Depois do que me aconteceu, decidi fazer uma bateria de testes a ambos os aquários. Não que estava interessado nos valores do aquário principal mas mais para servir de referência cromática aos testes realizados ao aquário pequeno. Os resultados foram espantosos:

 

Aquário Nano 20L

Amónia: 0

Nitritos: 0

Nitratos: 20

PH: 7,75

KH: 5

GH: 6

Temperatura: 28,4C

 

Aquário Principal 60L

Amónia: 0

Nitritos: 0

Nitratos: 7

PH: 6,45

KH: 5

GH: 6

Temperatura: 27,3C

 

 

Como podem ver, não há nada de especial no aquário pequeno. O nível de nitratos é compreensível dado que tenho 12 ancistrus, um guppy, algumas physas gigantescas e ando a alimentar os bichos 2 a 3 vezes por dia.

O grande choque foram os resultados do meu aquário principal! Porquê? Porque ando a fertilizar forte e feio segundo o método EI... ainda hoje, às 17h, adicionei 6ppm de nitratos. Fiz várias simulações a médio prazo e, se não houvesse consumo de nitratos e ignorando a produção de nitratos da minha fauna, os níveis deveriam fixar-se nos 30 a 40 ppm.... EU TENHO 7!!

 

Como é possível explicar isso? Só há uma explicação possível... as minhas plantas andam a consumir nitratos a um ritmo alucinante. Eu estava convencido (como muita boa gente aqui no fórum) que os nitratos produzidos pelos peixes eram mais do que suficientes para satisfazer as plantas. É completamente errado!! A minha fauna, antes de fertilizar e antes de ter plantas, produzia sólidos 20ppm de nitratos por semana. Com a fertilização segundo o método EI, estou a adicionar mais 18,5ppm por semana... juntos são 38,5ppm de nitratos por semana se as plantas não consumissem nada... ora, tendo eu 7 neste momento, quer dizer que as plantas praticamente já esgotaram os nitratos e quase que aposto que amanhã à noite (é dia de micros) vou ter nitratos próximos de 0... por outras palavras... não só estão as plantas a esgotar os nitratos todos como, sabendo que os outros nutrientes são consumidos em proporções mais ou menos fixas, o consumo de potássio e de fosfatos também deve ser altíssimo. Não admira que a tenellus espalhe estolhos de 12cm de um dia para outro! No entanto... isto levanta uma questão importante... se as plantas estão a esgotar os nutrientes a este ritmo, estão a ser limitadas... deverei aumentar ainda mais a fertilização? Onde irá isto parar? Já estou a injetar 50ppm de CO2, já reduzi a luz para 7 horas (tinha em 6, aumentei para 8 e agora reduzi para 7) e as plantas não param de crescer a um ritmo alucinante. Estou seriamente a ponderar se não hei de acabar com o desiquilibro de 25% que introduzi entre os nitratos e o potássio visto que me estava a fiar que os nitratos produzidos pela fauna eram mais do que suficientes... talvez tenha que aumentar a dosagem de tudo? Não sei... tenho muito para estudar.

 

III - Estado atual da minha fauna no aquário principal

 

Os ancistrus adultos comportam-se normalmente com o macho a começar a tentar impressionar a fêmea. Já não a ataca como normalmente e agora simplesmente "cai" a frente dela na esperança que ela repare nos bigodes dele... já estou a ver mais procriação daqui a uns tempos :)

 

O casal de ramirezi começou a acalmar. o macho ainda persegue a fêmea quando a vê mas não à volta do aquário todo (como ontem) e também já não levanta a crista quando ataca. Espero que se acalmem e se comecem a dar melhor. A fêmea ainda anda pálida mas pode ser que melhore nos próximos dias.

 

As corydoras já perceberam que, brevemente, irão ficar sem espaço para escavar e estão a tentar aproveitar ao máximo estas últimas semanas. Ainda há bocado vi uma delas enterrada, na vertical, até às barbatanas peitorais no fundo.

 

Os neons e as rasboras lá andama disputar a dominância do grupo mas sem grandes rixas.

 

IV - Estado atual da minha fauna no aquário nano

 

Os ancistrus estão a crescer de dia para dia. Já lutam entre si e nota-se perfeitamente que alguns têm apetência para dominar e outros estão lá mais para comer. Gostam particularmente do granulado do Tropical excel color da aquatic nature. Não sei bem porquê pois essa comida tem pouca parte vegetal. Tem muito mais proteínas. Curiosamente, tirando a courgette, os ancistrus ignoram as pastilhas de algas e spirulina e o viformo também não marcha grande coisa (os pais, pelo contrário, adoram). Espero começar a oferecê-los brevemente para arranjar mais espaço no nano. Sinto-me mal ter 12 ancistrus, apesar de pequenos, num aquário de 20L.

 

 

V - Foto do dia

 

Como não podia deixar de ser, aqui deixo uma foto panorâmica do meu aquário principal... não é diferente de ontem mas preciso de um registo aqui para o futuro :)

 

estado-19-06-2012.jpg

 

 

Abraços a todos e até amanhã!

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias:D

 

falando das fertilizações...

na minha humilde opinião não deverias aumentar a tua fertilização, as plantas estão a crescer bem, normais, sem folhas amarelas e a reproduzir-se ui ai ui...

estás a limita-las...graças a Deus, imagina se não??irias ter um aquário só de plantas...

isto volta a algo que eu disse à um tempo atrás...as plantas sempre vão consumir os nutrientes, ou crescer para os consumir, quanto mais deres mais irás ter de dar...

minha opinião? mantem os valores, quando pararem de se reproduzir e espalhar logo pensas em aumentar....mas isso sou eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.