Aspecto do meu aquário em Dezembro


majo

Recommended Posts

Olá, espero que todos tenham tido boas saídas e boas entradas :dance::yahoo::yahoo::yahoo:

 

Lá se passou o meu primeiro ano de hobby, estou a gostar imenso e espero continuar....assim a tal crise não seja de tal modo grave que me impeça de continuar....

 

Algumas coisas que ainda não sei explicar....

 

Tenho sempre os Nitratos altos, desde Agosto, e uma vez um membro disse para não me ralar com isso se os peixes estivessem bem e se as plantas estivessem porreiras. Entretanto eu deixei de fertilizar e as plantas ficaram foleiras, mas os Nitratos continuavam altos. Depois voltei às fertilizações e cá estão os nitratos altos e mas plantas e peixes estão bem. Conclusão: Faço as tpas do costume e deixo andar. Mas não entendi ainda porque tenho tantos nitratos, mesmo a seguir a uma tpa de 1/3 da água. A água da companhia não tem nitratos, pelo menos é o que dizem as análises dos serviços.

 

Em Setembro, coloquei 4 pístias e meia dúzia de lemnas. As pístias no espaço de um mês cobriram a superfície da água e eu acho que estavam a tirar a luz às plantas e a comer o que era necessário às plantas que estavam a ficar magras. Retirei as pístias todas, deixei ficar apenas os 4 exemplares iniciais só para ter. Entretanto as lemnas começaram a proliferar e rapidamente encheram a superfície. Todos os dias tiro uma data delas, deixo apenas umas quantas, mas as pístias, nunca mais de desenvolveram.....Porquê?

 

Continuo com os nitratos e até ver isso não tem resultado num grande problema, só tenho medo de um dia ter uma surpresa e que morram os peixes de repente. Continuo a alimentar generosamente os peixes e sou capaz de ter peixes a mais, porque estão sempre a nascer e ninguém quer as espécies que tenho e não sei o que lhes fazer. Tenho outro aquário onde vou dividindo os sexos.....mas não queria ir por aí...

 

Quanto ao aquário, acho que está porreiro, cheio de vida, cheio de verde e ...cheio de peixes. Partilho esta experiência porque penso que pode ajudar a alguém.

 

Se quiserem podem ver as fotos de Dezembro.

http://www.flickr.com/photos/majoojam/page2/

 

 

Cumprimentos a todos e BOM ANO. majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário, está muito bom...obrigado pela partilha. Já agora, quantos litros e que iluminação tem?

 

Olá Helder,

 

Ainda bem que achaste bonito. Eu também acho, mas sabe sempre bem ouvir um elogiozito. (Mas parece que mais ninguém gostou...ahah)

Litragem: 260 litros/bruto

Iluminação:

Tenho duas lâmpadas Juwel high-lite de 45w/cada uma

À frente coloquei uma Day de 9000 kelvin (branca)

Atrás coloquei uma Nature de 4100 kelvin (amarela)

 

Uma pergunta: eu queria postar um comentário no espaço do clube aqua. do Porto, a propósito do tal almoço mas não consegui. Tem lá uma coisada a dizer que não posso comentar. Porquê? Sabes? Tenho que ser membro desse tal «clube». Estou a perguntar porque vi lá um post teu ....

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá majo

 

Excesso de população, excesso de comida = nitratos elevados.Depois se poderes indica as rotinas de fertilização (se as fazes).

 

Postar em no grp do Porto tem que fazer parte dele, envia MP ao actiplus, Helder Barbosa ou Neon Tetra que são os MOD's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Hugo,

Claro que sei que alimentação em excesso e peixes em excesso é igual a nitratos, por isso tenho a maior atenção a isso.

Mas aquele primado da Diana Walstads dos low-tech é o que me propus atingir e não estou a conseguir equilibrar as coisas.

A minha preocupação é mais nesse sentido. Daí fazer muita atenção a tudo o que acontece. Se calhar, excessiva atenção.

Sim, faço fertilização, tem que ser depois de ter experimentado não fazer e não deu certo.

De 15 em 15 dias, depois da tpa, 1 tampa de Excel e meia tampa de Trópica.

Mas estou a reduzir estas quantidades porque verifiquei que nos primeiros dias as paredes do aqua ficam com manchas e as plantas flutuantes crescem desalmadamente.

Talvez dentro de um mês passe a fertilizar semanalmente com menor quantidades.

Como sabes, o objectivo é fertilizar o mínimo, tenho é que chegar ao ponto de equilibrio e para já é por tentativa e erro....

 

@Helder

Agradeço os comentários.

Para dizer a verdade, este layout, não é tanto o escolhido, mas sim o possível. O que eu gosto nem sempre foi possível manter, por ex. há plantas que não se dão nestas condições. Depois de uma aspiradela ao fundo lá se vai o enfeite, porque se desenterram (não tenho substrato, só areão). Por outro lado é porreiro, porque posso estar sempre a plantar e replantar. E as bótias remexem tudo....Tenho plantas há mais de um ano que não saem do sítio, nem se conseguem ver, mas estão lá.

 

Fauna:

Tenho 10 corys, 6 bótias palhaço, 3 platty, 2 Molly, 1 L270, 15 neons, 4 guppy

e aindaaaaaaaaaa......

Resmas de bebés de Platty e de Molly. Para já ainda se aguentam, mas não sei o que lhes fazer....

Os guppy consegui controlar. Coloquei as fêmeas noutro aquário e esperei que parissem tudo o que tinham a parir. Dei a maior parte dos peixes para uma escola. Mas ainda tenho 3 fêmeas adultas e umas quantas pequenitas. Guppy não quero mais. São muito bonitos, mas enervam-me com o frenesim em que vivem.

Quanto aos outros, não queria acabar com estas espécies, porque os platty têm uma cor vermelha muito viva e contrastam com o verde das plantas e as Molly são um peixinho super simpático, laborioso, útil, que enchem o aquário de vida e movimento. Mas também queria que não se multiplicassem desta forma.....é demais.

A propósito, se souberes de pessoal que queira destas espécies, só têm de vir buscar.

 

@Actilus

Dependendo das condições de ingresso, uma vez que sou da zona do Porto, porque não fazer parte desse Clube?

Podes enviar condições? Vou enviar-te MP como sugeriu o Hugo.

 

Cumprimentos a todos, majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EXCELENTE!!!

 

Bem, adorei estas imagens do teu aqua, eu tb sou novato comprei o meu aqua a um utilizador deste forum em Outubro, mas pelo que tenho lido não vou ter muito sucesso com as plantas, pois o aqua apenas tem uma calha com uma lampada, mesmo assim logo colocarei umas fotos para receber algumas criticas e quem sabe elogios.

Com esse plantado tens necessidade de usar co2 ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EXCELENTE!!!

 

Bem, adorei estas imagens do teu aqua, eu tb sou novato comprei o meu aqua a um utilizador deste forum em Outubro, mas pelo que tenho lido não vou ter muito sucesso com as plantas, pois o aqua apenas tem uma calha com uma lampada, mesmo assim logo colocarei umas fotos para receber algumas criticas e quem sabe elogios.

Com esse plantado tens necessidade de usar co2 ?

 

Olá, boas,

Ainda bem que gostaste, fico contente! Ao dispôr para o que precisares.

Tanto quanto sei, tecnicamente o meu aquário é mais um aquário com plantas, do que um plantado que tem que ter substracto fértil e eu só tenho areão. (penso que seja assim)

Não, não tenho CO2. A ideia é «less is more» e tentar manter as coisas da forma mais natural possível e, já agora, da melhor maneira possível.

Cumprimentos, majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá majo, esse aquário está espetacular, para quem ia desistir conseguiste dar a volta e de que maneira.

 

Menos stress, mais usufruto, é o segredo.

 

Os meus parabéns e continua no bom caminho.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto sei, tecnicamente o meu aquário é mais um aquário com plantas, do que um plantado que tem que ter substracto fértil e eu só tenho areão. (penso que seja assim)

isso é o que pessoal aqui diz para distinguir estilos, mas não tem valor técnico. Na verdade um aquario com plantas é um aquário plantado em todo o seu sentido. o que poderás falar são aquários mais especificos, o tipo jardim (aquário holandes) ou tipo natureza (aquário japonês).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.