AJUDA URGENTE Discu doente


Recommended Posts

Á cerca de 2meses comprei dois discus jovens (4cm), um em tons de azul e outro laranja, no inicio o laranja andava sempre a lutar com o azul, mas nada de especial, á cerca de 15 dias a situação inverteu-se. No entanto desta vez o laranja refugiou-se a um canto, esta quase sempre escuro, mas não dei muita importancia pois continuava a comer.

Durante uns dias descurei o aquario por motivos profissionais :roll: , e so ontem reparei que o laranja estava complentamente negro, esqueletico em relação ao azul que quase duplicou de tamanho, e não come. Como não tenho outro aquario, fiz uma divisão improvisada e separei-os deilhe de comer larvas vermelhas com vitaminas, não comeu muito mas debicou.

Hoje quando cheguei a casa estava pousado no fundo, quase não se mexe. E quando o faz esbarrasse contra as plantas. Estou deseperado não sei o que fazer, não tenho experiencia em discus, mas queria evitar ao máximo que o peixe morresse. Não sei se este é o melhor local para este post, pois não sei se se trata de doença, ou apenas uma reação á luta com o azul.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

 

o discu 'doente'

PICT0807.jpg

o discu azul

PICT0808.jpg

 

Um abarço

 

Carlos Esteves[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola carlos

 

isso nuca me aconteceu mas ja tive duscus bastante mal assim como esse

acho que se ele esta a piorar e n come numa ultima tentativa tenta arranjar uma ceringa pequenina e tenta alimentalo com comida liquida se possivel ediciona a comida flagil ou algo para hexamitas pois esse bicho tem mm aspecto de quem esta com parasitas intestinais

 

ha e ja agora reparei pela foto que esse teu discu tem os olhgos grandes demais para o tamanha o que significa que ele n cresceu o que devia e por esta altura fazelo voltar a crescer(ou pelomenos e o que dizem) mas uma coisas e serta ele nunca vai chegar aos 18 ou 20 cm de um discu adulto.toma cuidado com isso quando comprares peixes pequenos

 

boas sorte com isso

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida: doença ou doenças!

 

:lol: Esses peixes estão duma maneira que nem sei bem o que dizer... :D :roll:

 

Quando os discus começam a ficar escuros é sinal para preocupação. Sendo assim já deverias ter agido à mais tempo.

 

Quando o peixe começa a ficar "enfraquecido" abrem-se as portas para "n" tipos de problemas.

 

O ideal é separar os discos. Não tens aquário mas acho que devias providenciar um.

Faz um tratamento de com Flagyl, 1 comprimido para 40lt de água renovando diariamente 50% da água e colocando de novo medicamento. Eleva a temperatura para os 33/34º. Coloca água limpa e não água dessa aquário.

Quando começarem a comer coloca Flagyl na comida (faz uma pesquisa pelo fórum).

(Isto pensando apenas que estás só perante problemas com parasitas intestinais. Podem ser mais coisas...).

 

Não é garantido que se safem mas acho que não perdes nada em tentar.

 

Não desanimes. Aprendemos com os nossos erros. :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pala ajuda, mas o disco ja morreu :idea: ,

o outro disco penso que esta bem, sempre comeu normalmente, esta muito maior do que o que morreu e quando vieram eram do mesmo tamanho, como podem ver na foto abaixo. O que morreu era o laranja.

 

os discus 15 dias depois de terem chegado

PICT0629.jpg

 

Os parametros da agua são:

PH 7

KH 3

NO2 0,05

NH4 0,25

PO4 0,25

 

Temp. 28,5 (controlo digital varia entre 28,3 e 28,5).

Sera necessario alterar algo? ou fazer algum tratamento ao discu que resta? Estou a pensar compar outro discu para fazer companhia a este, mas tenho receio que este o ataque como fez ao laranja.

 

Foto actual do discu

PICT0809.jpgPICT0812.jpg

 

Muito obrigado pelo apoio,

 

um abraço

Carlos Esteves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar compar outro discu para fazer companhia a este, mas tenho receio que este o ataque como fez ao laranja.

Deves comprar. Não convém ter discus sozinhos no aquário. São peixes de cardume e como tal devem ter sempre companhia.

"Os ataques" são perfeitamente normais por isso não te preocupes muito com isso. Serve para eles saberem "quem" manda no aquário, é uma questão de hierarquia.

 

Se já so resta esse eu optava por fazer trocas de água regulares e aumentar a temperatura. Coloca acima nos 30º ou acima...

 

Não te deves esquecer de fazer a quarentena aos discus. Podes introduzir doenças no aquário. Sendo assim deves arranjar um aquário mais pequeno para quarentenas e/ou tratamentos.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho pena por ti, pois os meus discos (4) morreram todos com isso, aqui no fórum tinham-me dito que era costias, parasitas,etc... eu punha sempre 1 comprimido de flagyl na água por 2/3 semanas e as fezes não eram brancas, mas sim vermelhas/castanhas. Por isso tentei com pranzinquantel, verifiquei algum melhoramento, mas reparei que um disco tinha um pó dourado no corpo (oodinium) decidi por umas gotitas de protozin da aquapor, e aqui no fórum disseram-se que era costia pra eu pôr protozin, eu deixei o prazinquantel e os discos morreram! :wink: Fui estúpido, pois o prazinquantel tava a dar resultado, os peixes já tinha mais cores, já comiam, etc.... Os olhos do seu peixes estavam enevoados, não é? tal e aqul como estavam os dos meus, e tb estavam todos pretos como o seu, o prazinquantel podia ter sido uma boa opção. Mas, mais vale prevenir que remediar e quando adquirir mais discos é: 5L de mudnaça todos dias!

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais