Betta macho num aquário de 18 litros


Vanessa Franco

Recommended Posts

Boas!

Tenho um aqua de 18 litros da Aquatlantis à cerca de duas semanas para o meu betta macho.

Mas o filtro é muito forte e nao dá para regular a intensidade, o que faz com que ele fique a um canto para não ficar no meio da turbulência.

O filtro já veio com o aquário, é tipo Kit.

 

É do modelo "Junior 40".

 

Posso fazer algo para nao ficar com tanta intensidade? não me apetecia gastar ja dinheiro noutro filtro :S

 

Ah e outra duvida, posso juntar uma ou duas femeas?

Ou algum peixe limpa-fundos?

 

Muito obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta mudar a direcção do jacto de agua, para ir contra uma das pareces do aqua ou mesmo para a parede de aqua acima da linha de agua, ou entao tenta colocar uma esponja bastante porosa em frente à saida do jacto (mas de modo a que nao impeça a agua de sair, apenas para a "espalhar").

 

Quanto às femeas, esqueçe, nesse espaço reduzido o macho esfarraparia as femeas, para isso precisarias de um aqua maior e com esconderijos para a femea descansar.

A nao ser que queiras fazer reprodução, mas para isso aconselho-te a ler um pouco mais sobre reproduçao de Bettas. (e mesmo assim, esse aqua é um pouco pequeno).

 

Limpa fundos ja n vejo grande incoveniente, mas convinha que o Betta fosse o ultimo a entrar no aqua nesse caso.

Editado por sHaDe
assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vanessa

Eu não sou muito experiente mas vou tentar dar o meu contributo...

Pelo que encontrei uma vez no site, alguns utilizadores adicionaram uma rede na zona de sucção do filtro e viraram-na contra o vidro. Eu nunca tive esse problema, mas se tivesse era isso que tentava.

Espero ter ajudado em alguma coisa :/

 

Quanto as femeas, pelo que ja vi e tenho lido, podes juntar. Precisas é de ter uma boa quantidade de plantas para evitar conflitos, não sei porque sinceramente.

Quanto ao limpa-fundos nao sei mesmo, mas podes colocar um comedor de algas chinês.

 

Que tenhas uma boa Aquariofilia! xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tenho um aqua de 18 litros da Aquatlantis à cerca de duas semanas para o meu betta macho.

Mas o filtro é muito forte e nao dá para regular a intensidade, o que faz com que ele fique a um canto para não ficar no meio da turbulência.

O filtro já veio com o aquário, é tipo Kit.

 

É do modelo "Junior 40".

 

Posso fazer algo para nao ficar com tanta intensidade? não me apetecia gastar ja dinheiro noutro filtro :S

 

Ah e outra duvida, posso juntar uma ou duas femeas?

Ou algum peixe limpa-fundos?

 

Muito obrigada!

 

Os outros dois companheiros já disseram quase tudo.

Sobre o filtro,podes ainda se a saída for de "flauta", podes sempre acrescentar um tubo e fazer mais uns furinhos, assim reduz um pouco o caudal.

 

Podes colocar limpa-fundos á vontade, até podes colocar um ou dois caracóis para ajudarem na limpeza.

Fêmeas podes colocar mas tens é que ter esconderijos para elas e algumas plantas, para elas se poderem esconder dele.

 

Cumprimentos e boa sorte.

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

podes tentar resolver o assunto como te disseram anteriormente. Senão, fazes como eu, tenho os meus machos em aquas iguais aos teus, mas sem filtro, apenas com o aquecedor. A única coisa que tens que fazer é mudar +/- um terço da água de 15 em 15 dias, e se vires no tempo intermédio que necessita podes aspirar o fundo com uma mangueira que há com uma bombinha(barato). Tu depois consegues controlar perfeitamente a limpeza do aqua. Posso-te dizer, que desde que tirei os filtros, os machos andam sem stress nenhum e a longevidade de vida aumentou bastante.

Quanto a companhia, eu, com cada macho, tenho um limpa fundos (corydora) e um limpa vidros (um ancistru, os pleocostumos crescem muito), e tenho um caracol, nesse corres o risco dele ficar sem corninhos.

Vê aqui o aspecto do aspirador

 

Espero ter ajudado,

 

Gaio

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que tens que fazer é mudar +/- um terço da água de 15 em 15 dias,

Gaio

 

Gaio permite-me discordar com esta parte. Quando se trata de um aquário sem filtro as trocas de água devem ser mais regulares no mínimo 1 vez por semana, o ideal seriam mesmo de 3 me 3 dias cerca de 20% da água.

No caso dos CrownTail(não sei se é o caso), é num instante que enrolam os raios se a água ficar um pouco suja.

 

Abraço

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

eu estou a falar da experiência que tenho. A regra das mudanças de água tem a ver com a limpeza e oxigenação da mesma, nos bettas , já em habitat natural, vivem em charcos, que como podes imaginar, estão bem mais sujos que o teu aquário.Estas a falar de 18 litros de água para um peixe que vem respirar à superfície e que já por si é bem mais resistente que outros peixes. Se não exagerares na quantidade de comida, podes crer que ele está na boa.Tens uma equipa de limpeza e podes aspirar o fundo se achares necessário.

Sabes que o transporte dos bettas de importação é feito em saquinhos minúsculos e eles resistem uma semana. Não quero dizer com isto que concorde mas é a realidade e nós ao comprá-los é que alimentámos isso. Podes ver também este video que te mostra o habitat e como eles são criados, diz-me das condições que o teu têm. http://www.aquanet.tv/Video/150-betta-splendens-der-glaenzende-kaempfer-der-pla-kat-in-thailand .

Como disse anteriormente, os meus, desde que removi os filtros não stressam e a longevidade dos mesmos aumentou. O enrolar das barbatanas ou deterioração, não se dá só nos Crowntail, acontece em todos e pode ser, ou dos parametros da água, ou do stress, como ocorre também em aquários filtrados, a razão mais frequente é o stress. Uma das causas é a corrente excessiva que o filtro faz e que o betta não gosta muito.

Isto é a minha opinião, e como te digo é por experiência própria.

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

eu estou a falar da experiência que tenho. A regra das mudanças de água tem a ver também com a oxigenação da mesma, nos bettas , já em habitat natural, vivem em charcos, que como podes imaginar, estão bem mais sujos que o teu aquário.Estas a falar de 18 litros de água para um peixe que vem respirar à superfície e que já por si é bem mais resistente que outros peixes. Se não exagerares na quantidade de comida, podes crer que ele está na boa.Tens uma equipa de limpeza e podes aspirar o fundo se achares necessário.

Sabes que o transporte dos bettas de importação é feito em saquinhos minúsculos e eles resistem uma semana, não quero dizer com isto que concorde mas é a realidade e nós ao comprá-los é que alimentámos isso. Podes ver também este video que te mostra o habitat e como eles são criados, diz-me das condições que o teu têm http://www.aquanet.tv/Video/150-betta-splendens-der-glaenzende-kaempfer-der-pla-kat-in-thailand .

Isto é a minha opinião, e como te digo é por experiência própria.

 

Não sei se sabes mas não existem bettas VT's, CT's , HM's , HMPK's, etc em habitat natural. o pessoal no Brasil estão actualmente a tentar alterar o nome de Betta Splendens para Betta Domesticus.

 

Eu falei em dar as condições que eles merecem e são ideias para eles. Os que vem da Tailândia (e já comprei muitos, acredita) só lá passam 7 ou 8 dias, não vivem lá para sempre.

 

Sobre o vídeo, já conhecia mas não podemos comparar com as condições deles com as nossas, porque lá o clima é completamente diferente do nosso.

 

Espero que não leves a mal estar a dizer isto tudo, respeito a tua opinião, sei que cada um tem as suas experiências e opiniões.

 

Abraço

Pedro Conceição

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas concordo com o Pedro

Pela experiencia que tenho em aquariofilia as tpa devem ser no maximo semanais correndo o risco da subida da amonia que poderia ser letal. Isto mesmo com filtro.

Em relação ao teu problema podes usar lã que sendo mais compactada diminui o caudal.

Amigo Gaio qd falaste na importaçao (nao sei se ja fizeste) realmente vem e sacos pequeninos demoram 5 dias a chegar e muitas vezes chegam em pessimo estado. A ultima importação que fiz eram 18 chegaram vivos 16 mas pensei que nenhum ia sobreviver.

Editado por bruno s
Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez olá, sim já fiz e sei como eles vem.

Eu limitei-me a falar da experiência que tenho e como mantenho os meus bettas. Não me vou repetir.

Não se esqueçam que este tópico não é para me ajudar a mim, certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez olá, sim já fiz e sei como eles vem.

Eu limitei-me a falar da experiência que tenho e como mantenho os meus bettas. Não me vou repetir.

Não se esqueçam que este tópico não é para me ajudar a mim, certo.

 

Desculpem, não sei como repeti o post e não sei como apaga-lo.

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais