TPA, baixa brusca da temperatura.


Rainho1991

Recommended Posts

Eu acho que faço o mesmo que o SRG e nunca me dei mal.

 

Nesta altura do ano procuro fazer mais tpa´s, mas menor % de agua em cada. Acabo por não notar em diferenças bruscas. Pelo menos no termometro, e os peixes continuam vivinhos e sem mostrarem diferenças de comportamento.

 

Eu acredito mais em certos utilizadores do que em outros. E normalmente acredito nos que relatam casos práticos(experiencias próprias) e não nos que têm uma quantidade enorme de posts e falam em teorias e manuais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim não vejo grande problema em meter alguma água aquecida, qualquer pessoa tem gás em casa e não cria transtorno algum, sempre me habituei a ter dois aquecedores nos aquários e não cria grande alteração se meter água fria com este método, e como tenho um aquário de água quente e outro de água fria sei perfeitamente a que temperatura a água sai da torneira, e anda em torno dos 20 graus. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que faço o mesmo que o SRG e nunca me dei mal.

Eu acredito mais em certos utilizadores do que em outros. E normalmente acredito nos que relatam casos práticos(experiencias próprias) e não nos que têm uma quantidade enorme de posts e falam em teorias e manuais.

 

Boas, segundo a tua lógica se me permites digo te que não sei porque fazes TPAs.

E digo te a razão pela qual escrevo isto, pegando num membro neste fórum que não interessa quem é, que raramente posta(ainda bem porque só diz asneiras) mas que quando posta baseia-se sempre na sua experiência pessoal como tanto aprecias, ainda no outro dia me disse de peito feito que faz TPAs de 6 em 6 meses e eu é que estava errado em faze-los sistematicamente.

Segundo ele nunca perdeu animais.

Dá que pensar não dá?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rainho, acho que a tua questao do aquecimento esta respondida. :pompomgirl:

Avalia as respostas e decide em consciencia.:sunbathing:

 

Da minha parte abandono aqui este topico.(vou tentar abandonar....)

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro estes fóruns tugas cheios de donos da razão :)

 

Mas eu aconselhei alguém a fazer o que fosse? Eu conto com a minha experiência e não com a vossa teoria, logo fio-me mais em mim do que vocês. Tendo já feito muitas tpa's sempre do mesmo modo e com os peixes a darem-me razão porque nunca me morreu nenhum por causa disto, outra coisa, é o facto do Cu dizer que na natureza a temperatura não varia, mentira, varia por estar muito mais exposta a outras condições que não a de um aqua, é óbvio que não desce tao abruptamente como numa tpa, no entanto, e tendo em conta o que já faço há muito tempo e com os resultados obtidos, posso garantir que os meus peixes não morrem disso, talvez até se tornem mais resistentes a este fenómeno que os vossos (isto obviamente é uma suposição) que estão cheios de cocózadas para eles não apanharem frio... E agora diz-me que gostas mais destes animais que eu, estou mesmo à espera disso :D

 

Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim. TOP LOL!

Não se tratam de tugas cheios de razao. nao tenho qualquer relação nacional contigo, só no BI. uma caracteristica é gostar é de inventar a roda (ao desenrasca) em algo que já foi inventado. isso já foi estudado por cientistas e está bem patente na literatura. ou foste comprovar com a tua cabeça e teorias? Se calhar não tinhas chavo para fazer uma viagem ao amazonas ou ao tanganyika e mesmo que tivesses, claramente não tens bases para estudar o que quer que seja. Deves mesmo achar que nos tropicos as temperaturas e a propria temperatura da chuva varia como se fosse em Portugal ou que os rios são como os portugueses. juizo.

 

comprova-se facilmente que as diferenças de temperaturas são perigosas para os peixes, reduzindo o seu sistema imunitário, levando a que seja facilmente infectado por bacterias ou o ictio (caso esse esteja presente no aquario), ambos os casos são comuns e isso pode levar à morte do peixe.

 

A temperatura da água é crucial para o metabolismo de qualquer peixe. Não são mamíferos!

 

apenas repito: isto vem em toda a literatura relativa a este assunto. E termino aqui. Tenho mais que fazer, ajudo quem quiser ser ajudado, tal como gosto que me ajudem quando preciso. Desde que baseado em FACTOS e não em ACHISMOS.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas repito: isto vem em toda a literatura relativa a este assunto. E termino aqui. Tenho mais que fazer, ajudo quem quiser ser ajudado, tal como gosto que me ajudem quando preciso. Desde que baseado em FACTOS e não em ACHISMOS.

 

 

:Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT:

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu não sei em que é que os teus posts contribuem...

 

Não foi minha intenção atingir ninguem, até porque quase todos deram o seu ponto de vista e relataram as suas experiências, o que fez ser um tópico interessante.

 

Agora estes off-topic´s é que não interessam a ninguem. Peço desculpa da minha parte, não irei responder a mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem tentar entrar em polemicas. tpa´s semanais de 50%

Inverno - agua tépida, mais para frio do que para o quente directamente do cano sem anti-cloro.

Verão - agua fria directamente do cano. O objectivo é mesmo tentar descer dois a 3 graus a temperatura. E pela observação visual os peixes agradecem. Gostam de se colocar mesmo debaixo da entrada de água.

 

 

 

Ps - ja agora, Juluis, não existem verdades absolutas. Fazer TPAs de 6 em 6 meses não tem nada de incorrecto. DEPENDE do tipo de aquário que estás a manter. Não se aplica a todo o tipo de aquários, mas existem aqueles que até é o mais desejável.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps - ja agora, Juluis, não existem verdades absolutas. Fazer TPAs de 6 em 6 meses não tem nada de incorrecto. DEPENDE do tipo de aquário que estás a manter. Não se aplica a todo o tipo de aquários, mas existem aqueles que até é o mais desejável.

 

 

Abraço

 

Concordo contigo PTUGA, existem possibilidades dessas, alguns ecossistemas não necessitam de tantos TPAs regulares e poderão até estabilizar de melhor forma com intervalos mais prolongados de renovação de água.

Agora, conheces muitos casos desses? E melhor, conheces muitos aquariofilistas que tenham mãos para isso?

É que a maior parte dos colegas que aqui falam e que afirmam fazerem os TPAs de longe a longe, não fazem a mínima ideia daquilo que estão a falar e a fazer, e pior é que por causa disso mesmo, têm os animais em condições improprias visto terem ecossistemas sobre-lotados de fauna e que necessitam de TPAs regulares.

Um abraço para ti e já agora um Bom Ano Novo

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente contigo. Foi só mesmo frizar que não existem verdades absolutas e mostrar apenas outra façe deste hobby, demaneira nenhuma por em causa o que disseste que, infelizmente, é muito valido. Para muita gente ainda agua + peixes = aquário :(

Já agora fazer um aquário que so necessite de trocas de água de 6 em 6 meses, não tem misterio ou dificuldade extra. Apenas tem de se ter em consideração algumas regras que tens de seguir sem falta, tanto no inicio como durante a sua vida. Cada vez mais estou convertido a este tipo de aquários. É que o tempo, pelo menos para mim, é cada vez mais um luxo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ptuga por curiosidade estas a falar de plantados apenas ou de aquários com fauna???

Deixaste-me curioso;)

 

O tempo é um luxo para ambos, mas digo te, não existe maior satisfação do que tratar dos meus meninos e ficar sentado a ver tudo direito;)

Este hobbie vale mesmo a pena:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a minha opinião acerca deste assunto.

 

Admiro quem tem todos estes cuidados nas TPAs. Li referências a microondas, aquecedores, banhos maria a garrafões, cafeteiras, etc, etc.

 

No meu caso (estou a falar de um 180L com TPAs semanais de 40% - 70 litros aprox) não vejo qualquer hipótese de adoptar uma destas metodologias para condicionar a temperatura da água que coloco.

São muitos litros e por isso montei um sistema de mangueira para tirar e repor água. Com a agravante de que a reposição vem directamente do cano que abastece o autoclismo de um dos WCs.

Na verdade nunca experimentei consequências negativas deste método, nem no Verão, nem no Inverno. O termometro reflecte uma descida da temperatura, habitualmente nos 25º, mas nunca a vi descer abaixo dos 20º (acho eu...)

De qualquer forma, alertado por este tópico, vou tentar ver esta variação mais em detalhe na próxima TPA. Mais por curiosidade que por outra coisa.

 

No meu aquário dos CRSs já tenho mais cuidados. Contudo, muito raramente aqueço a água e, quando o faço, faço-o usando esquentador na proporção de 1 para 3 e verificando 'a dedo' LOL a temperatura da água que vou colocar. Faço mudas de 30% aprox usando garrafão de 5 litros e uma mangueira de oxigénio para fazer uma reposição de água muita lenta, eliminando eventuais variações de temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius, os aquários que me refiro, são plantados considerados Low-tech. Curiosamente em casa de ferreiro espeto de pau e em minha casa mantenho um high-tech. Mas já montei 2 aquários do género em causa, que ajudo a manter (ou seja vou relembrando que de dois em dois meses é altura de limpar o filtro, ou semanalmente é necessário fertilizar), em casa de dois amigos meus.

Considero q foi provavelmente, o “maior salto” de conhecimento (a nível pessoal) do hobby nos últimos tempos e assim que o objectivo do meu próprio aquário estiver plenamente conseguido e me cansar do layout que tenho (igwami), essa será a direcção que pretendo levar a seguir. Algo menos intensivo, com menos trabalho, com menos intervenção, mas igualmente belo.

 

Plisboa, partilho da tua experiencia, apenas com a alteração de que a minha mangueira enrosca directamente na saída do chuveiro, o que me permite no inverno, aquecer um pouco a água…mas sp a olho e com o método das costas da mão para "medir" a temperatura

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje arrependo-me e aconselho todos a fazerem como tu tens!

é muito mais cómodo e melhor! Quando pinga (na altura em que retiro a mangueira...), pinga para dentro da banheira e não para uma caixa de plástico como no meu caso e ainda se pode controlar a temperatura.

Só me parece que controlar a temp não seja muito fácil pois as torneiras estarão no WC e a ponta da mangueira no aqua, né? :D

Com duas pessoas já se fará bem mas sozinho, não. Digo eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois para piorar temos sempre as mulheres (esposas ou mães) sempre prontas a reclamar da lixeira que estamos a fazer ehehehehe

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso até tenho alguma ajuda da minha filha.

Ela gosta de ajudar. Nas TPAs é ela quem muitas vezes vai abrir ou fechar um pouco a torneira, enquanto eu estou com as mãos a impedir que a pressão da água seja muita, e está sempre de olho na bicharada :D

Só não consigo que ela goste de plantas... é ao contrário de mim. Tipo: Sou ladrão para chatear o meu pai que é polícia (Raúl Solnado)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só me parece que controlar a temp não seja muito fácil pois as torneiras estarão no WC e a ponta da mangueira no aqua, né? :D

Com duas pessoas já se fará bem mas sozinho, não. Digo eu...

 

não se a banheira tiver torneira dupla, ou seja, uma torneira para encher a banheira e outra que alimenta o chuveiro. Desenrosco o chuveiro e ligo a mangueira que vai para o aquário. Dp ligo a água como se fosse encher a banheira e ajusto a temperatura. No fim é só carregar num botão que a agua passa automaticamente da torneira que debita para a banheira para a que debita para o chuveiro (neste caso o aquário).

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendido! Eu estava a pensar mal em função do que tenho. É que eu tenho de me preocupar com a pressão que a água sai, controlando-a com uma daquelas agulhetas de mangueira de jardim devido à água vir directamente do cano para a mangueira.

No teu caso consegues controlar a força da água com as torneiras. Depois é só escolher por onde ela sai, se para a banheira ou para o áqua.

 

Cheira-me que ainda me vou dar ao trabalho de seguir o teu exemplo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.