mais um sobre lampadas


Recommended Posts

Boas pessoal, então cá vai

 

O meu aquário (60litros[40 reais] com 35cm de altura e algumas folhas de amendoeira da india que escurecem um pouco a agua) tem uma luz da Treta..oops da Tetra T8 15W white. O aquário tem 2 meses e as plantas não crescem mal mas são poucos watts, deve estar a volta dos 0,3W por litro.

Ando então a magicar numa tampa com calha na qual estava a pensar por 3 lâmpadas Osram de 12W 6400k daquelas normais economizadoras casquilho E27(estou a pensar em talvez por outra lâmpada de temperatura diferente mas com os mesmos Watts, a questão agora é, na caixa diz que são 12W que equivalem a 100W...para calcular agora os watts por litro uso que valor?

E estas luzes valerão a pena ou estou só a gastar o meu tempo?

Aceito sugestões ao estilo FMI ou será DIY :music_singguitar:

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

na caixa diz que são 12W que equivalem a 100W...para calcular agora os watts por litro uso que valor?

Essa equivalência é em relação a lâmpadas incandescentes.

 

Para aquários, a equivalência é sempre feita com lâmpadas fluorescentes. Então terás de usar 12W e não 100W.

 

Quanto a valerem a pena, só posso dizer que há vários utilizadores aqui do Fórum que as usam para iluminar diversos tipos de aquário.

Muitos deles têm sucesso quando se trata de aquários plantados...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente estou a fazer um teste caseiro com duas lâmpadas da phillips economizadoras (de tubo, E14, 8w (38w))e segundo o fabricante tem 6500 K.

 

O aquário tem 92 Lt, com 40 cm de altura e tenho plantadas valisnéria nana e o aquário vai ter anubias e outras plantas de exigência reduzida. Com CO2 caseiro e substrato.

 

Resultados?

 

Ainda muito cedo pois só tenho as lâmpadas a funcionar à cerca de uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

venho dar o meu contributo a respeito das lampadas E27.

No caso do meu aquario nano de Reds (podes encontrar o link na minha assinatura abaixo) estou a usar 2 lampadas de 11W e 6400K.

Tenho criptocorynes e musgo mas estas são plantas fáceis, por isso não 'contam' para o que se está aqui a falar.

Por outro lado, tenho alguns pés de HZ (Heteranthera Zosterifolia) que se estão a manter surpreendentemente bem.

Estão com bom aspecto e têm até ligeiro crescimento.

Contudo, devo ainda referir que coloquei bolas de fertilizante da JBL no substrato, que era inerte...

 

Quanto à altura do teu aquario, talvez 3 sejam poucas... não consegues meter mais uma lampada?

No meu caso tenho 25cm de distância desde o substrato até às lampadas.

 

Em suma, não me parece ser a melhor solução para ter um pequeno aqua plantado. Dá para manter as plantas mas... com várias limitações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquario de 60litros com 3 lampadas: 2 de 25watts e 1 de 15watts, todas a 6.000k. A tampa do aquario está toda forrada a alumino para aproveitar mais um pouco de luz.

Estou satisfeito com a iluminação e tenho o aquario com muitas plantas, quase perto de um plantado, no entanto são plantas de facil manutenção.

Tendo em conta que foi a custo zero estou muito satisfeito, no entanto é necessário trocar as lamapdas de ano a ano (9 em 9 meses)...

Estas lampadas compactas são praticamente iguais ás t8, o problema está na distribuição de luz que é muito ineficiente para um aquario.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.