Troca de aquário


CaptainStuck

Recommended Posts

Boas,

 

Após ler muito por este fórum quem muito me tem ajudado, encontro-me com uma dúvida que não consegui tirar, talvez por não ter procurado bem...

Então é o seguinte:

 

Tenho um aquário de 40 litros já há algum tempo, no entanto agora vou adquirir um novo de 150 litros, e posteriormente queria passar a fauna para este novo, a minha duvida é em como fazer o ciclo de azoto no novo sem adicionar lá nenhum peixe... Pensei em adicionar o bio nitrivec da sera, e juntar alguma água das TPA's do aquário de 40 litros, isto vai fazer arrancar o ciclo de azoto?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Só a água pouco ou nada vai adiantar, pois as bactérias que ajudam no ciclo fixam-se em todos os locais mas muito poucas andam livres na água.

 

Se fores utilizar o mesmo areão ajuda, se utilizares as mesmas matérias filtrantes que tens no filtro actual (penso que tenhas um) também ajuda. Para completar podes juntas as bactérias da sera e colocar comida todos os dias sim dia não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda;)

 

O areão vou utilizar algum sim, então será melhor não o lavar na troca não é? O filtro vai ser novo, visto pro aquário novo vou optar por um externo, e o que tenho é interno, talvez espremer a esponja ajude, certo? Ao espremer fico com bactérias suficientes no filtro interno pro aquário antigo continuar a funcionar?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais manter os dois aquários?

 

Sim o areão não o laves, assim como não laves as matérias filtrantes.

 

Divide as matérias filtrantes do filtro velho, metade manténs no mesmo filtro outra metade metes no novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais manter os dois aquários?

 

Vou só manter enquanto o novo não tá ciclado... depois passo tudo para o novo;)

Vou fazer então isso, dividir as matérias filtrantes do filtro...

Muito obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ser grande perito nessa matéria, penso que aquilo que ajudaria seria pôres o filtro interno a funcionar durante algum tempo no aqua novo.

Já li num tópico que poderias por o filtro interno no aqua novo (passar bactérias para o areão) e o externo no antigo (Para que se fixem bactérias no filtro.).

 

 

 

 

Espero ter ajudado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ser grande perito nessa matéria, penso que aquilo que ajudaria seria pôres o filtro interno a funcionar durante algum tempo no aqua novo.

Já li num tópico que poderias por o filtro interno no aqua novo (passar bactérias para o areão) e o externo no antigo (Para que se fixem bactérias no filtro.).

 

 

 

 

Espero ter ajudado.

 

Já tinha pensado nisso, mas onde tenho o aquário antigo, não há espaço para um filtro externo, de qualquer maneira é uma opção bastante fiável, e se conseguir irei fazer isso também :D pois a ideia seria fazer uma transição de aquário com o mínimo impacto para os peixes e com a maior rapidez...

Thks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem mas essa ultima ideia não é fiável..

 

areão, água das TPA's, matérias, etc.. sim!!

mas não tires o filtro dum aquário (1º) para outro (2º).. se kizeres e puderes, podes é colocar os dois no 1º aquário para criar bactérias.. o contrario não.. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem mas essa ultima ideia não é fiável..

 

areão, água das TPA's, matérias, etc.. sim!!

mas não tires o filtro dum aquário (1º) para outro (2º).. se kizeres e puderes, podes é colocar os dois no 1º aquário para criar bactérias.. o contrario não.. :thumbup3:

 

Obrigado pela ajuda, mas surge um problema nesta solução, é que ao colocar o filtro externo que adquiri para o 2º aquário, o caudal é demasiado elevado para o 1º aquário, tornando-o num aquaparque. lolol

se calhar vou optar só pelo areâo e água dos TPA's, parece-me o mais seguro...

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, mas vou só dar a minha opinião,

 

quando passei um 80 litros para um novo 150 litros fiz a mudança no mesmo dia, aproveitei tudo o que estava no antigo e então acrescentei água a pouco e pouco durante essa semana, até perfazer a capacidade do aquário, não perdi nada, muito pelo contrário, os habitantes ficaram muito mais saudáveis.

 

Se colocares as matérias filtrantes, sem lavar, no filtro externo e acrescentares um pouco de bactérias, para além de tudo o resto que já tens, água, areão, etc... acho que é só manteres os peixes dentro numa geleira dentro de sacos de plástico, por exemplo, enquanto fazes a mudança e depois aclimatar um pouco, desde que a água seja a mesma e a temperatura não oscile... não vejo qual é a necessidade de ciclar, depois vais acrescentando água todos os dias para eles não se ressentirem.

 

Posso estar enganada, mas os meus por lá andam todos contentes.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao estou a ver o problema.

2 aquarios e 2 filtros.

 

Passas para o novo tudo o que queres la excepto os peixes.

Areao, plantas, pedras.

 

Faz o ciclo no aquario novo e depois de feito passa para la os peixes. Mete bacterias, para ajudar o processo.

 

cps

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

obrigado a todos pela ajuda.

Já fiz a troca de aquário, ao que parece correu tudo bem.

O que fiz foi o que alguns users me aconselharam, meti o areão do antigo aquario, parte da água do antigo aquario, acrescentei com água nova, adicionei filter bio start e bio nitrivec, deixei 15 dias a ciclar, pois foi o tempo que dispus para a troca.

Neste momento parece-me que tá tudo a correr bem com a fauna, ja fiz uma TPA, e nestes primeiros tempos vou fazer TPA's menos intervaladas...

Obrigado

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.