Ajuda Betta


hermosilha

Recommended Posts

boa noite,

 

sou novo nestas andanças, desde junho que tenho um pequeno aquário ((cerca 8lts) com termoestato e filtro (cascata)), e até há cerca de três semanas tinha apenas um macho azul (lindo), posteriomente juntei três femeas (das quais duas já morreram):(

Agora tenho o macho uma fêmea e um limpa-fundos, sendo que a femea está separada do macho e do limpa-fundos. Hoje ao chagar a casa reparei que o macho se encontrava no fundo do aqua com a cabeça para baixo e o rabo para cima, após uma observação mais atenta reparei que as barbatanas parece que se estão a deteriorar e algumas partes têm um tom branco. Ele sempre foi muito activo, e ainda esta manhã não aparentava qualquer doença

- O que será que tem?

- Qual o tratamento aconselhado?

 

Agradeço desde já a vossa disponibilidade!!!!

 

PS: Não consegui tirar nenhuma foto de jeito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

quarentena sozinho , esha2000 umas pepitas de sal e termostato a uma temperatura de 28º :) se tiveres folha de amendoeira da tailandia mete...

 

decerto que melhora.. nao melhora se a infecçao tiver muito alargada... e o mais certo é morrer..

 

 

abraço e diz como correu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha os bettas sao peixes de guerra por isso n se pode por macho i femea juntos pois matam-se uns aos outros, mais os betas n precisam de filtro nenhum visto que consegem tirar o oxigenio do ar i o placosmo e muito mau de ter num aquario tao pequeno i este ataca os peixes i mais ele tem espinhos uma destas causas pode ser o porque de ele esta assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha os bettas sao peixes de guerra por isso n se pode por macho i femea juntos pois matam-se uns aos outros, mais os betas n precisam de filtro nenhum visto que consegem tirar o oxigenio do ar

 

Não podem estar com femea?? se me disseres que não podem estar com machos agora femeas??? já agora filtro é para oxigenio na agua?? não será mais para purificar a agua por meio de filtragem biologica e mecanica?

 

hermosilha se tiveres uma loja perto de casa que tenha livros da sera aqueles gratuitos tanta arranjar o "Como manter saudaveis os seu peixes ornamentais" tem um conjunto de doenças, fotos e explicação das mesmas para mais facil identificares, só depois deves aplicar tratamentos, primeiro diagnostico depois medicamentos, podes tar a correr o risco de estar a tentar tratar algo que afinal nao é, resultado peixe morto.

 

e não precisas de usar os produtos da sera como dizem no livro, será apenas uma referencia.

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tinha reparado nisso, hoje tive a fazer uma leitura mais cuidada sobre bettas e parece que o gajo avia na femea tb :P vá vá o Dr. house sempre disse um coisa certa lá no chines dele (tou a brincar ok)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites a todos.

Desde já agradeço as vossas respostas, mas tenho a informar que foram um pouco tardias (infelizmente), o betta já faleceu. Não consegui saber o que era uma vez que morreu da noite para o dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento informar-vos a todos, mas já tive mais de um mês um macho de betta com uma fêmea de betta juntos no mesmo recipiente sem que nenhum tenha saído lesado.

 

Tudo depende de vários factores como:

Agressividade do macho/fêmea

Esconderijos proporcionados para a fêmea

Tamanho do aquário

 

Agora se me disserem que há machos muito agressivos que nunca viram uma fêmea e quando se juntam ficam tão agressivos que a podem matar isso é verdade, mas se conseguirem habituar o macho a fêmea e vice versa sim podem bem coexistir no mesmo aquário, eventualmente irão fazer constantes posturas. Mas não é algo aconselhado para principiantes em Bettas.

 

Hermosilha: O teu macho estava doente e, sem fotos é complicado saber a causa, muito mesmo. No entanto sempre que tiveres alguma dúvida em relação aos teus bettas podes ir a este site: Bettaportugal.com

 

Outra coisa, num aquário de 8Lt não te aconselho a ter um limpa fundos juntamente com um casal de bettas ou mesmo 4 bettas como tinhas inicialmente, é muita população. Nesse volume no caso de aquários normais apenas colocaria um macho de betta e a fêmea quando fosse para reproduzir e, assim que já houvessem ovos no ninho de bolhas retiraria a fêmea para outro aquário.

David Roge: "mais os betas n precisam de filtro nenhum visto que consegem tirar o oxigenio do ar" Os bettas como qualquer outro peixe requerem e merecem cuidados com a água onde estão. Um filtro embora a sua finalidade não seja o fornecimento de Oxigénio pode efectivamente faze-lo, mas a sua utilidade é mesmo retirar impurezas e sujidade da água e isso, sempre que possível deve ser facultado!

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez o Roger Rabbit falou em tudo menos português e do que se conseguiu entender só disse asneiras como já seria de esperar.

É caso para dizer: ESTOU FARTO DESTE PUTO E DA ESCRITA DELE.

 

Sobre o assunto dos betas é lógico que existem factores diversos que podem levar a que o macho mate as fêmeas, mas, num aquário de 8 litros meter 3 fêmeas com 1 macho é procurar problemas, primeiro porque elas não conseguem esconderem se dele ou despista-lo, segundo porque é muita fauna para tão pouca água e terceiro ter um animal sozinho que esta de certeza super agressivo e leva-lo a de repente ver o seu espaço partilhado por tanto "rabo de saia" vai dar asneira e como é sabido o beta macho se não se identificar com a fêmea pode facilmente mata-la, muito mais se sentir o seu território sobre-lotado.

Para a reprodução de betas é aconselhável meter a fêmea a vista do macho mas inicialmente isolada, meter tudo junto dá "normalmente" asneiras...

Quanto ás barbatanas do macho, isso poderá a meu ver ser derivado por fungos, não sei se fazes TPAs, não sei se ao introduzires as fêmeas elas vinham saudáveis mas de qualquer forma meter 5 animais em 8 litros é cometer um grave erro.

Pensa o que seria de ti fechado numa despensa com mais 4 pessoas.

Também não sei como estão os parâmetros da tua água logo é complicado tentar dizer o que poderá ser ou não sem dados concretos e vir para aqui mandar bitaites sem saber o que digo não é habito meu.

O que te aconselharia seria a tirares dai a fêmea. até porque não vais reproduzir nada pois irias necessitar de outro aquário e fazer um TPA de 50% adicionado para prevenir um produto anti fungos, barbatanas apodrecidas é normalmente associado a esse problema, mas já não vamos a tempo.

Para a próxima em caso de dúvidas pergunta ao pessoal para evitares desilusões ok?

Cumprimentos

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez o Roger Rabbit falou em tudo menos português e do que se conseguiu entender só disse asneiras como já seria de esperar.

É caso para dizer: ESTOU FARTO DESTE PUTO E DA ESCRITA DELE.

 

Sobre o assunto dos betas é lógico que existem factores diversos que podem levar a que o macho mate as fêmeas, mas, num aquário de 8 litros meter 3 fêmeas com 1 macho é procurar problemas, primeiro porque elas não conseguem esconderem se dele ou despista-lo, segundo porque é muita fauna para tão pouca água e terceiro ter um animal sozinho que esta de certeza super agressivo e leva-lo a de repente ver o seu espaço partilhado por tanto "rabo de saia" vai dar asneira e como é sabido o beta macho se não se identificar com a fêmea pode facilmente mata-la, muito mais se sentir o seu território sobre-lotado.

Para a reprodução de betas é aconselhável meter a fêmea a vista do macho mas inicialmente isolada, meter tudo junto dá "normalmente" asneiras...

Quanto ás barbatanas do macho, isso poderá a meu ver ser derivado por fungos, não sei se fazes TPAs, não sei se ao introduzires as fêmeas elas vinham saudáveis mas de qualquer forma meter 5 animais em 8 litros é cometer um grave erro.

Pensa o que seria de ti fechado numa despensa com mais 4 pessoas.

Também não sei como estão os parâmetros da tua água logo é complicado tentar dizer o que poderá ser ou não sem dados concretos e vir para aqui mandar bitaites sem saber o que digo não é habito meu.

O que te aconselharia seria a tirares dai a fêmea. até porque não vais reproduzir nada pois irias necessitar de outro aquário e fazer um TPA de 50% adicionado para prevenir um produto anti fungos, barbatanas apodrecidas é normalmente associado a esse problema, mas já não vamos a tempo.

Para a próxima em caso de dúvidas pergunta ao pessoal para evitares desilusões ok?

Cumprimentos

OK, obrigado pela informação, foi um erro grave de maçarico. Editado por hermosilha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais