Diário de Bordo: Crystal Red Aqua


swoosh

Recommended Posts

Malta,

Depois de largos anos sem aquários, o "bichinho" volta outra vez. E desta vez a "culpa" é do meu irmão Bruno Barreiros que tem mantido o hobby ao longo do tempo.

 

Depois de MUITA pesquisa ao longo do fórum (que arquivo gigantesco!!!) e de outros sites, vou optar por me iniciar no fascinante MUNDO dos Red Crystal.

 

Objectivos da aventura:


     
  • #1 Reprodução de Red Crystal
  • #2 Apuramento da espécie
  • #3 Lazer / Decoração

 

Objectivos para o primeiro aqua:


     
  • #1 Manutenção a longo prazo de parâmetros ideais para os Red Crystal (pH 6.8 / gh 4-6 / kh 1-2 / Temp 25ºc / amónia, nitritos e nitratos a rondar zero)
  • #2 Reprodução dos primeiros exemplares
  • #3 Selecção das "melhores" crias que serão transferidas para outros aquários (apuramento)
  • #4 TPA's semanais de 15%

 

 

Venho partilhar o setup já decidido para este primeiro aqua e seguem-se algumas dúvidas para os quais agradecia a vossa disponibilidade.

 

 

SETUP:
- Aqua 52x26x29 sem tampa (aproximadamente 40L; aproveitamento de um aqua antigo);
- Substracto Aqua Soil (ainda por decidir a gama);
- Areão preto / basalto triturado;
- Troncos;
- Rochas / pedras achatadas;
- Filtro de cascata com esponja a proteger a entrada de água (modelo por decidir)

FLORA:
- Musgo de java
- ...

OUTRO MATERIAL NECESSÁRIO:
- Alimentação para os camarões;
- Termóstato;
- Termómetro;
- Cartolina;
- Fio de pesca;
- Kits teste dos parâmentros do aqua;
- Rede para invertebrados.

Lista em construção.

 

Algumas questões particulares em que gostaria que me ajudassem:

  • A) Qual o número ideal de camarões para começar num aqua desta litragem?
  • B) Que plantas sugerem (pouco exigentes e que não precisem de muita luz)? Tendo em conta que será um aquário sem sistema de CO2 e que não quero investir muito num sistema de iluminação potente. B2) Já agora, têm sugestões para o sistema de iluminação (relembro que não o aqua não tem tampa)? B3) Que potência?
  • C) Começar o apuramento em que grade? A ou B? (tendo consciência que o ideal seria começar numa grade altíssima, mas tendo em conta que o investimento inicial não pode ser muito elevado!)
  • D) Sugestões para o filtro? (de cascata para 40L em que será adaptada esponja na entrada da água)
  • E) Sistema de osmose inversa, vale a pena investir? Há soluções mais baratas? Quais?
  • F) Quanto tempo de ciclagem para um aquário destes?
  • G) Potência do termóstato para um aqua de 40L?

 

 

Ideias, críticas, sugestões e opiniões são mais que benvidas.

Obrigado.

 

Edit: correcção de alguns pormenores.

Editado por swoosh

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta, e eu não tenho culpa de nada :)

Boa sorte que também vou iniciar-me neste mundo dos invertebrados e espero as respostas de quem sabe.

Editado por Fábio Silva
Quote desnecessario.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A) Desde que tenhas 1 femea e 1 macho já consegues ter um bom inicio :discuss_gathering:

Se o teu desejo é começar já por grades mais exigentes e caras "5" já é um bom numero para iniciares. Tens que ter em conta as femeas serem em maior numero para rapidamente teres uma boa colonia.

 

B) Anubias, Cryptos, Fetos, Vallisnerias e outras tantas com caule que podes colocar. Luz tens agora no Ikea umas fitas de Led´s porreiras e economicas.

 

C) Acho que já consegues grades A e S a bons preços por ai. Cuidado com os envios uma vez que o tempo não ajuda de momento. E sendo também para apredizagem o número inicial n convém ser mto elevado.

 

D) Sem duvida um dos Eheim cascata são mais que suficiente para 40 lts.

 

E) Se quiseres ser um bom criador será uma boa compra, para lazer tens agua do garrafão para as TPA´s que é mto bom tambem. Durante o ciclo agua da torneira chega bem para o efeito.

 

F) Minimo 1 mês ... depende de vários factores, se vais colocar Ada como falamos, o Ada tem um ciclo longo tambem devido ao excesso de amonia que liberta, mas tudo irá depender dos testes que faças. Vai com calma sem pressas ...

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela ignorância, mas quais as grades que existem e quais as suas diferenças e para que camarões se aplica o termo grade?

 

 

Eu tenho camarões Red Cherry e a diferença que existe entre eles é Red Shrimp(Vermelho mas com falhas brancas), Super Red Shrimp( Todo vermelhinho, pode ser claro ou escuro), Sakura Srimp(todo vermelhinho com um traço branco no exo-esqueleto, pode ser claro ou escuro)

 

 

abraço e boas sorte no projecto

 

 

Edit:erros ortográficos

Editado por Daniel Miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E) Se quiseres ser um bom criador será uma boa compra, para lazer tens agua do garrafão para as TPA´s que é mto bom tambem. Durante o ciclo agua da torneira chega bem para o efeito.

 

Abraço

 

João

 

João, swoosh,

 

Gostava que me ajudassem a compreender porque é necessária osmose para ser um bom criador.

Penso que deve depender um pouco da zona da água da rede.

 

Obrigado.

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A) Desde que tenhas 1 femea e 1 macho já consegues ter um bom inicio :discuss_gathering:

Se o teu desejo é começar já por grades mais exigentes e caras "5" já é um bom numero para iniciares. Tens que ter em conta as femeas serem em maior numero para rapidamente teres uma boa colonia.

 

B) Anubias, Cryptos, Fetos, Vallisnerias e outras tantas com caule que podes colocar. Luz tens agora no Ikea umas fitas de Led´s porreiras e economicas.

 

C) Acho que já consegues grades A e S a bons preços por ai. Cuidado com os envios uma vez que o tempo não ajuda de momento. E sendo também para apredizagem o número inicial n convém ser mto elevado.

 

D) Sem duvida um dos Eheim cascata são mais que suficiente para 40 lts.

 

E) Se quiseres ser um bom criador será uma boa compra, para lazer tens agua do garrafão para as TPA´s que é mto bom tambem. Durante o ciclo agua da torneira chega bem para o efeito.

 

F) Minimo 1 mês ... depende de vários factores, se vais colocar Ada como falamos, o Ada tem um ciclo longo tambem devido ao excesso de amonia que liberta, mas tudo irá depender dos testes que faças. Vai com calma sem pressas ...

 

Abraço

 

João

 

Obrigado pela MUITO instructiva resposta.

Em relação a essas fitas LED's, estão no site? Podes enviar o link? Estive à procura mas não encontrei.

 

"Vai com calma sem pressas ... ", tranquilíssimo ;)

 

Grande abraço e mais uma vez obrigado.

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela ignorância, mas quais as grades que existem e quais as suas diferenças e para que camarões se aplica o termo grade?

 

 

Eu tenho camarões Red Cherry e a diferença que existe entre eles é Red Shrimp(Vermelho mas com falhas brancas), Super Red Shrimp( Todo vermelhinho, pode ser claro ou escuro), Sakura Srimp(todo vermelhinho com um traço branco no exo-esqueleto, pode ser claro ou escuro)

 

 

abraço e boas sorte no projecto

 

 

Edit:erros ortográficos

Boas Daniel!

 

Os camarões que te referes são Neocaridina heteropoda 'Red' e seus apuramentos.

Os camarões que tem grade de classificação é Caridina cf. cantonensis 'Crystal red' e Caridina cf. cantonensis 'Crystal black' sendo a tabela a mesma.

Os Caridina cf. cantonensis sp. black tiger tambem tem classificação.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

* A) 10 +-

* B) Anubias, cryptos, fetos e musgos B2) 2x T5 de 8w cada (custam 6€ nos chineses) B3) Pouca

* C) Grade A é o ideal para começar com apuramentos.

* D) Eheim 2213

* E) Garrafões de agua..

* F) No mínimo um mês e meio..é o que sou apologista, o aquasoil é bom para crs, mas ao inicio enquanto não fizer o ciclo de azoto completo e estiver bem maturado, não aconselho colocares lá os CRS's. Existe um método by Silane, de ciclar mais rápido...mas a meu ver deve desgastar muito o aquasoil.

* G) 50 chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou muito de acordo com o Fabio Silva. Algumas achegas:

 

* E) Garrafões de agua de 5 litros funcionam muito bem. Eu pessoalmente não uso aditivos e deixo o cloro evaporar. Para isso, não encho os garrafões à 6ª feira, que é quando em Lisboa o pessoal da Epal carrega no cloro para durar o fim de semana. Mudo 1 garrafão 2 vezes por semana, à 5ª e ao domingo.

 

* F) Sempre me dei mal com CRS em áquas ciclados sem peixes. A minha sugestão é maturar bem o aqua com peixes, retirá-los e introduzir os CRS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou muito de acordo com o Fabio Silva. Algumas achegas:

 

* E) Garrafões de agua de 5 litros funcionam muito bem. Eu pessoalmente não uso aditivos e deixo o cloro evaporar. Para isso, não encho os garrafões à 6ª feira, que é quando em Lisboa o pessoal da Epal carrega no cloro para durar o fim de semana. Mudo 1 garrafão 2 vezes por semana, à 5ª e ao domingo.

 

* F) Sempre me dei mal com CRS em áquas ciclados sem peixes. A minha sugestão é maturar bem o aqua com peixes, retirá-los e introduzir os CRS.

 

Obrigado pelas dicas.

Já tenho um inquilino prometido pelo meu irmão, para vir passar umas férias no meu aqua.

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Hugo,

 

Não sei se ainda vou a tempo para tentar ajudar alguma coisa, mas aqui vai na mesma.

 

Da minha experiência com CR's, tenho um nano de 20L e um projecto de 120L que mandei fazer para reprodução:

 

a) Comecei no meu nano de 20L com 5 CR's. Nunca mais comprei mais nenhum, os que tenho actualmente já são tudo reprodução cá em casa.

b) Musgo é do mais importante, depois tenho anúbias, valisnéria, fectos java, cladophoras, e elódeas (para controlar uma praga de algas que tive no nano).

c) Eu comecei com A's. Neste momento tenho de A's, S+ (v-type e tiger tooth), alguns SS's (não muitos), e bastantes White/Gold (são uma "degeneração" e não costumam aparecer muito em tabelas das grades, apesar de valerem algum dinheiro.

d) No nano tenho um de cascata, no de 120L tenho um externo chinoca sunsun :) Sempre com esponjas na ponta para não te sugar os recém-nascidos

e) Uso água Vitalis no nano e água Continente no de 120L

f) O de 120L demorou-me bem mais tempo que o nano. Como dou muita importância a uma boa ciclagem, o nano esteve 1 mês e meio, e o de 120L esteve mais de 2 meses.

g) no meu de 20L, dada a limitação de espaço, tenho um elite mini de 50W, no de 120L tenho um Jager de 200w

 

Vai com calma, é preciso muita paciência porque nem sempre tudo corre como gostávamos. O importante é essa paciência e não desistir.

Editado por David Cabete
Remoção de link com fins comerciais.

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais