Carlos Esteves Publicado Janeiro 12, 2005 Publicado Janeiro 12, 2005 Á cerca de 2meses comprei dois discus jovens (4cm), um em tons de azul e outro laranja, no inicio o laranja andava sempre a lutar com o azul, mas nada de especial, á cerca de 15 dias a situação inverteu-se. No entanto desta vez o laranja refugiou-se a um canto, esta quase sempre escuro, mas não dei muita importancia pois continuava a comer. Durante uns dias descurei o aquario por motivos profissionais , e so ontem reparei que o laranja estava complentamente negro, esqueletico em relação ao azul que quase duplicou de tamanho, e não come. Como não tenho outro aquario, fiz uma divisão improvisada e separei-os deilhe de comer larvas vermelhas com vitaminas, não comeu muito mas debicou. Hoje quando cheguei a casa estava pousado no fundo, quase não se mexe. E quando o faz esbarrasse contra as plantas. Estou deseperado não sei o que fazer, não tenho experiencia em discus, mas queria evitar ao máximo que o peixe morresse. Não sei se este é o melhor local para este post, pois não sei se se trata de doença, ou apenas uma reação á luta com o azul. Agradeço desde já a vossa ajuda. o discu 'doente' o discu azul Um abarço Carlos Esteves[/img] Fotos do meu Lagohttp://picasaweb.google.pt/108825601209336...feat=directlink
five pra one Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 ola carlos isso nuca me aconteceu mas ja tive duscus bastante mal assim como esse acho que se ele esta a piorar e n come numa ultima tentativa tenta arranjar uma ceringa pequenina e tenta alimentalo com comida liquida se possivel ediciona a comida flagil ou algo para hexamitas pois esse bicho tem mm aspecto de quem esta com parasitas intestinais ha e ja agora reparei pela foto que esse teu discu tem os olhgos grandes demais para o tamanha o que significa que ele n cresceu o que devia e por esta altura fazelo voltar a crescer(ou pelomenos e o que dizem) mas uma coisas e serta ele nunca vai chegar aos 18 ou 20 cm de um discu adulto.toma cuidado com isso quando comprares peixes pequenos boas sorte com isso abraços
nunomiguel Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 Sem dúvida: doença ou doenças! Esses peixes estão duma maneira que nem sei bem o que dizer... :D Quando os discus começam a ficar escuros é sinal para preocupação. Sendo assim já deverias ter agido à mais tempo. Quando o peixe começa a ficar "enfraquecido" abrem-se as portas para "n" tipos de problemas. O ideal é separar os discos. Não tens aquário mas acho que devias providenciar um. Faz um tratamento de com Flagyl, 1 comprimido para 40lt de água renovando diariamente 50% da água e colocando de novo medicamento. Eleva a temperatura para os 33/34º. Coloca água limpa e não água dessa aquário. Quando começarem a comer coloca Flagyl na comida (faz uma pesquisa pelo fórum). (Isto pensando apenas que estás só perante problemas com parasitas intestinais. Podem ser mais coisas...). Não é garantido que se safem mas acho que não perdes nada em tentar. Não desanimes. Aprendemos com os nossos erros. Cumprimentos, Nuno
Antonio Leite Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 Já viste os parametros da agua? Não será amonia a mais. Faz uma TPA de pelos menos 30% e observa. Antes de medicar.
Carlos Esteves Publicado: Janeiro 13, 2005 Autor Publicado: Janeiro 13, 2005 Obrigado pala ajuda, mas o disco ja morreu , o outro disco penso que esta bem, sempre comeu normalmente, esta muito maior do que o que morreu e quando vieram eram do mesmo tamanho, como podem ver na foto abaixo. O que morreu era o laranja. os discus 15 dias depois de terem chegado Os parametros da agua são: PH 7 KH 3 NO2 0,05 NH4 0,25 PO4 0,25 Temp. 28,5 (controlo digital varia entre 28,3 e 28,5). Sera necessario alterar algo? ou fazer algum tratamento ao discu que resta? Estou a pensar compar outro discu para fazer companhia a este, mas tenho receio que este o ataque como fez ao laranja. Foto actual do discu Muito obrigado pelo apoio, um abraço Carlos Esteves Fotos do meu Lagohttp://picasaweb.google.pt/108825601209336...feat=directlink
nunomiguel Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Estou a pensar compar outro discu para fazer companhia a este, mas tenho receio que este o ataque como fez ao laranja. Deves comprar. Não convém ter discus sozinhos no aquário. São peixes de cardume e como tal devem ter sempre companhia. "Os ataques" são perfeitamente normais por isso não te preocupes muito com isso. Serve para eles saberem "quem" manda no aquário, é uma questão de hierarquia. Se já so resta esse eu optava por fazer trocas de água regulares e aumentar a temperatura. Coloca acima nos 30º ou acima... Não te deves esquecer de fazer a quarentena aos discus. Podes introduzir doenças no aquário. Sendo assim deves arranjar um aquário mais pequeno para quarentenas e/ou tratamentos. Cumprimentos, Nuno
Duarte Publicado: Janeiro 16, 2005 Publicado: Janeiro 16, 2005 Tenho pena por ti, pois os meus discos (4) morreram todos com isso, aqui no fórum tinham-me dito que era costias, parasitas,etc... eu punha sempre 1 comprimido de flagyl na água por 2/3 semanas e as fezes não eram brancas, mas sim vermelhas/castanhas. Por isso tentei com pranzinquantel, verifiquei algum melhoramento, mas reparei que um disco tinha um pó dourado no corpo (oodinium) decidi por umas gotitas de protozin da aquapor, e aqui no fórum disseram-se que era costia pra eu pôr protozin, eu deixei o prazinquantel e os discos morreram! Fui estúpido, pois o prazinquantel tava a dar resultado, os peixes já tinha mais cores, já comiam, etc.... Os olhos do seu peixes estavam enevoados, não é? tal e aqul como estavam os dos meus, e tb estavam todos pretos como o seu, o prazinquantel podia ter sido uma boa opção. Mas, mais vale prevenir que remediar e quando adquirir mais discos é: 5L de mudnaça todos dias! Cumps Duarte Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
Recommended Posts