Ajuda escolher espécies


Pedro_

Recommended Posts

Olá!

 

Pretendo iniciar-me na aquariofilia de água salgada com um micro aquário:

- Tamanho: 18x18x18

- Iluminação 1W High Power LED (HPLED) + Moonlight

- Volume ~5.5L

- Filtração: interna, 200L/h dividido em 3 partes (esponja, cerâmica e carvão activo)

(sitedo aquário em causa)

 

Pondo isto e sabendo que é efectivamente muito pequeno, peixes estão fora de questão e nem era a ideia base para este aquário, mas sim um ou outro coral, de preferência LPS no entanto teria que reúnir algumas condições:

- Pequeno e que não cresça muito;

- De fáceis cuidados, tanto em termos de requisitos para viver bem como em termos de técnicas (visto ser novato na aquariofilia de água salgada).

 

 

Estive a ver o site liveaquaria.com e reparei que há uma secção de Corais para Nanos (penso que seriam o ideal até porque segundo os requisitos eram para Begginer's) deixo a lista e espero opiniões:

- Caulastrea furcata

- Duncanopsammia axifuga

- Blastomussa wellsi

- etc...

 

a dúvida seria mesmo onde as arranjar...

 

 

Será que me podem dar uma ajuda?

 

Desde já obrigado.

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

Bem sei que referes uma preferência por LPS, mas com um volume tão reduzido vais ter dificuldades em manter estável a qualidade da água. Animais com exoesqueleto calcificado vão complicar-te ainda mais essa tarefa e exigir muita atenção ao valor da alcalinidade e teores de Ca e Mg, tanto mais que as espécies que pretendes têm um crescimento relativamente rápido.

Já consideraste um povoamento constituído (pelo menos numa fase inicial) por corais moles, do tipo Actinodiscus, Zoanthus, Palythoa, Xenia, etc?

O nº de Janeiro 2011 da revista Aquarium Fish International traz um artigo justamente sobre este tema, terias provavelmente interesse em consultá-lo.

Deixa-me só fazer uns comentários sobre o teu setup. Não aconselharia esponja e cerâmica como materiais de filtração. Se utilizasses alguma rocha daquela muito aberta e muito porosa, do tipo antigos esqueletos de coral erodidos (de modo a que não te roubasse muito volume), juntamente com um dos pequenos escumadores hang-on, matavas de uma só vez os proverbiais coelhos :) .

Quanto à iluminação, não tenho qualquer experiência com leds ...

Mas a questão da impossibilidade de manter peixes nesse volume não está nada provada. Há p.ex. espécies perfeitamente adequadas de nano-góbios dos géneros Trimma ou Eviota e eu, pessoalmente, não resistiria a um Discordipinna griessingeri :) ...

Abraço, bom ano, desejo-te o maior sucesso com esse projecto.

João

Humour is an asset. Spend it, you can’t go broke :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

Bem sei que referes uma preferência por LPS, mas com um volume tão reduzido vais ter dificuldades em manter estável a qualidade da água. Animais com exoesqueleto calcificado vão complicar-te ainda mais essa tarefa e exigir muita atenção ao valor da alcalinidade e teores de Ca e Mg, tanto mais que as espécies que pretendes têm um crescimento relativamente rápido.

Já consideraste um povoamento constituído (pelo menos numa fase inicial) por corais moles, do tipo Actinodiscus, Zoanthus, Palythoa, Xenia, etc?

O nº de Janeiro 2011 da revista Aquarium Fish International traz um artigo justamente sobre este tema, terias provavelmente interesse em consultá-lo.

Deixa-me só fazer uns comentários sobre o teu setup. Não aconselharia esponja e cerâmica como materiais de filtração. Se utilizasses alguma rocha daquela muito aberta e muito porosa, do tipo antigos esqueletos de coral erodidos (de modo a que não te roubasse muito volume), juntamente com um dos pequenos escumadores hang-on, matavas de uma só vez os proverbiais coelhos :) .

Quanto à iluminação, não tenho qualquer experiência com leds ...

Mas a questão da impossibilidade de manter peixes nesse volume não está nada provada. Há p.ex. espécies perfeitamente adequadas de nano-góbios dos géneros Trimma ou Eviota e eu, pessoalmente, não resistiria a um Discordipinna griessingeri :) ...

Abraço, bom ano, desejo-te o maior sucesso com esse projecto.

João

 

Desde já um enorme obrigado pela resposta e deveras muito elucidativa!

 

Eu, como típico novato, troquei-me todo e sim, preferia mesmo esses corais moles e se ainda por cima me dizes que são mais fáceis de manter fantástico! A questão será mesmo onde os encontrar ehehe

Será que me podias explicar melhor o que são escumadores hang-on?

 

Ok, vou então ver se troco as cerâmicas e a esponja.

 

Sinceramente desconhecia a existência de peixes tão pequenos de recife, sim esse Discordipinna griessingeri é muito bonito deve é de ser muito difícil de encontrar a venda cá em Portugal :(

 

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e preciosa ajuda!

Abraço

Pedro

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

Como vai esse projecto?

Provavelmente a esta hora já o sabes, um escumador hang-on é um daqueles que se podem colocar no exterior do aquário, eventualmente 'pendurado' (e daí o nome) no bordo do vidro de trás ou de um dos laterais. Experimenta fazer uma pesquisa com as palavras hang-on skimmer e encontras imensos modelos ... hang-on ou outros modelos exteriores permitem-te poupar espaço e retirar do aquário equipamento inestético. Não haverá muitos adequados ao tamanho do teu aquário ... não consegues mesmo arranjar espaço para uma sump(zinha :smile2: )?

Conseguiste consultar o tal artigo?

No que respeita à obtenção dos corais, não deve ser difícil, vai consultando a secção de classificados aqui no fórum, com frequência há membros a propor frags de muitas espécies. Ou então toma a iniciativa e coloca um anúncio no espaço 'procura(água salgada)'

Abraço

João

Humour is an asset. Spend it, you can’t go broke :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

Como vai esse projecto?

Provavelmente a esta hora já o sabes, um escumador hang-on é um daqueles que se podem colocar no exterior do aquário, eventualmente 'pendurado' (e daí o nome) no bordo do vidro de trás ou de um dos laterais. Experimenta fazer uma pesquisa com as palavras hang-on skimmer e encontras imensos modelos ... hang-on ou outros modelos exteriores permitem-te poupar espaço e retirar do aquário equipamento inestético. Não haverá muitos adequados ao tamanho do teu aquário ... não consegues mesmo arranjar espaço para uma sump(zinha :smile2: )?

Conseguiste consultar o tal artigo?

No que respeita à obtenção dos corais, não deve ser difícil, vai consultando a secção de classificados aqui no fórum, com frequência há membros a propor frags de muitas espécies. Ou então toma a iniciativa e coloca um anúncio no espaço 'procura(água salgada)'

Abraço

João

 

Olá João,

Neste momento ainda vai parado porque ainda não encontrei quem me vendesse alguma rocha viva e sem a rocha viva penso que não vale a pena começar. Estive a ver um Skimmer (JEBO ESCUMADOR 178) na PET4YOU por cerca de 32.50€ não sei se é caro ou barato nem a quanto ficam os portes de envio. Por outro lado não dá para fazer um Skimmer com uma bomba de ar? Quanto há Mini Sump não há mesmo espaço infelizmente.

 

Abraço

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais