Reactor de Cálcio - Ajuda!


Recommended Posts

Viva minha gente.

 

Como a minha vida mudou um pouco e fiquei praticamente sem tempo, resolvi adequirir um reactor de Calcio para controlar melhor os niveis do meu Reef.

 

Andei a investigar alguns preços e a falar com algumas pessoas (Obrigado Cotter :) ) e acho que ultrapassei o bloqueio mental de ter uma botija de CO2 em casa. (também para quem já teve um bloqueio parecido em relação a uma osmose, não se pode pedir muito 8) ).

 

Estou sinceramente a pensar em construir eu o reactor. Duvido que compense comprar um novo, até porque não me parece tão complicado assim de montar. Bem menos ciência que um skimmer por exemplo... Penso eu, repito! Vou investigar melhor e depois logo decido.

 

 

Mas a principal ajuda que queria era a de saber o que contem, apenas a componente do CO2 em si. Isto porque pondero também a hipótese de comprar as peças em separado, ao invés de comprar logo o kit completo.

 

Ao que sei tem de ter:

 

- Botija, (claro está!).

- Redutor de pressão.

- Manómetro (se o Redutor não tiver).

- Valvula selenoide (porque não dispenso).

 

 

Eu julgo que é isto, falta-me aqui alguma coisa?

 

A ideia que tenho é que o redutor instala-se na botija, liga-se o tubo ao redutor e já está! (no meio do tubo entra a selenoide).

 

 

P.S.: Ao passar este bloqueio mental, passa também a principal razão por que deixei os plantados, por isso... :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao que sei tem de ter:  

- Botija, (claro está!).  

- Redutor de pressão.  

- Manómetro (se o Redutor não tiver).  

- Valvula selenoide (porque não dispenso).  

Eu julgo que é isto, falta-me aqui alguma coisa?

Presumo que os reguladores de pressão sejam o redutor a que te referes.

Depois da válvula solenóide vem o conta-bolhas.

A ideia que tenho é que o redutor instala-se na botija, liga-se o tubo ao redutor e já está!

Exacto, e manómetro. Geralmente é tudo a mesma peça.

(no meio do tubo entra a selenoide).

Correcto.

Vê o desenho de alguns dos melhores reactores no mercado.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu acho que muitas vezes chamam o manómetro de redutor. Julgo que erradamente :)

 

Acho que a função do redutor é diminuir a pressão muito elevada para uma pressão mais baixa e o manómetro apenas mede essa pressão. nunca percebi muito bem para que servem os 2 manómetros que alguns kit's apresentam. Será para medir a pressão antes do redutor e a pressão depois? :)

 

Já agora, e visto que os redutores tem uma torneira, a que pressão normalmente deixam sair o Gás? E como chegaram a esse valor?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, estamos a falar nesta peça:

 

190012.jpg

 

Que já tem os 2 manómetros( :) ???), e a válvula de dosagem.

 

Este redutor aqui, é sem a válvula de dosagem:

190011.jpg

 

 

Basicamente só preciso do primeiro, acho eu... :)

 

Mas agora olhando para esta imagem (a primeira)....

 

A torneira da Esquerda, é para regular o fluxo, mas continuo sem perceber para que serve a torneira no redutor em si (a que aparece na 2ª foto). Será que podemos definir a que pressão sai o gás? serve para isso? 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Como sabes construí o meu próprio escumador. O que parecia apenas um tubo de acrílico com uma bomba agarrada e um copo colector de espuma acabou por se revelar mais complicado e acabou por levar alguns anos até ficar um escumador melhor que a maioria daqueles que aparecem no mercado. Quando chegou a vez do reactor de Cálcio desisti de fazer eu próprio e acabei por arranjar um de marca. Estes componentes aparentemente simples acabam por ter segredos que só o tempo e a experiência acabam por revelar. O reactor de Ca em si não é uma peça cara, o que encarece é a garrafa de CO2, manômetro de pressão, válvula solenóide e controlador ou monitor de pH. Faz bem as contas antes de começares a comprar o material para fazer o reactor e no final não te esqueças do factor experiência que as marcas têm ao colocar no mercado um produto destes.

 

Passando à parte prática. O reactor de Ca pode funcionar com ou sem controlador de pH. Com controlador (ligado a uma válvula solenóide) o pH na câmara de reacção do reactor é sempre constante (pH = 6,5). Esta forma de funcionamento implica um consumo maior de CO2. Sem controlador tens de colocar um monitor de pH na câmara do reactor para avaliar diariamente qual o pH no interior da mesma, controlando manualmente o pH através de um conta bolhas de CO2 e do fluxo de água que sai do reactor. Esta segunda opção é mais económica em termos de CO2 e mais dispendiosa em termos de tempo do utilizador. Pode dispensar a válvula solenóide. Em caso de falta de electricidade a válvula solenóide fecha e não deixa passar o CO2 impedindo que o pH no reactor desça para valores extremos e perigosos.

 

Quanto ao redutor de pressão para a garrafa de CO2 este tem normalmente 2 manômetros, um para ver a pressão da garrafa e outro para ver a pressão de serviço ou aquela a que o CO2 vai sair para o reactor (aproximadamente 1 bar). Quando existem 2 torneiras uma é para controlar a pressão de serviço e outra para regular a quantidade de CO2 que sai à pressão de serviço

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás

O mistério é este um dos manómetros serve para ver qual a pressão dentro da botija de gás (para saber se ainda temos muito ou pouco gás) e o outro é para saber qual a pressão que sai para a " tubagem ai ligada", para que se possa definir uma pressão de saída, a 1ª foto tem a torneira da botija que se abre na totalidade e depois controlamos o fluxo do gás na segunda através do manómetro, na segunda temos que adicionar uma segunda torneira para controlar essa dosagem.

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Ricardo!

 

Eu sei bem que um skimmer tem o seu quê de técnica, já tentei fazer alguns e não sairam lá aquela coisa.

 

Os reactores não me parecem ter nada de extraordinário porque são todos de linhas rectas (quase todos). Contudo, como referi, vou estudar mais o assunto, antes de comprar o que quer que seja, porque nunca me preocupei muito com esse assunto do reactor de calcio.

 

 

Em relação à selenoide, eu sei da sua função, mas realmente, o que pode correr mal se a luz faltar ou para que posso querer eu fechar a entrada de CO2 no reactor? Porque o ph dentro do reactor está muito baixo e o ph na saida do mesmo é muito baixo? :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Em caso de falha eléctrica a bomba que alimenta o reactor pára e sem válvula solenóide o CO2 continua a entrar no reactor baixando o pH (para valores inferiores a 6,5). Quando a bomba retomar o seu funcionamento vai fazer sair do reactor para o aquário água com um pH muito baixo que pode ter um impacte negativo no aquário.

 

É aconselhável quando se utiliza um reactor de Ca a monitorização constante do pH do aquário, pois há uma adição contínua de água ácida (pH = 6,5) no sistema. Os oceanos são dos ambientes mais estáveis que existem no nosso planeta e os organismos que mantemos nos nossos aquários estão habituados a essa estabilidade.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois eu também andei a pensar fazer uns DIY agora que estou sem aqua, mas a verdade é que nem comecei. Comprei uma botija de CO2 de 6 kg e fiquei por aí!

 

Vou acabar por comprar os 2 (reactor de Kalk e de cálcio) de marca, mas uma coisa Vos posso dizer - O Zé contruiu os 2 aparelhos dele e ficaram excelentes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem visto Ricardo, não me estava a lembrar dessa questão. Também como disse eu não a dispenso, e já se arranjá relativamente barata. Por isso... :D

 

Agora fiquei preocupado com uma coisa:

Então o ph da água á saída do reactor tem um ph tão baixo? :lol:

 

Tinha ideia que o ph à saida do reactor seria algo em torno dos parametros ideais para um reef, só que com uma quantidade de Calcio e KH bastante elevada... :idea:

 

Será por isso que agora "andam com a mania" de fazer reactores com duas colunas? Para que em vez da água sair logo na primeira para o aqua, torne a passar por outra e torne a passar pela media de calcio para dissolver mais calcio e aumentar o ph?... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o pH à saída do reactor de cálcio ronda os 6,6. Daí muitas vezes ser necessário continuar com a kalkwasser, principalmente no Inverno em que mantemos as janelas das nossas casas fechadas.

O que acontece é que o pH do aquário vai muitas vezes para 7,9; 8,0; 8,1. Com a kalk e com bastante movimento na água ajuda a libertar o CO2 para a atmosfera.

Quanto a reactores com uma segunda câmara para aproveitar o pH baixo, só te aconselho se se tratar de um reactor que venha de origem com esse sistema. Eu tentei implementar uma segunda passagem no meu e o que obtive foi precipitação do CaCO3 que já estava dissolvido para dentro da 2ª câmara.

Querermos subir o pH rapidamente à saída do reactor vai simplesmente provocar precipitação do carbonato de cálcio dissolvido pelo reactor.

Não vejo necessidade das 2 passagens...

É natural que o pH seja um pouco mais baixo do que um aquário sem reactor, mas o KH mais alto permitirá uma maior estabilidade do pH ao longo do fotoperíodo.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... faz todo o sentido, João! :)

 

Esses valores PH, também não são assim tão problemáticos. :)

 

 

E agora uma pergunta parva: Já alguém tentou fazer um reactor de Alcalinidade? :shock::lol:8)

 

A ideia é a mesma do reactor de Calcio só que em vez de media de calcio como Carbonato de calcio, coloca-se media de alcalinidade como Bicabornato de Sódio. :roll:

 

É que o meu principal problema, pela falta de manutenção que tenho dado ao aquário, é mais a alcalinidade que o calcio... :?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

Isso é muito simples... Num reactor Nielsen em vez de pores hidróxido de cálcio pões bicarbonato de sódio e utilizas o sistema gota-a-gota (água de osmose, claro). Cuidado com as doses... não vá o KH subir demasiado e provocar desequilibrio.

O bicarbonato de sódio dissolve muito facilmente em água de osmose.

No entanto, penso que isto não é necessário, pois basta adicionar manualmente água de osmose saturada com bicarbonato de sódio directamente no aquário conforme as necessidades que vais verificando nas medições.

O impacto do bicarbonato de sódio no pH é praticamente nulo.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O BS tente a estabilizar o PH em 8.23....

Correcto Hugo, mas ao contrário de outros aditivos que são comercializados para elevar a dureza, o BS não gera subidas loucas do pH e pode ser adicionado à confiança (no que respeita ao pH).

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e fazer um "copo de reacção" e juntar o que sai do reactor, com o que sai do pinga pinga do kalk?

 

Será que a mistura pode causar algum problema, grave? Tipo precipitação do calcio, por exemplo... :shock:

 

E se em vez de kalk for apenas bicabornato de sódio? :wink:

 

 

Que vos parece?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e fazer um "copo de reacção" e juntar o que sai do reactor, com o que sai do pinga pinga do kalk?  

Será que a mistura pode causar algum problema, grave? Tipo precipitação do calcio, por exemplo...

A reacção é a precipitação imediata do CaCO3. Aliás, a saída dos 2 fluxos deve estar o mais afastada possível.
E se em vez de kalk for apenas bicabornato de sódio?

O que obtens unicamente é a elevação do KH.

Mas mais uma vez não convinha juntar os 2 fluxos.

Como eu já tinha referido, não é necessário dosear o BS gota-a-gota. É perfeitamente seguro despejar uma boa quantidade (dissolvida em água de osmose) para dentro da sump.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais