Dúvida Discus que não Cresce


hugo_pn

Recommended Posts

Viva,

 

Estou com uma dúvida, tenho um disco que não cresce nem por nada, é o mais velho de todos, e tem cerca de 10 meses cá em casa, sempre comeu, mas a comparar com os outros sempre menos, os restantes tem um crescimento normal, acho eu, o que posso tentar fazer para que ele cresça, além de mudar a água com frequência e juntar vitaminas na comida.

 

Setup

 

Ph 7,8

KH 4ª gota muda de cor

Nitritos no mínimo da escala

Nitratos mínimo da escala

Temperatura 29/30º

 

P.S- Quanto tempo demora mais ou menos a ter-se um disco adulto.

 

Obrigado a todos e Bom Ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo.

Um disco para chegar a adulto demora + - 12/18 meses.

O peixe que tens em casa a 10 meses e + 3/6 meses que já teria de idade é adulto.

Na minha experiencia com discus noto que apesar de se lhes proporcionar as mesmas condições alguns crescem mais que outros.

Em principio esse peixe nunca se tornará num bom exemplar.

Não desanimes, como nas pessoas há melhores e piores exemplares.

Um abraço.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colega...

 

O João tem razão,tenho varios discos,comprei-os pequenos,com muitas mudanças de água,alimentação muito variada,os meus discos num prazo de 10/12 meses cresceram muito.

Quando os comprei tinham cerca de 6.5 cm,hoje tem cerca de 16/18 e 20cm,pois uns desenvolvem mais depressa que outros.

 

Felicidades

 

Até mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Bom e já que se fala neste assunto, deixa-me dizer-te que a mim ainda me aconteceu melhor!

 

Comprei dois discus pequenos. Uns dias depois de os ter cá em casa reparei que um deles tinha a boca de lado, o que fazia com que o peixe tivesse alguma dificuldade em comer. Na altura foi me justificado que seriam deficiencias genéticas e que me davam outro peixe em troca. Aceitei.

 

Pois é este não tem a boca de lado, nem olhos tortos. É perfeitinho só que anão. Não cresce.

 

Resultado tenho um lindaço que cresce a olhos vistos. Um deficiente e outro anão!!

Não me culpo. Estão todos no mesmo aquário e o tratamento é igual para todos. Um cresce, tem umas cores lindissimas. O outro esta atrofiado! O da boquita torta, dá cor ao akuário!!

 

 

Enfim...

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!

 

 

Pois é verdade , por isso é que existem pessoas com 2 metros e outras com metro e meio. Numa viagem a Singapura em 1993 conheci atraves de um criador de Discus da Malasia uma equipa de uma Universidade em Singapura , que defendeu uma tese de douturamento em Discus. A mesma equipa chegou á conclusão que os Discus Adultos libertam uma enzima que impedem os pequenos de crescerem . Talvez por essa razão comecei a manter Discus todos do mesmo tamanho em aquarios separados . Na verdade e pela minha experiencia observo que os Discus quando sofrem atrasos de crescimento ,alem de se conseguir observar esse atraso pelo formato do Discu , dificilmente recuperam e chegam aos tamanhos maiores , de 18/20 cm .

Uma das formas de acabar com essa enzima dentro de água que impedem os pequenos de crescer em contacto com os grandes é ...as mudanças de água !!

Tenho e tive peixes com 10 cm a fazerem dessovas e quando pensava que os peixes poderiam ter 6 meses provavelmente já eram adultos , pois para desovar uma femea com 9 meses já o pode fazer. No caso dos machos eles continuam a crescer até aos 6 anos de idade . Agora o ideal é que os Discus tenham espaço para crescerem e se possivel terem todos tamanhos semelhantes ...mas cada peixe é um peixe !!

 

Um abraço

HUGO

 

P.S Tambem nao percebi essa dos criadores !! podes explicar :lol:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Muito obrigado a todos que responderam à minha questão, tenho de ter paciência e esperar para ver, provavelmente nunca irá sair da "cepa torta", visto que está assim há meses.

Quanto a separá-los, é-me impossível porque não tenho outro aquário para o efeito.

Tenho 6 discos num aquário de 300l, acho que não deverá ser por isso que este não cresce.

Se entendi bem algumas citações, este poderá até eventualmente acasalar?

 

Mais uma vez Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais