lampadas de marca vs outras


Recommended Posts

boas amigos

as lâmpadas das marcas de aquariofilia são mais caras que as outras.

será que estamos a pagar só a marca(bom isso estamos certamente) ou realmente são melhores

vou dar um exemplo t5 45w da jbl = 30€ a mesma lâmpada mas da aquatlantis custa 16€ isto os melhores preços que encontrei.

eu até sou dos que acha que a qualidade deve ser paga mas acho uma diferença muito grande.

diz quem vende -" sim, são mais caras mas dão mais luz e duram muito mais tempo, sabe a diferença esta na qualidade do gas que colocam lá dentro"

e como sou daquelas pessoas que acredita que o mundo é perfeito e que ninguém diz isto porque quer vender o produto mais caro, até acredito que isso seja verdade, porque teoricamente até faz sentido, são marcas que fazem produtos especialmente para a aquariofilia, mas será mesmo?

Editado por joao paulo sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E sinceramente, não sei porque é que não compras da Osram ou da Philips que ainda devem ser mais baratas e são igualmente boas.

Só espectros mais específicos é que temos que nos virar para as lâmpadas de aquariofilia. Mas isso é mais frequente em termos de salgados...

 

Para água doce, estou farto de escrver isso aqui no Fórum; qualquer coisa entre os 5500 e os 8000 K é mais do que suficiente e é agradável à nossa vista.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

então para plantas não é mais indicado as de 4200k?

ainda não encontrei da philips ou osram t5 45w, existe?

Porque é que seriam as de 4200K? Em que é que te baseias para dizer isso?

 

Se a tua resposta for, li por aí... aconselho-te a que investigues melhor. Qualquer pessoa escreve o que lhe apetecer na net. Se vais começar com plantados, aconselho-te a fazer a triagem da informação que encontras.

Como fazer isso? Lê as respostas de quem dê provas de que sabe. Falar é fácil... fazer e mostrar que se sabe é que pode ser mais difícil.

 

Eu também não conheço lâmpadas T5 de 45W. Mas isso é normal das marcas de aquáriofilia. Têm lâmpadas muito específicas em termos de comprimento e potência, de certa forma para obrigar os consumidores a utilizar sempre os seus produtos. Podendo assim vendê-los ao preço que desejarem.

 

Consoante o comprimento das lâmpadas, trocaria os balastros e passaria a usar lâmpadas "comerciais". É questão de veres o que te fica mais barato a longo prazo, obviamente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então sendo você uma dessas pessoas com mais experiência, pode aconcelhar-me quais as lampadas que devo utilizar no meu aquario?

pode ver aqui o meu topico onde peço essa ajuda.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=169242

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá... mas tu sabes ler, ou só lês o que te interessa?

 

Hás-de me dizer onde é que eu digo que 4200 K é o melhor para as plantas.

 

Se os peixes tiverem muitos vermelhos e amarelos, e a decoração pouco dessas cores, a 4200K. Peixes azuis e esverdeados, a de 8000K. Para plantas, a de 8000K talvez te puxe mais pelos verdes.

Da próxima vez, lê as coisas com mais atenção.

 

E assim evitas colocar posts a fazer perguntas repetidas espalhados pelo Fórum.

 

Pior... não percebo porque é que nesse mesmo tópico dizes:

 

obrigado pela tua opinião

tambem me parece ser a escolha mais correcta

E depois vens para aqui fazer perguntas desse estilo...

 

Se já sabes a resposta às tuas perguntas, porque é que continuas a fazê-las?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu venho aqui para tentar obter a melhor informação para aquilo que pretendo saber, não percebo o seu azedume, eu não o obriguei a dar a sua opinião, se a quiser dar e que seja para realmente ajudar, fico-lhe agradecido.eu não ando aqui a espalhar perguntas pelo forum, criei dois tópicos em dias diferentes e só depois de ficar esclarecido no anterior, para tentar que este meu hobby tenha o melhor sucesso possível.

agora eu tenho duas questões diferentes em topicos diferentes, mas tratando-se ambos sobre lampadas é natural que se possa misturar um pouco( e foi o amigo que misturou quando neste topico disse:

estou farto de escrver isso aqui no Fórum; qualquer coisa entre os 5500 e os 8000 K é mais do que suficiente e é agradável à nossa vista.
eu neste topico não estou a falar de que espectros devo colocar, isso eu já tinha ficado esclarecido no outro topico, como você disse e bem
obrigado pela tua opinião

tambem me parece ser a escolha mais correcta

se quiser compreender isso otimo, mas o contrario por mim tudo bem.

 

a mim parece normal que quando alguem num topico diz:

O João Paulo Viegas já respondeu e bem... se queres ver o aquário e os seus habitantes com as cores reais, usa espectros entre os 4200 e 8000 Kelvin.

e noutro diz:

Para água doce, estou farto de escrver isso aqui no Fórum; qualquer coisa entre os 5500 e os 8000 K é mais do que suficiente e é agradável à nossa vista.

deixa quem não entende muito sobre o assunto um pouco confuso.

agora se realmente entrevem neste forum com o intuito de ajudar, eu parece-me que sim, então ajude-me respondendo ás minhas questões e só a elas, neste topico a diferença entre lampadas de marcas de produtos para aquariofilia e as outras. no outro topico e ai sim, quais os espectro ou os K serão as melhores escolhas para o meu aquário e para o tipo de plantas que eu tenho

obrigado e um abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...lendo um topico e lendo o outro, fico um pouco baralhado.

 

Pergunta(sem stress): Quem tem (como eu) uma calha de 45cm, num aqua de 60lt, e apenas uma lampada de 15w da marca X(não me lembro do nome). O que posso fazer? Comprar «marcas» mais baratas, ou seguir a «biblia» das marcas (caras)?

Já agora...O esqueleto da calha é da aquapor e só dá mesmo para por uma lampada. Aceito de bom agrado ideias para por mais lampadas (Dity).

 

Um Abraço a todos

 

Bruno Guerra

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pergunta(sem stress): Quem tem (como eu) uma calha de 45cm, num aqua de 60lt, e apenas uma lampada de 15w da marca X(não me lembro do nome). O que posso fazer? Comprar «marcas» mais baratas, ou seguir a «biblia» das marcas (caras)?

Já agora...O esqueleto da calha é da aquapor e só dá mesmo para por uma lampada. Aceito de bom agrado ideias para por mais lampadas (Dity).

Podes colocar no máximo, uma lâmpada de 36W PLL... isto da gama das PLL.

 

Arranjas facilmente com temperaturas de cor entre os 2700K e os 6500K da Osram/Philips.

 

Para alterares a tua calha, vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59602

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E sinceramente, não sei porque é que não compras da Osram ou da Philips que ainda devem ser mais baratas e são igualmente boas.

Só espectros mais específicos é que temos que nos virar para as lâmpadas de aquariofilia. Mas isso é mais frequente em termos de salgados...

 

Para água doce, estou farto de escrver isso aqui no Fórum; qualquer coisa entre os 5500 e os 8000 K é mais do que suficiente e é agradável à nossa vista.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Já tive vários tipos de lâmpadas, a minha experiência é esta:

  • Lâmpadas fluorescentes de uso comum baratas, de linha branca, são uma porcaria, as plantas não crescem e as algas prosperam. Além disso a luz é feia que se farta.
  • Lâmpadas fluorescentes de uso comum, de boa marca (Osram ou Philips) são boas para as plantas, mas ainda causam algas. A luz é agradável, muito branca e pura.
  • O melhor resultado que tive foi com lâmpadas específicas para aquário, combinando várias com espectros diferentes. Plantas crescem, algas controladas, aspecto impecável.

Há lâmpadas para aquário baratas que resultam muito bem, mas o tempo de vida não é o mesmo das outras. Mesmo assim acho que compensa, porque convém trocar todos os anos e não interessa assim tanto se elas duram muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

anabantidae, obrigado pela tua resposta concisa e esclarecedora

era essa a resposta que eu andava a procura, "pela minha experiência"

dizer só por dizer não significa nada, é a experiência que nos ensina e se alguém tem essa experiência e partilha é do melhor

novamente obrigado

abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Lâmpadas fluorescentes de uso comum baratas, de linha branca, são uma porcaria, as plantas não crescem e as algas prosperam. Além disso a luz é feia que se farta.

Já usei... e tive bons resultados. Podes ver aqui e aqui

 

Lâmpadas fluorescentes de uso comum, de boa marca (Osram ou Philips) são boas para as plantas, mas ainda causam algas. A luz é agradável, muito branca e pura.

Já usei... e tive bons resultados igualmente. Podes ver aqui e aqui

 

O melhor resultado que tive foi com lâmpadas específicas para aquário, combinando várias com espectros diferentes. Plantas crescem, algas controladas, aspecto impecável.

A mim as plantas cresceram sem problemas usando qualquer tipo de iluminação, inclusive as específicas para aquário... agora pensar e escrever que as lâmpadas específicas para aquário são melhores e que as algas não proliferam por causa destas... só acredita quem quer.

 

A maior causa para proliferarem as algas são descontrolos de nutrientes. Quase sempre relacionados com o CO2 e não sou eu que o digo... é o Tom Barr. Não são as lâmpadas da Osram, da Philips, da Sun-Sun ou doutra marca qualquer.

 

Quanto aos outros espectadores... são maiores e vacinados. Façam o que bem entenderem. a mim é-me igual ao litro. Se querem gastar dinheiro despropositadamente, força... quem sou eu para vos impedir.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que se pode deduzir do que diz é, seja qual for a qualidade/marca da lâmpada os resultados são sempre os mesmos isto em relação ás algas, duração e qualidade de luz/cor.

já agora parabéns pelos aquários, estão ali muitas horas e especialmente muito gosto.

abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.