Peixes de limpeza num Malawi


karpakoi

Recommended Posts

  • 1 mês depois...

Alguns membros podem discordar, mas os Botia Horae adaptam-se optimamente tenho 2 no meu aqua de Saulosis e recomendo.

Curioso... eu acho que TODOS os membros deviam discordar?

Quais dos teus peixes nadam em água perfeitamente desadaptada? Os Malawi que querem pH acima de 8 ou o botia que o quer abaixo de 7? E não digas que a diferença entre 7 e 8 é pequena...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso... eu acho que TODOS os membros deviam discordar?

Quais dos teus peixes nadam em água perfeitamente desadaptada? Os Malawi que querem pH acima de 8 ou o botia que o quer abaixo de 7? E não digas que a diferença entre 7 e 8 é pequena...

 

O PH que tenho é 8 mas podes crer que eu pensava o mesmo mas estes botia (os Horae, ou se preferires Morleti) como podes ver pelas caracteristicas abaixo:

 

 

Skunk botia ( common name )

Yasuhikotakia morleti ( fish name )

■Maximum size in aquariums (min-max): 8 - 10 cm

■Recommended pH of water for Skunk botia: 6.4 - 7.8

■Recommended water temperature for Skunk botia: 24 - 29 °C

■Compatibility (temperament to it's family): peaceful

■Compatibility (temperament to other fish species): peaceful

■Place in the aquarium: Bottom levels

■■Fish origin: East Asia

 

Apesar de a informação ser muita e variada não sou o único a ter estes morleti num aqua de ciclideos mas é como disse alguns users podem discordar mas nem os morleti nem os saulosis estão desadaptados para além disso quem me aconselhou tais peixes não é um noviço como eu mas sim alguém que já anda neste mundo a mais de 20 anos.

 

Nuno por isso respeitando a tua opinião tenho que discordar :)

Deixo o link de um dos sites onde fui (para além desse meu amigo) me informar, porque apesar de ser um novato podes crer que informei-me o mais possivel sobre tudo o que se passa no meu aqua. LINK

ou então este Meu link ou então este Meu link ou então mais este Meu link ou então ainda mais este Meu link

Também costumo visitar este forum sobre ciclideos onde muitos usam estes botia Meu link

 

Para além disso os meus saulosis e botias morleti coexistem a mais de 4 meses juntos sem nenhum problema :)

Editado por azraroth
Green_neon_tetra.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero ter ajudado

oooops.

acho que fizeste asneira. O intervalo de pH é dos segredos mais bem guardados deste forum, não deverias ter feito o comentário acima.

 

além do que o pH do Malawi é moderadamente alcalino que vai de 7.8 a 8.5

 

não recrimino as pessoas de quererem apenas espécies de um sitio no aquario, tem interesse, mesmo.... mas justificar com o pH... até porque o pH não será a maior questão em termos de coabitação de espécies, há outras mais relevantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao quis justificar mas apenas responder claro que nao pos os peixes so pelo ph tive em conta varios factores da agua e principalmente a interaccao das especies por isso o ultimo link e de um forum sobre ciclideos onde como referi acima me ajudou na escolha.

Green_neon_tetra.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem fez a pergunta do ph foi o nuno, eu so quis mostrar que o ph nao era incompativel mas si

compativel por isso nao acho que tenha dito asneira.

Para mais so quis mostrar uma especie diferente mas compativel, se calhar ai fiz asneira :)

Green_neon_tetra.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não serem espécies do mesmo local a maioria dos aquarios do malawi tem plecos ou ancistrus. São peixes que se adaptam bem e fazem o trabalho de limpeza eficazmente.

 

De rios africanos como já foi referido tens o synodontis que é um peixe bastante exotico :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um synodontis cuco anão (synodontis lucipinnis) que é um peixe bastante exotico, muito recomendado para Tanganyikas, é uma espécie exactamente igual mas de menor dimensão à que foi estrela, por enganar ciclideos, num documentário da National Geographic sobre o Tanganyika - Jewels of the Tanganyika . Não são tão desinibilidos como as corydoras, mas são mais desinibidos que muitos peixes-gatos sul-americanos depois de ganharem confiança. além de divertidos, adoro-os. Fica a sugestão. Mas não é peixe para comer algas, nem têm função exactamente igual ás corys... mas aproxima-se. Num aquário normal e com dosagens de comidas certas, não precisas de peixes de limpeza desse género, pois os ciclideos fazem essa função.

 

O objectivo é comer algas? aí terão que ser ancistrus e companhia. os synos não têm essa função tb. Aliás, os proprios ciclideos fazem isso também. tenho C.Afra que gostam bastante de comer algas BBA's. Podes também colocar neritinas / vittinas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Só quero corrigir um pequeno “equivoco” os Synodontis lucipinni NÃO são cucos, apesar das suas semelhanças com os Synodontis multipuntactus, este sim verdadeiros cucos, ambos são do Lago Tanganyika, mas não vejo nenhum inconveniente da sua utilização no aqua de Malawi, mas para os mais “puristas” têm o Synodontis Njassae, endémico do Lago Malawi…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é cuco de apelido, ou falso cuco, devido às semelhanças com o denominado peixe-gato cuco.

 

as razoes para o nome:

Reports are mixed as to whether this species is or is not a cuckoo spawner, possibly due to incorrect determination of species that have spawned. Videoed spawnings indicate that it is not a parasitic ''cuckoo'' spawner but rather an egg scatterer.

 

ninguém disse que o S. lucipinnis fazia como o seu primo maior... apenas que é igual. Se bem que muitos dos synos do Tanganyika são muito parecidos entre si.

 

Similar to other described catfish from the lake. The cuckoo catfish, Synodontis multipunctatus, is the most common import and you, occasionally, may also encounter S. polli, S. dhonti and S.tanganyicae.

 

S. Lucipinnis tamanho máx.: 10cm pH 6.5 - 8.5

S.Multipunctata tamanho máx: 22 cm pH 7.8 - 8.2

S. njassae tamanho máx: 19cm 7.6 - 8.4

 

 

de qualquer forma, as pessoas devem por estes peixes pelo interesse do peixe em si ou do biotopo... para limpeza... não me parece!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais