Odor no aquario


Fabio_Fatal

Recommended Posts

Alguem me sabe dizer se um aquario saudavel e estabilizado tem alguma espécie de odor? começo a pensar que tenho o aquario contaminado por causa do odor... algum fungo ou coisa do genero. A amonia está a zero portanto penso que não será da materia organica. até tenho poucos peixes para a litragem.

agradeço respostas, não quero estar a fazer uma limpeza a fundo sem que seja mesmo necessario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro potente e tocas parciais. Dependendo dos peixes nas trocas deves aspirar o fundo.

Há varios motivos para a agua libertar cheiro.

Já tive esse problema muitas vezes, no meu caso era devido à alimentação (peixe congelado)depois continuou por ter um filtro muito fraco.

Em ambos os casos os parametros da agua não era muito maus.

Algas ou peixes mortos podem causar isso tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindos ao forum.

 

Existe um cheiro a "rio" que é normal em aquários "maduros" ou ciclados.

 

Agora se o cheiro é incomodativo ou fétido, algo de mal se está a passar, associado talvez a alguma manutenção irregular do aquário.

 

Uma Troca Parcial de Água (TPA) associada a uma limpeza de areão e equipamento pode resolver o problema de água com odor desagradável, mas pode não eliminar as causa.

 

Outra recomendação: existem vários tópicos por aqui no fórum sobre este assunto, utilizem a pesquisa e obterão mais respostas que podem estar relacionadas com este assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fabio_Fatal,

 

Conheço o odor ruim de aquários como consequência de maus parâmetros da água ligados a resíduos orgânicos, mas como você diz que a amônia está a zero, veja a parte interna de seu filtro, caso você não mantenha um período de limpesa do mesmo de forma saudável. Caso não seja este o problema aumente a quantidade de TPAs e faça sifonagem no areão uma vez por semana, talves resolva o problema.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que é odor a rio, o problema é que um dos meus dois peixes tem problemas na bexiga natatoria ha ja algum tempo (não deve morrer velho com certeza)e ontem começou a andar de lado. Tem dias em que melhora e outros em que piora. E ontem quando ele começou a andar de lado notei que a agua está a ganhar um cheiro a rio (que não é de hoje, mas pareceu-me mais intenso, tambem pode ser paranoia minha por ver o peixe mal). Outra coisa que me deixou preocupado é que em tempos tive cascalho de rio no aquario e pensei que poderia ter sobrevivido alguma espécie de fungo ou de cianobacteria (que podem ser toxicos e tambem poderiam ser responsaveis pelo cheiro caracteristico do rio)que agora estivesse a ganhar força e a matar o peixe. O segundo peixe que tenho no aquario está vivaço e mais que rijo, mas a minha ideia não é deixar que fique como o outro pra me preocupar depois lol

Ontem a noite deixei o aquario destapado e esta manha o cheiro não é tão intenso mas ainda se nota muito suavemente e parece que aumenta se deixar o aquario tapado e cheirar pela "tampinha" da alimentação. E o meu doentinho já consegue nadar até ao fundo do aquario (não sei se isto se pode associar ao cheiro uma vez que ele tem problemas ha muito tempo, como disse, tem dias melhores e piores).

O aquario tem dois telescopios (fala-se muito nos problemas de bexiga natatoria nesta variedade) com 5cm cada e tem entre 50 e 60 litros reais. O filtro é um interno só com esponja que faz 800L/hora. Apesar de a agua estar cristalina e de não haver residuos organicos visiveis parece que vou ter de melhorar o filtro por causa do odor... vamos lá ver se o carvão activado depois ajuda.

Obrigado pelas respostas e desculpem lá ter criado topico sem pesquisar antes mas ontem tive a net muito limitada so deu pra vir criar topico.

Fico-vos agradecido

Editado por Fabio_Fatal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.